O jornalista e âncora do Jornal Nacional, William Bonner também está no Twitter. Lá, ele brinca com seus seguidores, distribui RTs, usa com desenvoltura o TwittPic e até fornece receitas de brigadeiro. Até aí nenhuma novidade, já que tantas outras celebridades da telinha estão tuitando – o que, em parte, é responsável pela popularização do microblog.
Nem todos os famosos se deram bem no Twitter, como foi o caso da apresentadora Xuxa Meneghel que acabou fazendo uma sena cena com seus seguidores - A desastrada aventura de Xuxa pelo Twitter (por @mauriciostycer). Presenciamos também distribuição de prêmios em troca de followers, erros de ortografia, chiliques e alguns barracos.
O que me chamou a atenção no @realwbonner e que me levou a escrever este post, foi o preconceito. Não dele, nosso. Vou explicar. O cara é tão simples no Twitter que cheguei a pensar que seu perfil era fake. Não é. É ele mesmo, normalzinho da silva.
Em uma rápida e descontraída entrevista concedida ao canal GNT, o @realwbonner fala sobre suas aventuras no Twitter e declara que mostrar-se como é não anula a seriedade do seu trabalho frente ao principal telejornal do país. Ele diz:
“eu usei aquilo mais pra me divertir (…) eu tenho uma profissão que exige de mim uma grande seriedade (…) é natural que seja assim..acontece com médicos, acontece com advogados…um médico, um advogado, um jornalista são pessoas muito sérias no desempenho de suas funções, mas isso não as obriga a serem pessoas super sérias e sisudas fora do trabalho”
Me identifiquei, claro, já que como médica também preciso manter a tal da seriedade, só que é na web que eu faço minha terapia diária e a catarse necessária para manter a MINHA saúde mental. Eu, ele, nós. Faz bem. Alivia tensões e abre fronteiras. Recomendo.
Fiquei com a impressão de que o @realwbonner soube apreender os principais sentidos do Twitter e, por que não dizer, das redes sociais como um todo – diversão, interação, informação, colaboração. De séria e chata, já basta a vida offline, né?
Através das redes sociais, um anônimo pode se tornar celebridade e a celebridade, gente.
Excelente entrevista!
ResponderExcluirO cara fala muito bem! Falou tudo!
Ótimo post JU!
abraços
muito bom, tenho ele no twitter e realmente ele escreve com uma simplicidade que não é esperada por muitos que só veem ele no jornal nacional, boa Juliana gostei !
ResponderExcluirÓtimo post. Continua nessa linha pq tu tem jeito!!!
ResponderExcluirO Bonner é muito sério no JN mas é só assistir entrevistas dele, como a que foi dada no Altas-Horas, que percebe-se o seu alti-astral e seu bom humor.
Eu tiro o chapéu para Willian Bonner!!!
Como diria o Usuário Compulsivo: Bingo! Muito boa a postagem (pra variar).
ResponderExcluirBom texto... o seu e o dele!
ResponderExcluirAcho que ele realmente entendeu o que é o Twitter... e parece estar muito tranquilo com sua utlização!
Oi Juliana!
ResponderExcluirAdorei o seu artigo, parabéns! Vou fazer questão de divulgá-lo no Twitter....\0/
Como jornalista, tb passo por isso no meu dia-dia. Não dá para ser sério o tempo todo pq a vida fica sem graça....temos que nos divertir um pouco. Seriedade apenas no trabalho, sempre com ética e profissionalismo. Jornalista, médico e afins tb são gente, uai?
Outro dia, estava conversando sobre isso com outros colegas de profissão. O William Bonner é tão simpático no Twitter que pensei que ele era fake no início.
Mas não é: ele é uma pessoa simples e que sabe usar as redes sociais de uma forma agregadora e amistosa. Ele, com certeza, foi uma celebridade que me surpreendeu no Twitter.
Abraço
Belo post. O cara disse tudo..(muitos já sabem) quem quer seguir, segue, quem não quer, não segue e todo mundo fica feliz!!
ResponderExcluir"Quem gosta de seguir,segue;quem não gosta,tá tudo bem e fica todo mundo feliz".Ele é ótimo,mesmo.Boa mensagem a de hoje.
ResponderExcluirExcelente post!
ResponderExcluirO grande Bonner nos alcança não só por ser um fantástico jornalista,mas pela sua simplicidade.
Abs!
Carol Sakurá
http://lepoeteenfleur.blogspot.com/
e verdade.. "quem gosta de seguir segue.. quem naão gosta num segue, tá tudo bem, fica todo mundo feliz"
ResponderExcluirBonner é carismático e, como bom publicitário de formação que é, sabe usar essa arma pra conquistar o público. Essa, digamos, auto-desglamourização dele no twitter é uma forma de marketing muito melhor que a distribuição de prêmios:)
ResponderExcluirMuito legal mesmo, até uns dias atras muita gente achava que a conta era mesmo fake..
ResponderExcluirÉ a única "Celebridade" que sigo, apesar de ser um incentivo à comilança! E diz que faz dieta, heim? Beijus,
ResponderExcluirEsses dias eu vi o Bonner dar uma RT pro meu subrinho Vinícios, o @viniciusalva , ele ficou todo feliz rsrsrs.
ResponderExcluirConfesso que ainda não sigo o Bonner, mas vou ficar de olho no TT dele.
Vc disse tudo, de sério basta a vida offline, aqui como eu sempre digo, é o nosso espaço, nosso lugar, e somos oque twittamos, falamos e "brincamos" online.
Parabéns, como sempre ótimos posts!!
Gostei de ver a entrevista dele, mostra um lado real, humano, descontraído.
ResponderExcluirÉ muito bom ver gente como gente e não como mito.
Abraço
Sabe Ju, a primeira vez que vi o perfil dele, pensei que era mais um falso, nesse perfil ele está mostrando que ele é uma pessoa comum, fora do trabalho dele. Admiro muito ele, ainda mais depois da criação do Twitter depois da resposta ao erro de português dele.
ResponderExcluirFabrício Araújo,
Abraço.
Eu comecei a seguir ele acho que por indicação do Luciano Huck,e realmente acho que ele tem muito futuro no Twitter,pois ele não me parece estar em busca de publicidade e sim de se distrair e aliviar tensões
ResponderExcluirExcelente post. É disso que o twitter precisa hoje em dia!
ResponderExcluirAbs.
A Web é uma oportunidade de vivermos a vida um pouco diferente do dia a dia.
ResponderExcluirAdorei o post
Bjus
Muito bom o post. Adorei a entrevista dele também. Ainda bem que ele aparaceu no Twitter para dar um tapa na cara de algumas "celebridades" metidas a besta.
ResponderExcluirParabéns pelo post, Juliana!
Abração.
Talvez você tinha ficado chateada com minha opinião sobre a questão dos seus leitores no DB, que você estava um pouco cansada deles (dos trolls e salsas). Minha opinião foi que você mudasse um pouco o foco e vejo que tens muito jeito pra coisa. Agora com novo blog terás ainda mais sucesso.
ResponderExcluirSobre o Bonner, eu também pensei que ele fosse fake, no começo realmente ele não era legal de acompanhar, mas foi aprendendo e parou de escrever como se estivesse sentado numa privada. Acho que meu problema com ele era esse, a maneira estranha de escrever. Falar besteira, brincar, etc. faz parte do Twitter.
Bonner trouxe a leveza à qual outras supercelebridades nacionais não se permitem: interage com desconhecidos, expõe coisas pitorescas do cotidiano e o maior mérito: faz QUESTÃO de se mostrar o mais comum possível.
ResponderExcluirVejo no Twitter a representação deliciosa da realidade que as tais supercelebridades gostariam de encontrar nas ruas: o acesso amplo e irrestrito (ou quase, pois são salvos pelo block). Salve!
Gostei muito do post... já estou fazendo um link pro meu blog...Parabéns!
ResponderExcluirSe quiser ver..
http://gostotanto.zuning.com.br
É por isso que sempre que deixo o twitter todas as manhãs eu escrevo Estarei offlaine no twwiter mais sempre estarei OnLine na vida, pra mim o twiiter foi uma forma de fazer novos amigos, sem falar que a gente esquece do mundo quando está conectado. bjs
ResponderExcluirMuito bom o post =D
ResponderExcluirWilliam Bonner foi a segunda celebridade que me surpreendeu no Twitter (pela simpatia, simplicidade, etc). A primeira foi Maurício de Sousa.
É aquela velha história do pré conceito. A gente nao conhece, e forma uma opiniao sobre o pouco que sabemos.
ResponderExcluirÓtimo post!
'Através das redes sociais, um anônimo pode se tornar celebridade e a celebridade, gente.'
ResponderExcluirO Bonner realmente está surpreendendo a todos com seu jeitão descolado. Ele soube usar a ferramenta para torná-lo mais próximo do comum, se mostra gente com a gente e isto é muito bom.
William Bonner na UnB: os cursos de jornalismo não servem para formar jornalistas
ResponderExcluirResposta de professora da UnB sobre as declarações de Willian Bonner na Universidade:
http://caminhandoquesesente.blogspot.com/2009/10/resp-de-professora-as-declaracoes-de.html
a Juliana, com todo respeito...
ResponderExcluirmais para de falar de twitter
que saco isso T_T
tem tempos q não pinta coisas interessantes sobre BLOGGER aqui =/
Herlz, com todo o respeito também, vou perder meu precioso tempo para responder seu comentário off-topic, já que isso pode servir para outros que pensam como você:
ResponderExcluir1. O blog é meu e se eu quiser posto até receita de brigadeiro
2.Não sou engenheira do Google, portanto nada posso fazer se não temos novidades sobre o Blogger
3. Leia o about e você descobrirá que o foco do Dicas Blogger não é APENAS a plataforma Blogger
4.Não precisava mandar o mesmo comentário 6 vezes
5.Vai chorar na cama que é lugar quente.
Ju, to precisando daquela receita de brigadeiro do Bonner...tem ai?
ResponderExcluirAcompanho regularmente o blog, já tomei (severas e as duras penas) dicas no twitter, adoro o blog e possuo o meu, as vezes não posto aqui por não te ruma opinião formada e não me "queimar" assim como certas pessoas.
ResponderExcluirDesculpa Ju por fazer um off topic aqui, mas amigão, quer promover seu blog? Dessa forma tu chegou errado... so sorry...
Ju, continue como está, quem curte otimo, quem não curte, um abraço!
Cada um que aparece, não? huashuahsahusa
ResponderExcluirÉ rir para não chorar :P
PWNED! boa Juliana! virei seu fã.
ResponderExcluirNunca é bom reponder trolls, mas este mereceu e recebeu a resposta merecida. Cardoso feelings! ehhehe
O pior é o cara (o tal Herlz acima) não entender que redes-sociais como o twitter são indispensáveis para a sobrevivência de qualquer blog.
ResponderExcluirSe ele não consegue ver a necessidade que nós blogueiros temos de aprender sobre esses assuntos para ampliar a experiência dos blogs, então acho melhor parar de blogar.
Maravilhosa matéria, Juliana!
ResponderExcluirO Bonner realmente é bom em tudo que faz!
Ser simples é ser real!
Muito bom tudo que vc coloca aqui no seu blog!
Parabéns!
Bjos,
Luka
caramba juliana, não precisava ser tão grossa.
ResponderExcluirse eu mandei o comentário 6 vezes, concerteza não foi intencionalmente, e sim um problema na hora de enviar, mesmo assim me desculpe.
O Willian Bonner falou tudo!
ResponderExcluirSabe o que eu mais admiro aqui (além, claro, da sua inteligência com relação a blogs)? É a siceridade com que trata teus leitores. Posso até chamar de "coragem", que eu não teria. Parabéns!
ResponderExcluirBeijo
Maick Pires disse...
ResponderExcluirNa opinião de muitos e na minha opinião o maior jornalista do Brasil Bonner nos mostra em suas entrevistas e reportagens sua simplicidade e clareza. Parabéns à todos.
Puxa vida, taí o outro lado do grande jornalista que a gente precisava conhecer; sou admiradora do Bonner e agora o estou conhecendo melhor. Parabens Juliana.
ResponderExcluirOuvi e vi o Bonner, no Programa Marília Gabriela, dar uma palhinha da canção New York, New York. Não sei se a entrevista está disponível no Yutube. Se estiver, vale à pena conferir.Salve, salve o jornalista nato!
ResponderExcluirAtt,
Ricardo Dayan
www.texto-revisado.com
Boa noite lindO! OtimO texto de vocês 2, parabéns...
ResponderExcluirBoa noite...
:)
ah eu adorei... Mto boa a matéria e as dicas! As pessoas têm q entender q nem todo mundo saca o twitter e estão tentando aprender, assim como eu. As dicas são uma mão na roda. A primeira vez q entrei no twitter fiz o cadastro, me vi TOTALMENTE perdida e cancelei o cadastro. Mas como sou internauta e curiosa e sei q o twitter virou FEBRE, retornei depois de algum tempo e estou na área. Detalhe: ñ saco ingles! Mas pra q serve o GOOGLE neh?? Vamos pesquisar! Tenho alguma noção de ingles, sou curiosa e detalhista, por isso só observando ja tinha sacado alguma coisa, o resto fui e vou pesquisar. Então graças a pessoas como vc a gente se informa, aprende, ñ é só em relação ao twitter. Fica desinformado quem quer!!! TO TE SEGUINDO e aprendendo cada dia mais. cheguei até esse blog atravez de outro blog de @camilamoraes - Bjus @therezasobral Modestamente claro!!!
ResponderExcluirQuanta polêmica em torno de nada
ResponderExcluirAbraços,
Ranieri Marinho de Souza
http://blog.segr.com.br
Achei muito interessante a nova materia do JN utilizando um jato para deslocamento pelo país,durante os meses que antecedem as eleições. Só não entendi porque não usaram um Embraer, e sim um modelo Francês. Deveríamos valorizar o produto Nacional.
ResponderExcluir