As mídias sociais são plataformas usadas dentro e fora da internet por pessoas e empresas que precisam se conectar e compartilhar interesses e valores.
Dentre as mais populares estão o Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube e se tornaram necessárias em qualquer estratégia de marketing digital.
Elas estão simplesmente transformando a comunidade, tanto é que 1/3 da população mundial está presente nesses aplicativos, o que significa cerca de 3 bilhões de usuários ativos todos os meses.
São usuários com perfis online que trocam mensagens, fazem comentários e compartilham conteúdos todos os dias. Tudo o que eles precisam é de uma conexão com a internet para alcançar uns aos outros.
As personas de um negócio podem estar em diferentes mídias sociais ao mesmo tempo, e é papel da empresa encontrá-las. Mais do que se conectar com o público, a organização consegue até mesmo melhorar seu atendimento ao cliente.
Mas, para aproveitar todos os benefícios dessas plataformas, é necessário saber um pouco mais sobre elas, antes de começar a usá-las.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mídias sociais e as vantagens de integrá-las ao planejamento de marketing.
Entenda o conceito de mídias sociais
Mídias sociais são canais digitais que possibilitam o relacionamento e o compartilhamento de conteúdos entre os usuários, mas para que sejam consideradas como esse tipo de plataforma, precisam reunir algumas características.
Elas devem promover a interação entre os usuários, permitir o compartilhamento e a divulgação de conteúdos de maneira descentralizada, além de incentivar a participação colaborativa.
Além das redes sociais, um fabricante de embalagem plástica para doces pode usar outros formatos de mídias sociais, como os microblogs, wikis e fóruns.
Mas, é importante dizer que embora as mídias sociais sejam muito semelhantes às redes sociais, elas possuem algumas diferenças.
Em primeiro lugar, mídia social é um tema abrangente, pois engloba todos os canais e ferramentas que usamos para compartilhar mensagens e conteúdos.
As redes sociais, por sua vez, são totalmente focadas no relacionamento entre as pessoas e não se focam tanto na divulgação de conteúdos. Contudo, a maioria dos sites fazem as duas coisas.
O Facebook, por exemplo, promove o relacionamento entre as pessoas, por isso, é considerada uma rede social, mas também pode ser vista como mídia social, uma vez que oferece espaço para o compartilhamento de conteúdos, algo valioso para as empresas.
Existem diferentes tipos de mídias sociais, e dentre as mais usadas pelo público, tanto empresa quanto pessoas são:
Microblogs;
Redes sociais;
Redes sociais de conteúdos;
Blogs.
Um exemplo de microblog é o Twitter, onde o usuário pode usar até 280 caracteres para compartilhar seus pensamentos, ideias e assim por diante.
As redes sociais de conteúdo são totalmente focadas no compartilhamento de informações, podendo ser de diversos formatos, como imagens, vídeos, textos e outros, a exemplo do YouTube e do Pinterest.
As redes sociais usadas por uma clínica de inseminação artificial e fertilização in vitro são aquelas mais conhecidas na internet e que continuam em alta, como no caso do Facebook e do Instagram.
O blog, por sua vez, já é um velho conhecido e que continua sendo muito importante por conta das mudanças implementadas constantemente. Por meio dele, os usuários compartilham conteúdos sobre diversos assuntos.
Qualquer que seja o tipo de mídia social usada por seu negócio, ele vai obter diferentes vantagens, que simplesmente podem gerar muitos impactos positivos.
Vantagens das mídias sociais para as empresas
As mídias sociais são usadas pelas marcas para mostrar um pouco mais sobre sua personalidade, além de ser uma forma de se conectar com o público.
Os materiais compartilhados promovem a interação com as pessoas e fomentam a presença digital do negócio. Essas plataformas trazem muitos benefícios para as empresas, e dentre os que mais se destacam estão:
Aumento da conscientização da marca
Um dos maiores benefícios para uma clínica de harmonização facial papada é o aumento da conscientização de sua marca.
Existem bilhões de usuários no Facebook, Instagram e outras plataformas, portanto, cada uma delas representa uma oportunidade de alcançar pessoas, e muitas nunca ouviram falar sobre o seu negócio.
Usá-las é uma maneira de preencher lacunas, se expor a um novo público e fazer com que a sua marca seja conhecida por muitos potenciais clientes.
Constrói o capital da marca
Empreendedores e gestores sabem que é muito difícil transformar um cliente em potencial, pois depois que eles descobrem uma empresa, ainda demoram um tempo para comprar.
A companhia precisa conquistar a confiança dessas pessoas, e uma forma de fazer isso é demonstrar o valor que ela entrega.
Isso é possível por meio de publicações em blogs e outros recursos de entretenimento que ajudam a construir o capital entre clientes em potencial.
As redes sociais facilitam esse processo para uma empresa de lavagem de tapetes residenciais porque ela pode compartilhar conteúdo livre e valioso, e com isso ganhar a confiança das pessoas ao longo do tempo.
Marca a lembrança dos clientes
As mídias sociais funcionam 24 horas por dia, o que permite ao negócio se manter conectado com os clientes o tempo todo.
As pessoas são bombardeadas por informações de diferentes tipos, incluindo anúncios e mensagens publicitárias, e isso torna mais difícil marcar a lembrança dos consumidores.
Mas, por meio das redes sociais, é possível se destacar, inclusive quando os usuários não estão interessados em comprar nada.
Melhora a reputação da empresa
Os usuários costumam falar sobre as marcas nas redes sociais, independentemente de estarem ativas nessas plataformas.
É do interesse de um estúdio de micropigmentação sobrancelha homem usar ferramentas de monitoramento para saber o que as pessoas estão falando sobre ele.
Com isso, pode interagir com os usuários, responder comentários e dúvidas e até mesmo contornar uma situação desfavorável.
Comunicação aberta
A parte social das redes sociais é extremamente importante, mesmo porque elas oferecem uma via de mão dupla para a comunicação. Ao invés de simplesmente compartilhar uma mensagem, a empresa pode conversar com as pessoas.
O Instagram, o Facebook e tantas outras plataformas oferecem recursos novos constantemente, inclusive, eles ajudam a melhorar o atendimento ao cliente, e tudo isso expande as possibilidades de comunicação.
Comunicação rápida
Em muitos casos, a velocidade das redes sociais favorece os negócios. Por exemplo, se a empresa está lidando com um grande problema de atendimento ao cliente, pode conversar com os consumidores por meio de um chat em tempo real.
Uma empresa terceirizada de recepcionista, por exemplo, consegue oferecer suporte por telefone e e-mail, além de usar as redes sociais como apoio.
Publicidade direcionada
As mídias sociais são plataformas que oferecem muita informação para os usuários, mas todas as mensagens são transmitidas de maneira segmentada e selecionada, o que ajuda a aprofundar o relacionamento com o público.
No caso do Facebook, é possível selecionar usuários, considerando os seus interesses e outros critérios relevantes.
É a melhor forma de impactar o tipo certo de cliente, agilizando as vendas e adaptando suas mensagens às necessidades dessas pessoas.
Aumenta as vendas
As redes sociais se mostram uma ferramenta eficiente para as equipes de vendas, tanto é que 64% dos vendedores atuantes no mercado já confirmaram ter feito, pelo menos, uma venda nessas plataformas.
Até mesmo as empresas B2B, como uma clínica de exame demissional CLT podem aproveitar esse recurso. Como auxílio do LinkedIn, consegue impactar os tomadores de decisões e se comunicar com eles.
Por outro lado, uma empresa B2C pode usar o Twitter para responder perguntas e falar rapidamente com quem está próximo de comprar.
Aumenta o engajamento dos funcionários
Uma das maiores preocupações das corporações é o engajamento dos funcionários, pois quando eles estão engajados, é sinal de que se sentem satisfeitos, o que ajuda a melhorar a taxa de retenção.
A companhia pode usar algumas ferramentas que se integram às redes sociais e ajudam a aumentar ainda mais o engajamento, tudo de maneira eficiente e fácil.
Facilidade para distribuir conteúdo
Por fim, com as mídias sociais, uma empresa de serviço de cremação de corpo consegue distribuir seus conteúdos de maneira estratégica.
Mas, é necessário ter muito cuidado e planejamento, evitando o excesso de informação, pois elas podem ser consideradas como spam.
Além disso, lembre-se de ajustar o formato da mensagem ao tipo de rede social usado, e não se esqueça de estabelecer um cronograma para manter o público engajado.
Considerações finais
Sendo assim, as mídias sociais precisam fazer parte do planejamento de marketing da sua empresa, mas como vimos elas trazem muitos benefícios para os negócios.
É o melhor caminho para construir a presença da empresa, se comunicar com o público, melhorar o atendimento ao cliente e fechar boas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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