Nos últimos anos, o SEO tem ganhado cada vez mais força no meio corporativo, dada a sua capacidade de atrair novos clientes e ainda fortalecer a presença digital das empresas. Entretanto, será que existe um momento certo para investir em SEO? E quais são os principais benefícios dessa prática? Descubra a resposta para essas e outras perguntas no decorrer deste artigo!
O que é o SEO?
O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que, quando aplicado corretamente, viabiliza o aparecimento do seu site nas primeiras páginas de pesquisa.
Desse modo, vamos imaginar que você possua uma empresa de “dedetização de ambientes”. Ao procurar por dedetização de ambientes no Google, você será bombardeado por uma série de empresas oferecendo esse tipo de serviço.
Logo, o objetivo do SEO é fazer com que o seu negócio fique entre os 10 primeiros resultados de busca, aumentando o tráfego do site e, consequentemente, suas chances de conseguir mais clientes.
Veja como aplicar o SEO da forma correta seguindo essas 5 etapas
Conheça sua persona
Descobrir quem é a sua persona é um passo fundamental nesse processo, afinal, através dessa definição será possível estabelecer uma linha de comunicação mais assertiva e com menos ruídos.
Aqui, recomenda-se que sejam criados alguns perfis diferentes de audiência, como o público comprador e o que irá consumir os materiais disponibilizados no seu site. Lembre-se também de criar o Brand Persona.
Site profissional
Quando o assunto é SEO, ter um site profissional é um dos pontos mais relevantes a serem considerados. Isso porque um site lento, com design poluído e nada responsivo pode interferir negativamente na experiência do usuário.
E, se o grande propósito do SEO é elevar o volume de vendas da empresa através do aumento do tráfego orgânico, nada mais justo do que oferecer uma experiência de navegação agradável logo no primeiro click.
Crie bons conteúdos
Em suma, a criação de conteúdos é o que vai fazer com que seus clientes cheguem até seu site. Assim, faça pesquisas sobre os principais temas envolvendo seu nicho de atuação e desenvolva artigos educativos.
Ferramentas como Semrush, Moz e o próprio buscador do Google podem te ajudar a ter excelentes insights e a criar textos de qualidade para seu público.
Backlinks
Basicamente, chamamos de backlinks todo apontamento feito por uma determinada página para o seu site.
Por exemplo, suponhamos que o G1 tenha mencionado o seu negócio em um dos seus conteúdos. Logo, o Google entende que a sua página tem relevância e é confiável, posicionando-a melhor nos resultados de busca.
Contudo, opte por adquirir poucos backlinks, mas de qualidade, do que muitos backlinks sem nenhuma relevância.
Perfil relevante nas plataformas sociais
Por fim, aumentar o engajamento das suas redes sociais é uma excelente forma de investir em SEO, embora muitas pessoas não trabalhem esse aspecto com seriedade.
No caso, esse engajamento pode ser lido como sinal social, abrangendo aspectos como:
Facebook: Numero de curtidas e compartilhamentos, além da quantidade de comentários nas postagens
Twitter: Menções e retweets
Instagram: numero de seguidores, comentários, curtidas e quantidade de impressões
YouTube: Número de visualizações, curtidas e também de comentários.
Quando investir em SEO?
Levando em consideração todos os benefícios provenientes dessa prática, o ideal é que se invista em SEO o quanto antes. Entretanto, para que esse procedimento traga resultados satisfatórios, é preciso estar atento a alguns aspectos importantes.
Veja que o Google possui uma série de métricas para avaliar a qualidade de um site. Dessa forma, não adianta contratar um profissional de SEO se a sua página não conta com algumas otimizações básicas.
Além disso, o SEO não traz resultados imediatos. Ou seja, caso os objetivos estabelecidos pela sua empresa precisam ser alcançados em um curto período de tempo, talvez essa não seja a melhor opção.
De forma resumida, veja a seguir em quais situações não vale a pena investir em SEO:
Quando a empresa não possui um site responsivo e otimizado seguindo as orientações do Google;
Se a sua intenção é obter resultados em um curto período de tempo;
Quando o produto ou serviço prestado ainda não foi devidamente validado.
Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário!
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;