Técnicas como pintura e aplicação de tecidos podem fazer toda a diferença
Pode ser que você esteja querendo inovar com cores diferentes ou mesmo que precise reformar aquela peça antiga porque o material está começando a estragar. Seja qual for o caso, a reforma de móveis antigos é uma solução e tanto.
Esse processo serve para dar uma nova utilidade à peça em questão ou, simplesmente, deixá-la mais moderna. A depender do que vai ser feito, serão necessários materiais como tinta, pincel, lixa e até serra elétrica.
Nesse sentido, separamos algumas dicas e maneiras de reformar aquele móvel que você tem em casa da melhor maneira possível: usando a criatividade e as cores ao seu favor.
Defina o que será feito
Existem muitas possibilidades quando pensamos em reforma de móveis antigos, especialmente porque eles costumam trazer uma carga afetiva maior do que a de um móvel novo.
Uma penteadeira herdada da avó, uma mesa de jantar que está na família há algumas gerações, uma poltrona com design de décadas passadas… Seja qual for o caso, existe muita história por trás dessas peças e, para quem não quer abrir mão delas, a reforma é sempre uma excelente opção.
No entanto, é necessário primeiramente definir o que será feito. Por exemplo, uma mesa de madeira pode ganhar um novo acabamento com uma tinta de cor viva ou ser lixada e envernizada para ter a textura uniformizada. Uma escrivaninha pode ganhar um design mais moderno com espelhos ou ser coberta com pátina.
Esses são apenas alguns exemplos das tantas possibilidades daquilo que pode ser feito para dar uma cara nova e/ou garantir um melhor uso de móveis antigos. A seguir, você vai conhecer as principais técnicas usadas para fazer a reforma das suas peças.
Pintura
Uma das maneiras mais fáceis de inovar um móvel antigo é a pintura. Você pode optar por usar tinta líquida ou em spray próprias para o material que será pintado. Em peças de madeira, por exemplo, pode ser necessário lixá-las antes para garantir uma textura mais lisa e uniforme.
Pátina
A pátina nada mais é do que uma técnica de pintura que traz um acabamento envelhecido a qualquer peça, mas sem perder a beleza. Para isso você deverá pintar o móvel com uma cor mais clara e, assim que a tinta ficar seca, passar a lixa em alguns pontos, como cantos, do móvel.
Papel contact
O uso de papel contact também é uma alternativa bem legal e prática para quem deseja dar uma cara nova ao seu móvel antigo. A dica é medir o tamanho de todos os lados da peça e cortar o papel adesivo, de maneira que a aplicação possa ser feita mais facilmente com a ajuda de uma régua.
Tecido
Além do papel contact, também é possível fazer a aplicação de tecido em móveis. Para isso será preciso aplicar cola branca com um pincel em toda a superfície que será revestida e só então colocar o tecido previamente cortado. Modelos estampados e coloridos são os mais indicados para dar um efeito diferenciado.
Estêncil
Com um molde vazado e um pouco de tinta, você consegue trazer elementos totalmente novos para o seu móvel. Modelos com flores, mandalas e formas geométricas, por exemplo, farão a sua peça ganhar mais vida e beleza.
Forro
No caso de peças estofadas, como poltronas, sofás e cadeiras, a ideia da troca de forro pode ser uma alternativa bem interessante, já que garantirá maior durabilidade da peça, sem precisar abrir mão.
Puxadores
Você também consegue dar uma inovada no seu móvel antigo ao trocar os puxadores da peça. Modelos cromados, com formatos diferentes e cores variadas ajudam a fazer a diferença sem que você precise gastar com uma peça nova.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;