Estratégia Crossmedia: tenha mais engajamento e resultados

Estratégia Crossmedia: tenha mais engajamento e resultados

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Crossmedia é o processo que estrutura a mesma narrativa entre variados tipos de canais, adaptando-se aos aspectos e particularidades que cada um tem. É, em poucas palavras, o mesmo conteúdo em diversas linguagens, sendo algo muito eficaz se for bem usado.

Divulgar a marca em um só canal de mídia é coerente, pois, em teoria, deve reduzir os custos e ainda alcançar mais diretamente o público alvo esperado. E a empresa que faz limpeza de radiador automotivo, deve de fato usar apenas um canal se for o melhor.

Se a empresa tem um produto que é consumido apenas por jovens entre 18 e 25 anos, usar as redes sociais acaba se tornando uma opção muito inteligente com possibilidades altas de dar certo, por exemplo, visto que esse é o lugar certo para o produto dessa empresa.

Por outro lado, se o foco da empresa é atingir um número grande de pessoas dentro de uma demografia mais extensa, então é necessário expandir os canais da campanha de marketing. O que acaba sendo muito importante se o produto suportar outros públicos.

Uma empresa que vende persiana horizontal para cozinha, por exemplo, pode refletir e perceber que ao anunciar nas redes sociais ela atinge um volume de clientes com uma certa idade, mas que pode atingir outros clientes também que usam os blogs, por exemplo.

É neste momento que entra a ideia de crossmedia. O uso é direcionado para fazer a mesma campanha de marketing por meio de diversos canais de mídia diferentes, com o objetivo de se aproximar do maior volume de possíveis clientes.

É claro que isso vai exigir da empresa um maior planejamento, já que mesmo mostrando a mesma mensagem de marketing, o formato necessita ser muito diferente, com um rosto todo voltado especificamente para o canal de mídia que foi escolhido.

Um negócio que trabalha com o auxílio jurídico para quem vai tirar laudo cautelar automotivo, por exemplo, ao optar por um crossmedia deve contratar profissionais que possam dar um rosto totalmente adaptado a uma mesma narrativa para vários canais.

Mais do que isso, os custos são bem maiores, algo que faz com que diversas marcas acabem optando por não usar o marketing nesse nível de profundidade. As empresas que não podem pagar por esse nível de captação de clientes, usam apenas um ou dois canais.

Sabe-se que não existe nenhuma dificuldade, se uma empresa que trabalha com o serviço de valet terceirizado utilizar apenas um canal de mídia para atingir o seu público-alvo. O mais importante é que esses canais estejam dando resultado para as empresas.

Conceito de crossmedia

As campanhas de marketing em diferentes canais são chamadas de crossmedia, principalmente pelos profissionais que atuam com esse tipo de comunicação. 

O termo técnico vem sendo cada vez mais utilizado hoje em dia, mostrando que existe uma grande tendência de comunicação que vai estar bem mais presente daqui a alguns anos.

Porém, a crossmedia não é qualquer modelo de campanha de publicidade, ela tem aspectos totalmente próprios e uma execução diferente do que acontece normalmente com os projetos. 

Trata-se de uma estratégia utilizada para a comunicação, mas muitas agências ainda desconhecem totalmente sobre esse recurso, mostrando várias dúvidas a respeito.

Uma ação dessa maneira faz com que a campanha fique presente em muitas plataformas, não só em um único canal de divulgação, mas em vários deles.

Como funciona o crossmedia

Esse termo, de maneira literal, quer dizer o cruzamento de mídias, que é exatamente o que essa estratégia faz. Sendo assim, uma campanha crossmedia usa muitos canais de comunicação, que envolvem desde canais impressos, até TV e rádio e os meios virtuais.

No entanto, não é por causa de uma ação que está presente em diversos meios de comunicação que ela é um tipo de crossmedia. 

Para se adequar a esse tipo de campanha, além de juntar vários veículos, a ação ainda deve contar uma mesma história, ou seja, é um mesmo anúncio para todos os canais, tanto em redes sociais, televisão, revista e assim por diante.

Essa estratégia vai trabalhar de modo mais complementar, onde cada meio completa o outro de forma que se construa uma mensagem única, não só de comunicar a mesma coisa ao público-alvo.

Sendo assim, no cross media não é só transmitir um anúncio em diversos canais, mas sim algo que estimule o acesso a outro canal de comunicação, para que assim o público consiga entender a campanha por completo e se conectar com ela.

Motivos para investir em crossmedia

É importante que, antes de sair por aí alimentando as redes utilizando o processo de crossmedia, a empresa deve compreender as vantagens de usar essa estratégia na comunicação da marca.

Atinge públicos variados

Não é nenhuma inovação que cada rede tem o seu público fiel, por exemplo, o Linkedin que tem uma quantidade de pessoas mais conectadas ao meio corporativo, enquanto o TikTok que tende a chamar os mais jovens. 

Portanto, o Crossmedia vai trazer a oportunidade de levar a marca para além de uma única rede e alcançar diferentes públicos.

Ajuda para o brand awareness

Estar em redes variadas, além de alcançar públicos distintos, também auxilia para aprimorar a consciência das pessoas com relação à marca. Não importa de qual ramo seja, até uma empresa que vende cancela de portaria pode ter essa vantagem.

Faz com que a empresa seja visível

Há usuários que estão em uma única rede, assim como tem aqueles que estão em todas as plataformas. O crossmedia vai possibilitar que a empresa seja vista, diversas vezes, por pessoas diferentes ou até pela mesma pessoa em lugares distintos. 

Os benefícios dessa estratégia

Diante de várias opções, com maneiras diferentes de retratar o mesmo conteúdo, o cliente pode selecionar por meio de qual mídia ele deseja se informar. Isso reforça o valor de diversificar as ações de marketing em canais alternativos.

O crossmedia também ajuda diretamente para melhorar a consciência da empresa, ou seja, a forma como o público vê o negócio.

Outro benefício é fazer com que o produto ou serviço não saia da cabeça do cliente, já que vai estar presente em diversos canais de mídias que ele pode acessar.

Como colocar o crossmedia em prática

Em uma empresa que vende válvula borboleta com atuador o mesmo conteúdo sobre o produto, por exemplo, pode ser colocado no blog da empresa, no canal do YouTube e até no Instagram.

Mas para que a estratégia de crossmedia funcione bem, não basta colocar o mesmo assunto em mídias variadas. É necessário estimular o público a se nutrir e interagir com todas essas narrativas nos variados meios de forma complementar. Portanto, é necessário:

  • Definir um objetivo a ser alcançado com a estratégia;

  • Planejar o modo como ela vai ser implementada;

  • Levar em conta o público-alvo e a persona;

  • Ter a garantia do engajamento do consumidor.

Esses são os passos que uma empresa que faz perfuração em laje de concreto deve seguir, caso deseje usar o crossmedia em suas estratégias.

Alguns exemplos de crossmedia

Existem inúmeros exemplos de campanhas de crossmedia que tiveram grande sucesso no mundo. É possível que comerciais de marcas de refrigerante ou de bebidas alcóolicas venham à mente, porque é comum que publicitários desses produtos usem crossmedia.

Porém, os mais comuns são relacionados a filmes, jogos e séries, que constantemente são divulgados dessa forma.

Para o lançamento do filme Batman Begins, foi realizada uma ação crossmedia de divulgação, fazendo o uso de vários canais de comunicação, e inclusive um site feito pela produtora do filme.

A ideia da campanha era fazer com que alguns espectadores e convidados participassem de um tipo de jogo, onde se juntavam em um local e tinham informações que levavam até salas de cinemas, as quais mostravam o trailer do filme pela primeiríssima vez.

Essa campanha foi largamente premiada, sendo uma grande referência como exemplos de sucesso para quem queria trabalhar com o crossmedia.

Considerações finais

Por fim, no decorrer de todo esse processo, deve-se levar em consideração o engajamento como o maior indicador de sucesso, além da conversão em si. É o que um negócio que faz a construção de banheiro de apartamento planejado deve analisar nas campanhas.

Para isso, ter espaços para modificações de última hora, de acordo com a forma como os consumidores reagem à campanha, pode até ser uma ótima forma de fazer dar certo. 

Também é importante que se fique de olho nas métricas e relatórios no decorrer da execução, para se ter a certeza de que está funcionando, com as metas que já foram alcançadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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