O marketplace é um formato de vendas que vem sendo cada vez mais usado ou buscado dentro de qualquer segmentação de mercado. Tendo uma tradução para mercado, o marketplace pode ser comparado com um shopping virtual.
Isso porque, neste espaço, há mais de uma loja vendendo o mesmo produto, com condições divergentes como valores, formatos de entrega e até mesmo qualidade dependendo do que é vendido.
Podendo conquistar consumidores que não apenas já compram placas de muros pré fabricados neste formato como também aqueles que estão em fase de pesquisa, o marketplace pode contribuir para que uma empresa conheça mais do mercado virtual.
Uma vez que também se torna uma oportunidade para que a marca seja expandida e ofereça maiores lucros como retornos positivos ao negócio, dando uma estabilidade para que se tenha um crescimento mesmo em períodos de crise.
Por isso, compreender desde os marketplaces mais utilizados e as formas de se vender é um meio para que a marca decida se deve ou não investir neste modelo de estratégia. Do mesmo ponto que a compreensão de pontos considerados negativos também é importante.
Conhecer as técnicas da internet é fundamental para que uma marca possa se destacar dentro do segmento de sapata de aço, por exemplo, e ter como resultados índices cada vez maiores em relação aos anteriores.
Quais são os marketplaces com maiores vendas?
Compreender quais são os marketplaces que oferecem um maior número de vendas é fundamental para empreendimentos que desejam começar por esta área, e alguns canais que podem ser apontados são:
Mercado Livre;
Amazon;
Shopee;
OLX.
Sendo um dos formatos de marketplace mais utilizado pelos consumidores como também pelos lojistas, o Mercado Livre é uma forma de vendas que pode ser realizada tanto no site como também no aplicativo.
Isso faz com que a atração por ambas as partes ocorra de uma forma mais assertiva devido às opções e, por isso, buscar conhecer a plataforma oferece uma base mais sólida de vendas.
Outro modelo que também oferece opções de vendas desde equipamentos para espelhamento veicular como outros produtos é a Amazon. Ganhando popularidade pelas ofertas e pelas múltiplas opções de produtos, este marketplace é um dos mais procurados.
Assim como a Shopee, que utiliza períodos sazonais do mercado como uma forma de atrair os clientes e oferecer cupons de desconto tanto nos produtos como até mesmo no frete da entrega, incluindo a agilidade para que chegue na casa do consumidor.
Para produtos que já foram utilizados e estão sendo vendidos novamente, um dos marketplaces mais procurados é o OLX.
Com o foco em oferecer um menor preço, este modelo também é um dos formatos que até mesmo indivíduos podem vender para outros, uma vez que a plataforma é conhecida por ser um marketplace com itens de segunda mão.
Mesmo tendo focos diferentes, o marketplace apresenta um ponto em comum: a importância do feedback do consumidor.
Visto que com a sua avaliação, torna-se possível que outros também descubram o produto e com isso aumente as vendas da empresa. Uma ação que oferece resultados ainda melhores quando se compreende como realizar a venda nestes canais.
Como vender no marketplace?
Se um empreendimento decide vender um anel de vedação para alta pressão no marketplace, um dos primeiros passos que devem ser dados é ter um bom conhecimento de como funcionam as vendas pela internet.
Esse conhecimento no e-commerce contribui para outras ações futuras que o negócio terá que realizar, desde documentações, logística, pagamento e o entendimento de percentuais que a plataforma possui sobre o produto.
Com uma boa compreensão, torna-se provável que o negócio tenha maiores vendas e se transforme na referência, oferecendo a oportunidade futura de que com o aprendizado a marca possa ter sua própria loja virtual.
Posteriormente ao conhecimento, chega a etapa da qual é preciso escolher o marketplace mais adequado para o produto que é vendido. Esse ponto é essencial para que a companhia possa ter uma venda.
Uma vez que ao escolher uma plataforma onde o piso paviflex branco não é um dos pontos fortes, a chance de que o produto seja vendido é mais baixa.
Por isso, quanto maior for o conhecimento de qual plataforma se enquadra com os produtos, melhores se transformam os retornos de crescimento do nome da marca dentro do seu mercado.
Dentro de alguns marketplaces, a necessidade de documentos para cadastro e configurações mais importantes são fundamentais para que as vendas ocorram de forma legítima para ambos os lados.
Embora alguns marketplaces essa ação não seja tão necessária ou até mesmo obrigatória, uma empresa que vende com uma documentação contribui para que sua imagem dentro do mercado seja positiva por demonstrar uma regularidade.
Especialmente, quando se trata de questões de logísticas, onde até mesmo a transportadora que irá realizar o serviço de entrega de cobertura de policarbonato para corredor exige que algumas documentações sejam fundamentais para utilizar os serviços.
O próximo passo para começar a vender é realizar o cadastro do produto. Fotos, descrições e até mesmo vídeos são formas de fazer com que a atenção do usuário seja captada com uma maior facilidade.
Visto que quanto maior for a descrição e mais detalhada em pontos que possam surgir dúvidas na hora da busca, melhores são os índices de retorno do negócio e a melhora da sua reputação dentro da marca.
Observar outras lojas que atuam dentro do mesmo marketplace oferece uma oportunidade de conhecer o comportamento do cliente, e até mesmo moldar melhor as estratégias para que se tenha um destaque no nicho.
Tendo em vista que essa plataforma é constituída com concorrência constante, a busca conhecer quais são outros exemplos de marketplace oferece uma oportunidade mais ampla de saber como atuar nas plataformas de modo assertivo.
Exemplos de marketplace
Como uma forma de oferecer uma compreensão maior, os exemplos de marketplace oferecem uma contribuição ainda mais aprofundada para que um fabricante de equipamento de aplicação de película automotiva saiba onde anunciar.
Uma das plataformas que é utilizada para vender produtos de segunda mão é o Enjoei. Tendo o mesmo propósito de plataformas como OLX, essa também permite que o indivíduo tenha uma oferta dos seus produtos e serviços.
Do mesmo modo que outros marketplaces ligados a plataforma de busca ou até mesmo as redes sociais também são modelos que servem de exemplo para serem utilizados.
Existem pontos negativos no marketplace?
Mesmo o marketplace oferecendo bons pontos positivos para que uma clínica de preenchimento labial masculino, por exemplo, possa vender determinados produtos virtualmente, ainda é possível ter fatores sem vantagens ao negócio.
Um deles que pode afetar é a margem de comissão que a plataforma tem sobre uma venda, que gera um resultado divergente no caixa do que se é esperado pelo empreendimento, visto que em alguns casos pode-se ter uma taxa de 20%.
Outro ponto que gera uma desvantagem da dependência do marketplace é a falta de oportunidade de fazer com que a imagem da marca cresça no mercado, especialmente aqueles empreendimentos que almejam este resultado.
Mesmo que se tenha uma conquista de público, o padrão de layout e até mesmo do nome do negócio dentro do marketplace pode gerar uma insatisfação por parte do consumidor e com isso, não oferecer uma grande presença visual do negócio.
Outra desvantagem é que alguns marketplaces oferecem uma burocracia em suas configurações que podem afastar o lojista, uma vez que determinados documentos mesmo não estão presentes em mãos para os que estão começando ou são de pequeno porte.
Por isso, é imprescindível que não se tenha uma dependência totalitária do marketplace para que não gere um ponto fraco ao negócio, mas, sim, uma forma de conquistar conhecimento para que sua atuação vá evoluindo conforme vendem virtualmente.
Considerações finais
O marketplace é uma opção de vendas virtuais que são buscadas por muitos empreendimentos que desejam conhecer essa opção, porém, também apresenta desvantagens para quem busca propagar a marca no mercado.
Por isso, conhecer os modelos que são exemplos e as plataformas disponíveis contribuem para que a estratégia seja positiva ao empreendimento ou até mesmo o indivíduo que busca vender seus itens de segunda mão em locais específicos.
Afinal, com o marketplace, a oportunidade de se ter uma notoriedade do cliente é possível diante a uma boa estratégia que faça com que se tenha destaque em meio aos outros produtos que são similares mas podem conter preços e condições especiais da loja.
Com essas informações, é possível que o negócio tenha uma boa venda além de ganhar a possibilidade de futuramente ter seu próprio site ou então, conquistar o consumidor ao ponto da busca levar diretamente a sua página no marketplace.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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