Refletindo sobre posts e tweets patrocinados

Refletindo sobre posts e tweets patrocinados

6 10 99
Refletindo sobre posts e tweets patrocinados 10 6 99

Muito tem se falado sobre os tweets pagos, que nada mais são do que tweets patrocinados – o twitteiro ganha para twittar. O caso mais famoso é o do Marcelo Tas que fechou um contrato com a Telefônica para escrever sobre o produto Xtreme.

Na época em que a notícia veio à tona, foi um verdadeito #mimimi lá no Twitter. Surgiu até a hashtag #twitterdealuguel. Se não fosse pelo fato do Marcelo Tas ter fechado um contrato justamente com a Telefônica, eu nem teria reclamado, aliás, acho que nem reclamei – apertei o unfollow e pronto. Não tenho nada contra o Tas, mas tenho tudo contra a Telefônica. Eu não me senti confortável recebendo publicidade de uma empresa que, desculpem o termo, me sacaneou. Há cerca de 1 semana voltei a seguir o Tas apesar do Xtreme.

Na semana passada tocou novamente o alarme no Twitter, pois soubemos que um grupo de blogueiros estava participando de uma campanha publicitária sem, necessariamente, avisar aos seus seguidores que a tag #inconfundível era referente a tweets pagos. O que se questionou foi a questão da transparência. Para entender melhor o caso, leiam a matéria do jornalista Mauricio StycerPublicidade velada no Twitter causa polêmica.

Parei para analisar a situação. Eu precisava pensar pra não falar bobagem.E me calei.

Resolvi então fazer uma pesquisa de opinião aqui no Dicas Blogger e uma das perguntas que coloquei foi: Você é contra ou a favor à veiculação de publicidade em blogs e no Twitter? Vejamos os resultado até o momento: 262 a favor e 31 contra. Nada mal.

E eu, o que penso sobre publieditoriais e tweets pagos? Bem, já dei uma palhinha na entrevista ao blog Informação Virtual, que foi publicada na sexta-feira passada:

“Você é contra ou a favor os posts pagos? Totalmente a favor. Veja só, para um blog crescer e produzir um conteúdo de qualidade é preciso muita dedicação por parte do blogueiro; são horas dedicadas à pesquisa e outras tantas escrevendo os artigos, respondendo comentários. Como fazer tudo isso somente nas horas vagas? É impossível. Então o dinheiro tem que vir de algum lugar. Que venha da publicidade veiculada no próprio blog. Acho importante manter a transparência. Eu optei por informar meus leitores quando um post for pago e deixei isso claro no meu Midia Kit.”

Para produzir conteúdo de qualidade é preciso dedicação e para se dedicar é preciso monetizar. Não tem como escapar disso. É a consequência natural da profissionalização.

Todo mundo pode e deve continuar blogando e twittando por diversão, mas quem quer ter uma renda com seu passatempo, também deve ser respeitado. No caso do Twitter a coisa fica ainda mais simples – basta apertar o botão mágico, caso o tweet pago incomode.

Vejamos agora a questão da transparência – devemos ou não avisar aos leitores/seguidores que aquele post/tweet é patrocinado? Eu acho que é de bom tom. Eu ainda não fiz nenhum publieditorial, mas como todos sabem, ganhei 8 camisetas para sortear na promoção de aniversário do blog. Foi de graça? Foi. Mas achei que eu deveria retribuir a gentileza dos patrocinadores fazendo posts e tweets de divulgação.

Não vejo problema nisso. Não ganhei dinheiro, ganhei camisetas. E aí, isso seria uma publicidade velada? Acredito que não. Tudo vai depender do ponto de vista; alguns podem achar que sim, fiz publicidade velada, vendi meu espaço em troca de 8 camisetas e bla bla bla. Outros vão achar bacana, afinal as camisetas são para os leitores e também o conteúdo do blog é legal etc, etc, etc. Não vai dar pra agradar todo mundo, né?

Se o blogueiro/ twitteiro for um cara legal e/ou se o blog/ twitter dele for interessante pra mim, eu vou continuar lendo/seguindo independente de como ele defende o leite das crianças. Entenderam por que eu voltei a seguir o Marcelo Tas? Não foi porque ele tem 279,717 seguidores, mas sim por causa da tão falada relevância.

O perigo maior no Twitter é para os anunciantes, pois podem acabar comprando gato por lebre já que, infelizmente, alguns usuários optaram por aumentar o número de seguidores através de scripts e número de seguidores não é, necessariamente, igual à relevância.

A idéia deste post não é fechar a questão sobre tweets e posts pagos. O que eu quero é levá-los a uma reflexão sobre o assunto, pois um dia pode acontecer com vocês.

Alguns seguidores pediram que eu colocasse um espaço na pesquisa, para que pudessem justificar suas respostas. Então, é chegado o momento: Você é contra ou a favor à veiculação de publicidade em blogs e no Twitter? Justifique!

33 Comments
Comments
  1. Totalmente a favor! É o reconhecimento do trabalho da pessoa, do blogueiro.
    Os incomodados que não cliquem!

    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor. A internet é um meio de comunicação como a TV, o rádio. Se as emissoras se utilizam da propaganda para "sobreviver" (uma vez que ninguém para para ver ou ouvir nada), porque com a internet seria diferente?
    Eu estou acessando as informações dos blogueiros, twitteiros de graça, mas eles estão gastando um tempo precioso para selecionar essas informações para nós. Nada mais justo que eles recebam por isso também.

    ResponderExcluir
  3. Como disse o Marco Antônio, É um reconhecimento do trabalho da pessoa. Sou totalmente a favor.

    Outra coisa que pode ocorrer é: Por causa da publicidade, o twitteiro/blogueiro passa a se dedicar inteiramente à produção de conteúdo nos veículos que utiliza. Neste caso hipotético, vemos um ganho para o blogueiro, e para os leitores.

    Eu discordo que a campanha do Club Social seja velada. Os blogueiros que eu sigo não esconderam (leia-se Jovem Nerd e Nick Ellis), e existe um site com o pessoal que participa da campanha. Com 1 minuto de pesquisa qualquer um pode encontrar o site.

    ResponderExcluir
  4. Juliana,

    sou a favor, seja para divulgar um blog, ou da tal "forma velada", porém como você expõe, o que impede de declarar que está num "X" negócio? Perde? Penso que não. Ganha! Com a lisura da transparência! Coisa que admiro.
    Se alguém propaga algo que é contra algum princípio meu, blocks e unfollows.
    E se daqui algum tempo não veremos artigos do tipo: Como ganhar din-din com Twitter? Patrocine o seu djá!

    []'s

    ResponderExcluir
  5. A favor.Todos os pontos que vc defende eu concordo.

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor, porque o trabalho que existe para encontrar bom conteúdo e escrever algo a partir dele que valha a pena é enorme, e acredito que são poucas as pessoas que conseguem fazer isso.

    Um exemplo que eu cito e creio ter a ver com esse assunto, são os nerdcasts patrocinados, que muita gente reclama, mas eu sou totalmente a favor, por um simples motivo: Sou fã incondicional do programa, e quero que ele dure por anos e mais anos, e é claro que para isso eles precisam ganhar a grana deles, mas eles o fazem de maneira excepcional, tanto que todos os programas patrocinados foram ótimos, como sempre é...

    Concluindo, o blogueiro precisa ter em mente que independente do post ser patrocinado ou não, ele precisa manter a qualidade, fazendo isso ele pode divulgar produtos em todos os posts que eu não irei me importar.

    ResponderExcluir
  7. "Só reclama do bolo quem não foi convidado para a festa".
    Quem tem um blog e se dedica sabe como gastamos tempo, hoje eu trabalhei, estudei no meu mestrado, malhei, mas nada me tomou tanto tempo (somando os tempos entre todos os intervalos) quanto meu blog, quando mudar códigos, otimizar e etc. A maioria de nós, blogueiros, não ganha dinheiro com o blog que atualiza. Eu adoraria ganhar e acho que muitos criticam quem ganha com post ou tweets pagos por simples inveja. Fora isso, só acho de bom tom avisar que é publicidade e no mais, deixa o povo falar, porque eles sempre vão falar!

    ResponderExcluir
  8. Nos Blogs tudo bem já estou acostumado, afinal tem que se pagar host, tem que pesquisar, dá muito trabalho, mas no twitter vai ser difícil aturar coisas como "use creme dental Tabajara", e que custo tem em se usar o Twitter, que pesquisa vai ser feita pra redigir um "gigantesco" artigo de 140 caracteres, vai ser unfollow na hora.

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor totalmente!!
    Desde que não vire spam como os que tenho recebido no meu twitter de blogueiros que usam scripts para consseguir seguidores, e de hora em hora recebo um link levando aos sites que fornecem esses scripts!

    ResponderExcluir
  10. A favor, desde que a publicidade esteja devidamente identificada.

    ResponderExcluir
  11. Sou totalmente a favor!!

    Como você disse, temos que garantir o leitinho das crianças....hehehehe

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor ,acho que o blogueiro merece ser recompensado pelo seu trabalho ,tambem conheço varios blogs que tiveram suas visitas praticamente inalteradas depois de colocarem propaganda ,isso mostra que o público não liga se tem bunner ou não ,ele está atrás de conteúdo e se o conteúdo é de qualidade ele será sempre fiel ao blog,pode ter certeza !

    sucesso e forte abraço a todos !!!

    ResponderExcluir
  13. Minha leiga opinião é: não ficar dando PUBLICIDADE à empresas que nem sabem, por vezes, que existimos.

    Sou a favor, sim, de fazermos propaganda dos blogs amigos, parceiros e os quais achamos bacanas serem acessados por nossos seguidores.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Sou a favor, mas bem feita! mas eu creio que sua pesquisa teria um crédito MAIOR se você pedisse a essas 293 pessoas para que fizessem uma enquete de 7 dias e para que pudéssemos somar os resultados, o seu nicho é de blogueiros aqui 95% vai ser a favor, mas os públicos de cada segmento ?

    Escrevi a pouco tempo uma simulação de consultoria para publicidade em Twitter, já que um dos meus serviços que presto a clientes é justamente "auxiliar" com ferramentas online.

    Eu sigo uma filosofia diferente no Twitter, uso para aprender, eu comecei a prestar mais atenção nas "twitadas" do TAS, desde do contrato da telefônica, justamente para aprender, como também sigo a Twitters para no futuro não cometer erros.


    Gabriel Subtil
    @tambotraising

    ResponderExcluir
  15. Baseando-se na sua opinião, acredito que ter uma motivação para estar sempre melhorando a qualidade dos posts/do blog é extremamente importante!
    É visivel! Blogueiros que blogam apenas por blogar, sem uma motivação (correta) não tem um conteúdo chamativo e original.

    É Juliana, sua opinião sempre serve de base para a opinão dos mais inexperientes!
    Grande abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Acho que penso mais ou menos como você, ou seja, a coisa deve ser transparente, clara. Se me avisarem que está twittando propaganda eu posso optar por seguir ou não a pessoa (e, claro, a pessoa terá de se conter com o número de propagandas...) mas acho um pouco desleal a propaganda velada...

    Abços

    ResponderExcluir
  17. Sou a favor. Não vejo problema ganhar dinheiro com isso.

    Não acredito também que posts e twitts pagos sacrifiquem o conteúdo, pois é justamente por causa do conteúdo e da quantidade de visitantes ou seguidores que o dinheiro de patrocínio aparece.

    Se o conteúdo começa a piorar e os visitantes ou seguidores desaparecem, adeus patrocínio, adeus $$$.

    Então, eu acredito que o blogueiro/twitteiro tem que saber dosar, na medida certa, um bom conteúdo com publicidade, pois, no final das contas, quem decide se você vai ganhar ou não dinheiro com seu blog ou twitter são os proprios visitantes/seguidores.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo debate sobre o assunto, Juliana. Um tópico leva a outro e assim eu ainda conheci os ótimos comentários do eden e do Cardoso sobre relevância. Sério mesmo, tive uma verdadeira aula agora.

    Sou super a favor de posts e tweets pagos, mas com certeza os anunciantes precisam estar mais atentos ao veículo (blogueiro/twiteiro). Comentei no blog do edem e repito aqui:

    "Quero relevância. Minha meta no Twitter a partir de agora é ser seguido por @e_d_e_n, @julianasardinha e @cardoso. Sim, eu sei que é sonhar alto."

    Abração.

    ResponderExcluir
  19. 4º Post que leio sobre o assunto hoje! Este rendeu! Mas a discussão é pertinente e esclarecedora.

    Sou a favor desde que o Twitt pago não vire um "cata paraquedistas" como existe em diversos blogs por ai.

    Acho que acima de tudo o blogueiro / tuiteiro que quiser veicular posts / tuits pagos tem que ser ético.

    Por isso eu não deixei de seguir o TAS. Ele é relevante e ético.

    Eu vou fazer meu midia kit! Rá!

    ResponderExcluir
  20. Penso pelo lado da ética.

    Sou a favor, contanto que não se engane o público.

    Ou faz um texto fantástico, onde fica claro esse marketing ou deixa claro o que está fazendo.

    Claro, não precisa explicar em todo santo post, mas pode avisar "vou fazer uma campanha X, é pago, podem ficar calmos xiitas".

    Afinal de contas, os blogueiros precisam pagar o provedor de internet.

    ResponderExcluir
  21. Cristiano, qual é o seu perfil no Twitter?

    ResponderExcluir
  22. Oi, Juliana!

    Antes de mais nada, tenho que parabenizá-la por condensar de forma ética e informativa todo esse debate em torno de post e/ou tweets pagos.

    Sou blogueiro há 2 anos. E, de uns tempos pra cá, abri espaço para publicidade no meu blog e já me deparei com algumas campanhas e agências do arco da velha.

    Ainda não veiculei nenhuma campanha no meu blog, pq cheguei a conclusão de que a agência precisa amadurecer e tratar a blogosfera com respeito e como mídia. Não estou querendo ser arrogante, nem nada. Mas se eu mesmo não valorizar o meu trabalho, quem valorizará?

    Depois que li este post fiquei pensando sobre essa questão de relevância. Agora tenho certeza que as agências esquecem desse ponto, antes de fazer essas ações em social media. Nem sempre um trilhão de seguidores significa que o blog ou Twitter exerce relevância. Credibilidade vem com o tempo e por tempo de trabalho.

    Nunca fiz um publieditorial (pago) no meu blog, mas se o fizesse avisaria para os leitores, principalmente via Twitter.

    Sou totalmente a favor de se veicular publicidade em blog, comunidades, Twitter, e outros tantos meios. Afinal, isso seria uma possibilidade real de rentabilizar o projeto, mas é preciso ser honesto.

    Também já fiz (e faço) promoções com empresas ou profissionais liberais que disponibilizaram um serviço ou produto para brinde do concurso. Deixo isso claro no post. Além disso, blog também é mídia e precisa interagir com outros meios. Afinal, a divulgação no mundo real também é importante.

    Desculpe pelo comentário gigantesco, mas o assunto me chamaou atenção. Estou horrorizado com essa "possível" campanha da Puma. Pegou mal pra agência, não para a marca.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Juliana!

    Engrosso a fila dos que aprovam a publicidade nos blogs e Twitter, porém, faço algumas ressalvas: tradicionalmente as TVs e rádios trazem em sua grade programas próprios, patrocinados, vendidos ou comprados. Os chamados horários pagos são mantidos por patrocinadores exclusivos que por isso mesmo veiculam seu comercial dentro do programa por ele patrocinado, independente do resto da publicidade veiculada nos intervalos comerciais. Com o tempo, os empresários da comunicação perceberam este filão e passaram a vender espaços dentro dos programas, inclusive novelas, seriados, programas de auditório etc. Gostaram dos resultados e, hoje, toda a programação faz "merchandising". Não tenho nada contra, mas, pecam pelo excesso; O sujeito está assistindo uma entrevista e tá até gostando, no melhor da entrevista, interrompem para uma publicidade patrocinada, depois falam duas ou três bobagens e anunciam o intervalo comercial. Ao fim do intervalo comercial, veiculam novamente a publicidade patrocinada para só então voltar à entrevista, porém aí já é muito tarde e eles avisam que continuam no ar em Sampa, Rio, ou seja lá de onde apresentem e que as outras cidades entrarão com a sua programação local. Aí a pergunta pela qual o sujeito esperou a resposta o programa inteiro continua incógnita pra ele. Claro que to falando de TV aberta, mas até os canais fechados já estão entrando nessa. Acaba-se por passar mais tempo vendo comercial que programa. Aqui na net não é diferente, há blogs que tem mais publicidade que conteúdo, é um horror. Portanto sou favorável à publicidade sim, desde que feita com critério, com moderação e principalmente com responsabilidade. Não "vender" aos leitores produtos que o próprio blogueiro não compraria. Acho que agora me excedi em palavras, mas é o que penso.

    Beijos e sucesso!

    Ariadna Garibaldi

    ResponderExcluir
  24. A favor,e sempre com muita transparência da parte do blogueiro/twiteiro com seus seguidores.
    Bjos !

    ResponderExcluir
  25. Resumindo tudo, acho extremamente válido a questão dos posts e do twitter patrocinado, pois consegue unir o útil ao agradável, a compensação financeira e o prazer em escrever.

    Só não concordo com utilização de ferramentas escusas, que possuem o único condão de ludibriar o leitor.

    ResponderExcluir
  26. Totalmente a favor, Juliana! Com vc mesmo disse acima e na ultima entrevista: "Para produzir conteúdo de qualidade é preciso dedicação e para se dedicar é preciso monetizar." =)

    ResponderExcluir
  27. O que pega é a falta de transparência. Se for honesto com os seguidores nada a reclamar. É o pleno exercício de um direito que se coroa com a honestidade.

    @eryroberto

    ResponderExcluir
  28. Sou a favor, desde que seja avisado ao leitor que se trata de publicidade, ou publieditorial e tudo mais .... inclusive já fiz um no meu blog.

    Lembrando também que acho que essas publicidade tem que ter haver com o blog, ou o twitter, tem que ter haver com o perfil do assunto que a pessoa fala toda hora ..... se o cara tem um blog de culinária e vem falar do lançamento de um notebook aí ele está pedindo pra perder credibilidade sem dúvida ........

    ResponderExcluir
  29. Juliana, meu perfil no Twitter é @superpossantes, inclusive twitei contigo ontem.

    ResponderExcluir
  30. Ganhar dinheiro com aquilo que realmente gostamos de fazer é a plenitude de uma vida realizada.
    Com relação a propaganda, todo tipo de propaganda que te empurram pela garganta é terrível, acho que o que o Marcelo Tas faz é correto, pois todos já sabem que o #xtreme é tweet pago e é uma vez por dia ou por semana, não sei bem.
    O problema é que sempre tem os do contra, quero ver se alguém oferecesse um post pago ou twitada paga se não aceitariam.

    ResponderExcluir
  31. Ah nem sei se sou favor ou contra, mas sei lah as vezes nem abro o slinks q esses famosos ou twitteiros pagos.
    Talves seja um poko leigo e acabando nem percebendo os tais posts pagos patrocinados ou sei la oq...
    Mas legal agente mandar links de Blogs de amigos ou algumas meterias de utilidade pubica..
    Sou aFavor sim...Pois é mais legal vc abrir um link de um tweet pago do q ficar abrindo de tweetrs q ficam mandando varias vezes as mesma coisas fotos deles ou seus blogs, chato isso neh!!!
    Ju manda uma camiseta pra mim..hehehehuhsuhauHAU
    vALEW
    @ROdrigoForasta <<<== isto é MErchan? huauhauHA

    ResponderExcluir
  32. Oi Juliana,

    Demorei um pouco, mas estou aqui!

    Seguinte, sou completamente a favor, mas com discrição.

    Não adianta fazer SPAM do produto e boa, isso negativa a imagem do produto e da empresa.

    No meu caso, faço propaganda pra uma livraria virtual no Twitter, e prezo pela propaganda sem abusos, mando os links do site, mas ali todos sabem que é uma propaganda, eu falo como funcionário da empresa, sem máscara.

    Acho que com transparência e sinceridade, você acaba até conquistando quem não se interessa pelo que você vende.

    =]

    ResponderExcluir
  33. Não sou a favor de estratégias veladas. Vejo alguns problema em patrocinar tweets ou posts: primeiro, não é autêntico, não partiu daquela pessoa; pode soar como enganação para a audiência daquele apelido ou como SPAM para muitos que estão recebendo aquele conteúdo comercial.
    Falei sobre isso também no MLOG: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/09/14/e-a-autenticidade/.
    Abraços,
    Stelleo Tolda
    WWW.mercadolivre.com.br/mlog

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top