Seu plano de marketing pessoal deve ser usado para você alcançar seus objetivos, seja na área profissional ou pessoal. Portanto, essas dicas incríveis vão te ajudar a ser referência dentro da sua área.
Se o seu objetivo é estar a frente na sua área profissional, um bom plano de marketing pessoal é o recurso perfeito. Isso vale para qualquer área de atuação, funcionários de carreira, empreendedores, empreendedores digitais e tantas outras áreas.
O que é um Plano de Marketing?
Um plano de marketing pessoal é um conjunto de estratégias que comunica ideias e objetivos relacionados a uma busca por crescimento profissional, estratégia de marketing ou uma nova meta de carreira.
Por isso, esse plano visa destacar sua personalidade, profissionalizar e o diferenciar de seus concorrentes.
Porque é importante ter um plano de marketing pessoal?
Poderia citar várias razões, no entanto vou falar algumas das principais razões para você ter um plano de marketing pessoal. Ele é útil para mostrar suas habilidades, aumenta sua produtividade e ajuda você a se organizar. Por isso vamos começar falando sobre...
O Marketing pessoal mostra suas habilidades
Em vez de ter um currículo ou portfólio simples como a maioria das pessoas, você pode reunir todos seus recursos em um único lugar. Pois assim, os outros profissionais, empresas e potenciais clientes vão conhecer seu sucesso e saber mais sobre a sua forma de trabalhar.
Maior produtividade
Uma estratégia de marketing pessoal mantém a produtividade em alta porque contém um passo a passo para você alcançar e executar suas metas profissionais e de carreira.
Portanto, chega de improvisar, com um plano de marketing pessoal você terá confiança para seguir cada etapa.
Mantém você organizado
Como você já deve ter observado, a organização é fundamental para ter sucesso profissional. Sem um plano de marketing, como você saberá o que impulsiona seu negócio ou seu crescimento pessoal?
E como saber como mostrar isso para os outros? Por isso, você deve ter um plano de marketing pessoal, pois com ele você dissolve todas as suas tensões e trabalha de forma organizada e planejada.
5 Dicas simples para fazer um plano de marketing pessoal
Acredito que você está curioso para saber como fazer um plano de marketing pessoal.
A princípio você precisa de uma identidade pessoal, resumo de seus valores e habilidades, público alvo, área de atuação, experiência e habilidades relevantes.
1 Desenvolva uma personalidade
Nem todos empreendedores conseguem desenvolver uma personalidade forte, ou melhor, não costumam dar tanta importância para isso. Mas uma personalidade forte tem o poder de atrair muito mais clientes.
Através de um plano de marketing pessoal estratégico, você pode criar e dar evidência às características de sua própria personalidade e isso tem o potencial de fazer as pessoas te amarem e odiarem.
A base para um plano de estratégia de marca inclui três fatores:
Coração: missão, visão, valores.
Mensagem: Personalidade /slogan
Identidade: Cores/logo
Ter essas três características bem definidas te ajudará a ter uma personalidade forte.
2 Identifique seu mercado alvo
Assim que definir sua personalidade, chegou o momento de entender seu mercado alvo. Mas apesar de haver confusão, o mercado é diferente do público.
Por isso podemos dizer que o mercado alvo é todo o grupo que você quer persuadir, já público alvo é um tipo específico de pessoa do mercado.
Digamos por exemplo que você quer ser o melhor vendedor do mercado, e você vende blusas rosas através do telefone e computador. Assim, seu mercado alvo seria “compradores de roupas online” e seu público alvo seriam pessoas que buscam por blusas rosas.
Fatores como, tipo de produto, localização e canais de distribuição podem ser usados para definir seu mercado alvo.
3 Encontre seu nicho
Um nicho é uma área específica dentro de um mercado mais amplo.
Para explicar melhor imagine um mercado como o de carne, enquanto um nicho desse mercado poderia ser carne vegana.
Voltando ao exemplo do tópico anterior, se você estivesse buscando por blusa rosa, você procuraria em uma loja geral ou em um loja que trabalha apenas com blusas rosas?
Ao focar em um nicho específico você tem muito mais chance de prosperar, por isso é tão importante definir um nicho.
E vai por mim, ainda existem muitos nichos de mercado inexplorados que podem ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso.
4 Saiba onde está seu público alvo
Até aqui creio que você já sabe como conhecer seu mercado alvo. Portanto, agora vamos falar sobre onde está o público alvo.
Existem 3 dicas que são bastante úteis para criar um público alvo:
1 Determine a demografia do cliente. Para isso você deve dividi-los em nível individual, e analisar características com:
Idade: seu produto é para clientes com uma idade específica? Ou seja, qual a faixa etária desses clientes.
Gênero: Seu produto é para clientes de um gênero específico?
Condição financeira: Eles tem uma condição financeira baixa, moderada ou alta renda?
Indústria: Existe um setor específico em que seu público alvo está? Qualquer profissional consome seu produto ou serviço?
Nível educacional: Saiba qual o grau de escolaridade do seu público alvo, pois isso e outras informações te ajudarão a construir um bom plano de marketing pessoal.
Família: Eles são casados ou solteiros?
Apesar desses serem os principais atributos, considere qualquer outro que te leve a conhecer seu público alvo.
2 Identifique as necessidades do seu público alvo
Como você pode ajudá-lo a resolver suas dores? Quais são elas?
Seu cliente pode pagar por seu produto?
O que os impede de comprar seu serviço?
5 Crie um plano de ação
Crie seu plano de ação marketing com estratégias de execução. Concorda comigo que agora que você entende mais sobre seu público e o seu mercado, fica mais fácil criar um plano de ação e investir em seu marketing pessoal?
Uma boa estratégia de implementação nada mais é do que técnicas consistentes usadas para alcançar um resultado. Por isso, podemos dizer que quanto mais você estruturar o seu plano, mais promissores serão os resultados.
E fazer um bom planejamento deve ser prioridade tanto para sua vida pessoal quanto para a profissional.
Então aqui vão algumas dicas de como você cria um plano de implementação de marketing:
1 Faça um levantamento dos recursos necessários. O que você precisa para criar e manter seu negócio?
2 Anote suas estratégias e objetivos de marketing.
3 Crie recursos e analise seus resultados. Isso realmente é fundamental, pois é preciso saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Essas foram algumas dicas de marketing pessoal e de negócios, espero que tenha sido útil e te ajude a atingir novos patamares.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;