Estratégia no PDV: 3 dicas para aumentar as vendas

Estratégia no PDV: 3 dicas para aumentar as vendas

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O PDV (sigla para Ponto de Venda), tem mais de um significado para o dia a dia das empresas, sendo importante porque auxilia em vários sentidos o processo de vendas das companhias.

Compreender as particularidades e as funcionalidades do ponto de venda é uma forma de obter clientes e se aproximar mais deles.

Além disso, é um espaço adequado para obter mais informações sobre o consumidor e saber quais estratégias usar para influenciar sua decisão de compra.

Apesar de as lojas virtuais crescerem continuamente, as lojas físicas continuam sendo importantes, visto que é por meio delas que o consumidor pode ter um contato de fato físico com uma marca.

Ademais, é no PDV onde os consumidores podem conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços oferecidos pessoalmente, o que faz toda a diferença na hora da venda.

Sem falar que, ao fazer uma compra pela internet, o consumidor precisa esperar o produto chegar em casa, o que não é viável para quem tem pressa.

Em vista de todos esses pormenores, neste artigo, vamos explicar o conceito de PDV, dar dicas para expandi-lo e mostrar de que forma você pode aumentar a venda por meio dos pontos de venda. Acompanhe o texto!

Afinal, o que é PDV?

Ponto de Venda ou PDV é o local físico onde o cliente entra em contato com a marca, seus produtos e serviços, sendo por essa mesma razão que ele também é chamado de Sistema de Frente de Caixa.

Quando um estabelecimento realiza algumas ações no PDV, consegue se aproximar mais dos clientes. Dentre essas ações, podemos mencionar as promoções, amostras e outras estratégias que estimulam a compra de armario arquivo para escritorio, por exemplo.

A efetividade dessas atividades depende do quanto você conhece o público que pretende atrair, atendendo à demanda dele.

Ao impactar o público-alvo certo, fica mais fácil vencer a concorrência, tornando-se um pioneiro e adequando melhor as soluções que o consumidor busca.

Atualmente, podemos dizer que o contexto de PDV é um pouco mais abrangente. Por exemplo, no caso da indústria, ele pode se referir à loja, ao distribuidor e aos locais onde estão instalados os equipamentos para amostra.

No varejo, o ponto de venda se refere ao local onde o consumidor vai para comprar um produto. Mas, quando falamos de empresas desenvolvedoras de software, o PDV é o equipamento onde as vendas são efetuadas.

Agora que você já entendeu o conceito de Ponto de Venda, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para expandi-lo.

Como expandir seu ponto de venda

Os Pontos de Vendas evoluíram muito nos últimos anos, por conta das mudanças trazidas pela tecnologia e pela própria sociedade. Até mesmo a maneira como os espaços são organizados é bem diferente.

Isso não se deve apenas aos investimentos feitos em acao de marketing promocional por parte das marcas, mas também devido a outras estratégias importantes para expandir o ponto, tais como:

Escolher uma boa localização

A localização influencia diretamente na decisão do público que vai frequentar o espaço e no modo como as pessoas vão se relacionar com a companhia.

O ideal é que seja um local de fácil acesso, com alto tráfego e movimento, para que os consumidores possam notar os produtos com mais facilidade.

Apostar no marketing sensorial

É comum que os empreendedores se preocupem apenas com o visual do PDV e se esqueçam de outros detalhes que afetam a experiência do cliente, como:

  • Tato;

  • Olfato;

  • Paladar;

  • Audição;

  • Visão.

Uma loja de computador completo que investe em ações de marketing, explora os cinco sentidos das pessoas, o que faz da visita deles ao estabelecimento um momento muito positivo.

Estabelecer a identidade da marca

O PDV precisa corresponder à identidade da marca, fazendo com que ela se diferencie de seus concorrentes e apareça para os consumidores como algo único.

A identidade deve ser facilmente reconhecida em cada aspecto do negócio, o que envolve o layout do ponto de venda, o site e o modo como as soluções são divulgadas nas redes sociais. Isso vai fazer o seu negócio se destacar em meio à concorrência.

Ter uma iluminação adequada

Devemos nos preocupar com a iluminação e a visualização do espaço e das gôndolas, bem como o som ambiente da loja, pois eles incentivam a ação dos clientes.

Um ambiente bem iluminado, que mostre os produtos com clareza e que tenha uma playlist de músicas agradável, faz toda a diferença na decisão de compra das pessoas.

Ter conhecimento do público-alvo

Qualquer estratégia dentro do PDV só vai trazer resultados se você conhecer bem quem é o seu público-alvo.

Seja na hora de colocar um banner com foto na entrada ou de mudar as prateleiras de lugar, é necessário saber como são os hábitos de consumo e o comportamento dessas pessoas.

Tenha em mãos alguns aspectos de seus clientes como idade, classe social e gênero, para assim saber o que fazer no Ponto de Venda para que o consumidor se sinta à vontade na hora de comprar.

Em linhas gerais, traga à tona a sensação de que todo o espaço da loja foi feito especialmente para aquelas pessoas.

Atentar-se aos detalhes

Preste atenção aos mínimos detalhes do espaço, como a presença de rampas, estacionamento, bebedouros e outros itens importantes para a comodidade de seus clientes.

Analise com cuidado de que modo o espaço está sendo utilizado e procure aproveitá-lo da melhor maneira possível, para criar uma atmosfera agradável e favorável às compras.

Ter uma equipe de demonstração capacitada

Seus investimentos em flyer de divulgacao e otimização de ambiente só vão valer a pena se a equipe de atendimento for bem preparada e estiver pronta para proporcionar uma experiência agradável para os consumidores.

Portanto, esteja atento na hora de contratar esses profissionais e capacite-os para um excelente trabalho de demonstração. Dessa forma, eles estarão preparados para atender e surpreender os clientes em todos os momentos.

Como fazer as vendas no PDV crescerem

Você já sabe como melhorar o seu PDV e expandi-lo, agora, está pronto para saber como aumentar as suas vendas, e é sobre isso que vamos falar neste tópico.

Toda empresa, como uma grafica de impressao digital, por mais que faça boas vendas pela internet, também precisa vender bem em seu ponto de venda. Para colocar essa ação em prática da melhor maneira, é importante investir em estratégias, como:

1.    Treinar bem a equipe

Como já dissemos, treinar bem a sua equipe para que ela aborde os clientes de forma personalizada é essencial, deixando em evidência seu conhecimento e interesse acerca de suas necessidades.

O time deve ter empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do público-alvo, ouvi-lo e atender às suas demandas de maneira adequada.

A equipe nunca deve confrontar o cliente, visto que o objetivo é entender sua demanda para assim poder otimizar todo o processo de compra.

2.    Entender os desejos do cliente

Para preparar bem a sua equipe e colocar em prática qualquer outra estratégia, é fundamental fazer como um fabricante de mobiliario urbano em sao paulo ou qualquer outro negócio e conhecer muito bem o consumidor.

Isso quer dizer coletar informações importantes, como necessidades e desafios de seu dia a dia, quando buscam soluções para os seus problemas, lojas que costumam frequentar e pontos cruciais que pesam na decisão de compra.

Dessa forma, fica mais fácil desenvolver boas estratégias para o PDV e aumentar as vendas nesse espaço.

3.    Posicionar os produtos de forma estratégica

É fundamental se atentar ao modo como os produtos são dispostos no PDV, de modo que a organização traga uma boa estética visual e que torne o espaço agradável para os clientes.

Ademais, é importante que eles tenham acesso fácil às mercadorias, portanto, cada item deve ser disponibilizado para que seja facilmente visualizado.

Não se esqueça de que a maneira como o ponto de venda é organizado traduz um pouco de sua essência. Por exemplo, se você entra em um supermercado para comprar champagne e encontra as prateleiras bem arrumadas, vai confiar mais no estabelecimento.

Por outro lado, o cliente que encontra um PDV mal organizado ou até mesmo sujo, pode se sentir desconfiado e comprar o que precisa em outro lugar.

Muito mais do que criar um layout compatível com a identidade da sua marca, é imprescindível saber organizar os produtos para a venda e manter o estabelecimento com uma atmosfera agradável para as pessoas.

Conclusão

O Ponto de Venda é o local de contato pessoal entre seu cliente e seu negócio, e por esse motivo, se o seu negócio deseja causar uma boa impressão, precisa cuidar bem do aspecto físico da sua marca.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse espaço e de que modo ele pode ser otimizado para aumentar as vendas. Com as dicas que demos aqui, certamente seu faturamento será muito melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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