Se você tem um blog, já deve conhecer muito bem alguns critérios do Google para rankeamento, como o número de palavras-chave, conteúdo que direciona para seu blog, links internos e externos, e outros métodos de SEO.
O Google está preocupado em desenvolver um algoritmo de indexação cada vez mais inteligente, o que leva à melhora de alguns critérios para esse rankeamento das páginas. Você sabia que um dos critérios de rankeamento de páginas é a velocidade de carregamento do blog?
Se sua página não oferecer uma ótima experiência para o usuário, esteja ele no desktop ou no celular, você vai cair nos rankings. Afinal, quem gosta de ficar esperando a página da internet carregar e, depois, ainda encarar um blog que não é responsivo?
Ferramentas recomendadas
Quando o Google lançou esse novo fator de rankeamento, logo sugeriu algumas ferramentas grátis para webmasters a fim de ajudar a reduzir o tempo de carregamento das páginas:
• Page Speed
• YSlow
• WebPage Test
• Webmaster Tools > Google Labs > Desempenho do site
• Code.google.com/speed
Pensar no mobile primeiro
O motivo de esse critério ter se tornado importante é por conta dos celulares. Como o acesso via dispositivo móvel está cada vez maior, o Google precisou priorizar sites e blogs que dão uma atenção maior à usabilidade, à experiência do usuário no blog. Isso vai impactar no número de visualizações na página e, consequentemente, no número de conversões.
Alguns princípios conhecidos como Mobile First orientam o webmaster a pensar dessa maneira. Ou seja, quando se pensa primeiramente na experiência do usuário a partir do celular, em vez do desktop, o blog se torna “responsivo” e se adapta a qualquer dispositivo, ficando melhor posicionado no Google.
Velocidade de internet
Para proporcionar ao usuário essa experiência veloz e eficaz, é imprescindível que você hospede seu blog em um servidor rápido e leve. Na era digital, o sucesso na web é determinado por obter tecnologia de ponta e desenvolver conteúdo limpo e fácil de digerir. O usuário é muito dinâmico e espera que tudo funcione da maneira mais tranquila possível, sem demora.
Ter um blog com carregamento lento pode significar perda de dinheiro. Mesmo que a velocidade da sua internet não interfira na velocidade da internet do usuário, você vai precisar de agilidade para fazer alterações no blog, subir arquivos, fazer toda a parte de manutenção e administração na web.
Não vale a pena economizar pouco na hora de assinar um provedor de internet e depois perder esse dinheiro de conversão. Hoje em dia, tem muitos pacotes acessíveis de internet, como o NET combo. Portanto, quando o assunto é velocidade de carregamento do seu blog, não se pode economizar, afinal isso não será um custo e sim um investimento.
Você tem alguma outra sugestão para melhorar a velocidade de carregamento do seu blog? Compartilhe com a gente!
Comprimir e/ou hospedar externamente o CSS e o JavaScript são ótimas opções...
ResponderExcluirCom minha experiência em blog com filmes, fotos e conteúdo, a quantidade de filmes em cada página pode interferir na velocidade de carregamento. Um assunto que contenha, por exemplo 16 filmes, acabo dividindo o post em duas páginas: Tendo 19 filmes divido em duas páginas com 8 e uma com 3 vídeos ou duas com 7 e uma com 5 vídeos. Acho que o ideal seria no máximo 8 vídeos por página. Fotos de 10 a 12 dependendo da resolução de imagem.
ResponderExcluir