Você não precisa de um computador novo para a produção de conteúdos relevantes para o seu público. Entretanto, manter sua página atualizada é fundamental para engajar melhor os leitores.
Hoje em dia, existem blogs dos mais variados segmentos, tais como:
Humor;
Estilo de vida;
Moda e beleza;
Conselhos profissionais;
Entre muitos outros.
Pensando nisso, é importante manter-se ativo no mercado para preservar sua relevância e continuar a apresentar seu conteúdo, conseguindo uma série de benefícios, inclusive a fidelidade de leitores.
Como consequência, podem ser explorados desse engajamento desde parcerias e contratos profissionais para pessoas físicas, até contato direto com o público-alvo de sua empresa.
Por ser uma plataforma muito mais amigável do que a de um site, os blogs têm sido preferência para criadores de conteúdo, permitindo a customização de um layout agradável sem que se faça necessário um técnico especialista para a montagem.
Inclusive, aqui no Brasil, os blogs começaram a surgir nos anos 1990, inicialmente como diários pessoais. Com o tempo, mais pessoas começaram a utilizar a ferramenta, dividindo na internet suas opiniões e experiências em viagens, restaurantes e produtos.
Esse tipo de página na web então começou a tornar-se referência, com um público cada vez maior indo buscar as resenhas e opiniões dos criadores sobre um determinado assunto, gerando o conceito de influência digital.
Por fim, empresas começaram a identificar o poder dos blogs e o quanto poderiam melhorar sua comunicação com essa ferramenta, criando os blogs corporativos como um apoio às ferramentas já implementadas de marketing tradicional e digital.
Tanto que até mesmo um colégio particular pode criar um blog para conseguir divulgar suas atividades, mostrar elementos importantes do ensino e engajar-se com pais de alunos para apresentar atividades e conteúdos relevantes, para conquistar mais clientes.
Essa ferramenta é uma poderosa aliada para corporações, que podem divulgar profissionais de sua empresa e torná-los referência em suas áreas de atuação, além de identificar potenciais temas para ampliar seu público-alvo.
Os benefícios de um blog ainda permitem um maior engajamento de clientes, uma vez que é possível utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca) para manter sua página sempre em alta nos buscadores.
Por que manter meu blog atualizado?
Compreender a importância de manter um blog atualizado é fundamental para melhorar seu engajamento com ele. Em primeiro lugar, é importante lembrar que quem não é visto, não é lembrado.
Isso significa que atualizações constantes são necessárias para garantir que o público continue consumindo seu conteúdo.
Nos dias atuais, é comum que usuários fidelizados sempre busquem informações em suas páginas de confiança. Entretanto, deixar de atualizar seu blog com constância e qualidade pode fazer com que seu público migre rapidamente para outra página.
Uma empresa que cria convites personalizados na internet pode utilizar seu blog para compartilhar opções gratuitas de convites, bem como vender modelos e fazer uma série de publicações de conteúdo dentro de sua linha de trabalho.
Como consequência, esse tipo de material engaja um público diferenciado, que busca as soluções para as suas dores em páginas da web.
Além disso, as atualizações permitem inserir links de outras matérias e textos publicados por você, com palavras-chave e outros elementos que contribuem para um bom ranqueamento - é o chamado link building.
Ademais, uma página que utiliza corretamente as técnicas de SEO, tem muito a se beneficiar de um engajamento orgânico real.
A taxa de rejeição, ou bounce rate, é um dos principais elementos de análise para se compreender em um blog. Essa métrica verifica quantas pessoas entram em um link de seu blog e vão embora sem consumir outros conteúdos.
Se você mantém uma boa frequência de atualizações em sua página, é bem provável que consiga se engajar melhor com o público, garantindo que as pessoas consumirão mais de seu conteúdo, diminuindo sua taxa de rejeição.
Quanto menor for sua bounce rate, melhor será o engajamento de seu site.
Salvo casos específicos como páginas que são usadas como propaganda ou sites que possuem uma única página, a taxa de rejeição é um ponto que deve ser calculado para identificar seu sucesso no uso da ferramenta.
Além disso, o mundo virtual é extremamente competitivo. A cada dia surgem novos blogs com temas similares ao seu, por isso, manter-se atualizado e oferecendo conteúdo constante é uma forma de se estabilizar, utilizando sua influência de forma adequada.
Em um blog, você pode colocar material de curso de musicalização infantil não apenas para alunos e para pais de alunos, mas também para outros professores interessados e pessoas que estudam conteúdos de música, por exemplo.
Vale lembrar que atualizar e aprimorar seu conteúdo não significa necessariamente publicar diariamente ou várias vezes ao dia. O que deve ser prioridade para melhorar seu posicionamento é a qualidade de seus textos, e não a quantidade.
Por isso, focar-se em conteúdos novos, de qualidade e interessantes, pode resultar na atração de mais pessoas, além de engajar melhor aquelas que já consomem seu material.
Como manter o seu blog atrativo
Para manter seu conteúdo sempre em dia e atualizado, bem como as ferramentas necessárias para a produção de conteúdo, é fundamental ser organizado e seguir alguns passos, conforme apresentamos a seguir.
1. Crie um calendário de publicações
Para facilitar seu cronograma, monte um calendário para estipular quando você deve adicionar uma nova pauta ao blog. Além de permitir um maior controle sobre as publicações, você também cria uma rotina em seu blog.
Se sua empresa é do segmento de iluminação e você deseja publicar sobre como funciona a instalação de interruptor de luz, leve em consideração que após a elaboração de uma pauta sobre o tema, é necessário planejar qual dia da semana o conteúdo será publicado
Dessa forma, seus seguidores irão constantemente acessar sua página, uma vez que já estão acostumados a receber atualizações.
É importante ter em mente que você não precisa seguir cegamente seu calendário mas, sempre que possível, mantenha-o para conseguir garantir um melhor resultado no seu engajamento com o público.
2. Faça bom uso das palavras-chave
A utilização de palavras-chave é fundamental para alcançar um engajamento melhor junto às ferramentas de busca. É a utilização dessas palavras que permitirá um engajamento maior em seus textos, conseguindo alcançar, inclusive, uma melhor posição nas buscas.
Por isso, se você vende banner de loja e deseja publicar um conteúdo relacionado em seu blog, é possível alcançar as pessoas certas usando corretamente as palavras-chave.
3. Fuja do plágio
Toda vez que fizer um texto mais especializado, é importante pautar o conteúdo com a opinião e visão de um especialista. Lembre-se sempre de creditar todas as fontes que utilizar em seus textos.
Afinal, o plágio é considerado uma má ação para as plataformas de busca. Existem uma série de análises feitas por Inteligência Artificial (IA) para eliminar todo o engajamento de um ambiente que contém conteúdo plagiado.
Por isso, quando for publicar sobre treino funcional de alta intensidade, procure fontes de especialistas para indicar esse tipo de conteúdo para você produzir um texto original e rico em informações.
Além disso, o plágio é configurado crime de acordo com a legislação brasileira, e você pode ter problemas judiciais sérios por usar um conteúdo copiado e por não creditar suas fontes.
4. Reaproveite conteúdos
As métricas de análise podem ser muito boas para identificar quais elementos têm sido mais procurados em seu site.
Ao fazer um relatório de aproveitamento de seu conteúdo, você poderá identificar qual tipo de matéria seus consumidores preferem acompanhar.
Assim, seu blog ficará refinado e alcançará cada vez mais resultados em questão de engajamento, permitindo que você consiga explorar esse tipo de relacionamento de forma mais profissional.
5. Promova interação com o público
Na maioria dos blogs, existe uma área para comentários onde seus leitores podem dar opiniões, críticas ou tirar dúvidas. Reserve parte do seu tempo trabalhando na plataforma para interagir com as pessoas.
Essa humanização é fundamental para um melhor engajamento com seu público, que se sente muito mais próximo do autor ou empresa quando têm suas perguntas respondidas.
Ao divulgar um restaurante pet friendly, você está dizendo a seu público que é um consumidor deste local, por exemplo, então tenha responsabilidade com o relacionamento criado.
Além disso, você pode sentir o quanto as pessoas estão gostando ou não se seus textos conforme recebe esse feedback imediato na sua página.
Inclusive, a maioria das plataformas possuem botões de engajamento direto para as principais redes sociais, bem como opções fáceis de compartilhamento.
Esse tipo de ação é fundamental hoje em dia, uma vez que a maioria dos usuários se encontram nas redes sociais, que se torna um meio de divulgação do seu conteúdo, podendo trazer ainda mais leitores para o seu blog.
6. Busque referências e atualidades
Procure constantemente por conteúdos novos e interessantes. Manter-se atualizado é fundamental. Explore conteúdos de outros blogs, livros, filmes e qualquer outro tipo de meios que lidam com temas que você aborda em seu blog.
Dessa forma, você poderá se inspirar para criar muito mais conteúdo de forma orgânica e interessante, gerando mais interação com seus seguidores e ampliando os conteúdos que você apresenta.
Conclusão
Atualizar o conteúdo do seu blog é fundamental para manter-se ativo na internet, e como você pôde acompanhar, essa relevância depende de atualização constante.
Por isso, siga as dicas aqui abordadas e leve sua página a ser reconhecida como referência no que faz e como liderança no mercado, para evitar cair no esquecimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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