O marketing sempre foi extremamente importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor em que atua. Mas, com todo o avanço da tecnologia, pode-se entender a relevância do marketing digital nos dias de hoje.
De uma forma resumida, o Marketing digital é a aplicação de estratégias e técnicas de marketing em plataformas digitais, com o objetivo de promover produtos, serviços ou marcas, e essas estratégias podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de cada empresa e seu público-alvo.
Enfim, o marketing digital não só tem um papel fundamental na promoção da marca como na hora de atrair e fidelizar clientes, o que, por sua vez, ajuda a aumentar as vendas e a receita.
Porque investir em marketing digital
Como foi dito, estamos em plena era digital, dessa forma, quem não possui presença na internet é como se não existisse. Mas, os motivos não param por aí, são muitos, porém, as principais razões para investir em marketing digital incluem:
1. Consolidação de sua Marca
O marketing ajuda a consolidar sua marca, produtos e serviços. Lembrando que é bem mais fácil atrair novos clientes e fidelizá-los quando a marca é conhecida. a
2. Geração de Leads
O marketing digital não só ajuda a gerar leads para o seu negócio como a alcançar novos públicos e atraí-los para seus produtos e serviços.
3. Aumento das Vendas
Um marketing digital bem trabalhado ajuda a impulsionar as vendas, criando um maior interesse em seus produtos e serviços e fazendo com que mais pessoas se tornem clientes.
4. Fidelização de Clientes
E, claro, o marketing digital é importante não apenas para atrair novos clientes, mas também para manter os já existentes, através das muitas possibilidades e estratégias bem trabalhadas.
5. Melhoria da Reputação
Outro motivo para investir em marketing digital é pelo fato dele ajudar a melhorar a reputação da sua empresa, passando uma imagem confiável e respeitável no mercado.
Principais tendências de marketing digital
Com o avanço constante da tecnologia, o marketing e suas ferramentas estão sempre mudando ou se adaptando às novas mídias e necessidades. De acordo com Jorge Moreno, especialista em SEO, existem algumas tendências atualmente, dentre elas podemos destacar as seguintes:
1- Marketing de Conteúdo
A criação de conteúdo relevante e de qualidade já estava sendo vista como uma das principais estratégias de marketing, e a tendência é que continue em alta. O objetivo é atrair e engajar o público-alvo por meio de conteúdo informativo e educativo que gere valor para o usuário.
2- Marketing em vídeo
Pesquisas comprovam que os usuários têm preferência pelo consumo de conteúdos no formato de vídeo. Não é à toa que as redes sociais estão voltando a atenção para a criação de ferramentas e efeitos para a criação de vídeos. Por fim, vale saber que mais da metade de investimento publicitário realizado no Brasil vem sendo em conteúdos em formatos de vídeo.
3- Marketing de Influência
Com o aumento do uso das redes sociais, o marketing de influência tornou-se uma das principais tendências de marketing. Mas, enquanto anteriormente as empresas investem em grandes influenciadores digitais para promover seus produtos ou serviços para seu público, a tendência agora são os micro influenciadores, aproveitando a identificação do público com pessoas mais reais ou comuns.
4- Marketing de podcast
Ao contrário do que muitos esperavam, os podcasts caíram nas graças dos usuários, se tornando uma das principais tendências em marketing.
O podcast é uma ferramenta fácil de ser consumida, já que o usuário pode apenas escutar, por isso, funciona muito bem em ações que não exigem que o usuário mantenha muita concentração, como deve acontecer em outros canais. E o melhor é que não é preciso investir muito para produzir esse tipo de conteúdo.
5. TikTok
Considerado por muitos um verdadeiro fenômeno, o TikTok explodiu e parece que chegou para mudar a forma como os conteúdos em vídeo são criados. Desde 2021 ele vem sendo o aplicativo mais baixado em todo o mundo. Tudo indica que vai continuar reinando por algum tempo, por isso, essa rede social está incluída entre as principais tendências de marketing digital para os próximos meses.
6- Personalização
As empresas estão investindo cada vez mais em personalização para oferecer uma experiência de compra mais relevante e personalizada para o consumidor. Isso inclui desde a personalização de e-mails até a recomendação de produtos personalizados com base no comportamento de compra do usuário.
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