Saiba como promover o uso saudável do celular para os seus filhos
Mas a grande questão, atualmente, é como equilibrar o tempo e o uso de tela para as crianças. Isso porque muitos desenhos, músicas e jogos são usados como ferramentas no desenvolvimento infantil.
Assim, como temos na internet um mar de informações, é preciso saber como filtrar e monitorar esse uso para que as crianças possam manusear de forma saudável essa ferramenta. Isso vai ajudar a evitar cyberbullying, envolvimento com jogos arriscados, acesso a conteúdo ilícito e outros males a que estão expostas por não terem capacidade de fazer o filtro por si mesmas.
Limite o tempo de telas
Estabeleça horários para que as crianças usem telas, como o celular. Você poderá fazer um acordo e fracionar o tempo em um período pela manhã e à tarde, sempre priorizando as brincadeiras e as tarefas. Lembrando que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o tempo de tela ideal para cada faixa etária:
dos 2 aos 5 anos: tempo de exposição até uma hora por dia;
dos 6 aos 10 anos: entre uma a duas horas por dia;
dos 11 aos 18 anos: duas a três horas por dia.
Ajuste a segurança do celular
Um segundo fator muito importante é monitorar o que seu filho acessa no celular. Para isso, você poderá fazer alguns ajustes nos aparelhos antes de entregá-lo para os pequenos. Não importa se você usa Android ou iOS, é possível fazer isso nos dois sistemas.
Existem aplicativos de controle, que ajudam a ver o tempo de uso, rastreiam a localização, evitam acesso a sites adultos e ajudam a bloquear compras em outros aplicativos.
O próprio Google possui um aplicativo desse tipo, que funciona em praticamente todo tipo de aparelho e permite controlar o YouTube e o YouTube Kids. Uma versão é baixada no celular do responsável e outra no celular da criança. Ele também gera um relatório mensal com as atividades da conta.
Outro ajuste é bloquear páginas específicas da Web, como sites adultos que contêm violência ou redes sociais que podem ser impróprias para as crianças. Isso pode ser feito no próprio sistema do celular.
Bloqueie as compras com aplicativos específicos
Quando quiser limitar as compras das crianças, para que você não seja surpreendido com uma fatura alta no cartão de crédito, o próprio Google oferece meios para isso na Play Store. Por lá, você poderá fazer essa configuração, acionando a necessidade de autenticação para finalizar as compras. No iPhone, é possível restringir o acesso aos cartões no iTunes e na App Store.
Deixe as configurações dos apps no modo infantil
Você pode entrar nos próprios aplicativos e adaptá-los para o modo infantil, restringindo as configurações para as crianças. Um exemplo é o próprio YouTube, que permite ativar o modo restrito, impedindo que os pequenos entrem em contato com conteúdos para maiores.
Crie um modo convidado no seu celular
Se você compartilha o celular com o seu filho, uma ótima opção é criar um modo convidado no seu próprio aparelho. Assim, ele poderá ter um usuário restrito, no qual o responsável escolhe o que ele irá acessar. Dessa forma, é possível disponibilizar o celular de forma tranquila.
Dicas gerais de segurança
Outra questão muito importante é evitar a exposição inadequada das crianças nas redes sociais, com fotos nas quais ela aparece com pouca roupa, tomando banho ou fazendo dancinhas. Isso pode atrair a atenção de pessoas mal intencionadas que podem usar as fotos para propósitos ilícitos.
Converse com seus filhos e monitore o uso das redes para que eles não façam check-in confirmando a localização, pois isso pode gerar complicações. Se seu filho tiver redes sociais, o ideal é monitorar as postagens e as conversas e limitar o tempo de uso das redes — alguns aplicativos possuem essa funcionalidade.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;