Vocês já ouviram aquela expressão “ fulando pegou o bonde andando e sentou na janelinha”? Pois é, tem muita gente que não acompanha todos os capítulos da novela e depois fica perguntando “O que aconteceu?” “Por que ela largou do fulano?”
Tenho visto, frequentemente, tanto aqui quanto no Twitter, pessoas sentadas na janelinha, totalmente por fora de um assunto e perguntando “quem, como, onde e por que” demonstrando que caiu de paraquedas.
Como boa educadora que sou, vou dar algumas dicas de como evitar este tipo de gafe/mico.
Em blogs: assine os feeds e LEIA todos os posts; assim você evitará de perguntar ou de sugerir ao blogueiro algo que ele tenha postado no dia anterior O_o. Ler os comentários também é recomendado, a fim de não perguntar de novo o que já foi perguntado antes.
No Twitter: digamos que você precisou ficar algumas horas ou até mesmo alguns dias fora do Twitter; ao retornar, vá até a sua home e LEIA todos os tweets que rolaram desde a sua ausência; caso não entenda uma conversa, clique no horário da mesma e, na janela seguinte, clique em in reply to pra acompanhar todo o diálogo entre dois tuiteiros.
Concerteza sempre é bom ler antes de pedir, ler no blog e nunca pedir informações pelo twitter
ResponderExcluire-mail,eu própio digo leia bastante pois sempre tem uma resposta para tudo! :)
Abraços Ju!
Rerere!
ResponderExcluirPerfeito! :)
Vale ressaltar, Ju, que lembrar para o leitor que ele está por fora de tal assunto, é uma bela jogada de marketing. Se o leitor for um internalta intelectual, ele com certeza vai usar a busca do blog e vai procurar saber sobre aquele assunto que ele leu, e praticamente não entendeu nada porque não "assistiu o último capitulo da novela".
ResponderExcluirEu por exemplo não gosto de ler um texto de um blog, e saber que ele (o autor) se refere a uma coisa que eu não li, e é nessa hora que eu procuro por uma caixa de dialogo rotulada com algo bem parecido com "Busca".
Muito boa as dicas!
Beijos,
@_Kaique
Ju,
ResponderExcluirExcelente artigo. Quem sabe assim as pessoas não passam a descobrir o feed. Tenho percebido que este ainda é desconhecido por grande parte dos internautas. Uma lástima!
Tenho o hábito de sempre link assuntos que possam trazer dúvidas ao leitor. Seja através de posts anteriormente escritos por mim ou mesmo dicas de outros blogueiros.
Abraços,
Ah, sim a caixa de busca também pode ser usada
ResponderExcluirÓtima dica, Juliana! Muitas pessoas não tem o costume de assinar o feed ou acompanhar o Twitter do blogueiro que admira. Daí é igual vc falou: pega o bonde andando sentado na janelinha...rs.
ResponderExcluirAbraço
"Concerteza" é phoda!!!
ResponderExcluir[]'s
Compulsivo
Verdade, no meu antigo twitter, recebia DM (paciencia do cara de mandar DM) falando: Como você chegou nesta conclusão? ou De onde você tirou isso?. Sendo que uns 3 ou 2 tweets antes eu expliquei desde a origem.
ResponderExcluirÓtimo post, bem explicativo.
Leoo Moraes (@leoomoraess)
Sabes que morro de medo desta grosseria. Em geral, nos blogs, procuro ler posts anteriores marcados com a mesma categoria e, no twitter, acostumei-me a ler e, se não entender, silenciar. Depois, como sou muito metódica, busco fontes de informação que - se eu "pescar" o assunto, claro - me permitam entender a discussão posta. Contudo, acho validíssimo seu post, nunca é demais lembrar as pessoas que, na vida real e no mundo virtual, algumas regras mínimas de convivência devem ser observadas. abçs :)
ResponderExcluirVocê tem razão;boas dicas e eu costumo fazer isso,mas as vezes,mesmo tentando e fazendo e refazendo passos,tem muito "seguido" que fica tão obscuro que eu desisto.
ResponderExcluirSe soubesse antes sobre a finalidade desse "in reply to", talvez não tivesse ficado tanto tempo "boiando" no último caso de plágio do DB . Só fui entender toda a história depois da cobertura completa no post.
ResponderExcluir"Concerteza" é phoda!!! [2]
ResponderExcluirNão dúvido que na próxima reforma teremos que escrever assim, rs!
P.s.: Numa lan lendo os feeds do Dicas Blogger. Saudades de blogar e twittar.
;(
Bjs, Ju!
Muito boa sua dica!
ResponderExcluirAntigamente eu pegava o bonde andando! Só recentemente aprendi a assinar os feeds e me atualizar!
E sobre o twitter não sabia dessa opção, valeu.
Abraço!
"digamos que você precisou ficar algumas horas ou até mesmo alguns dias fora do Twitter". Parece que você fala como se isso fosse raro. o.O
ResponderExcluirAgora eu fico pensando, o que te levou a escrever este post... deixa pra lá, não quero pegar o bonde andando.
Achei interessante, mas devo confessar que não tenho esse cuidado todo e se já fiz perguntas repetidas à vc me desculpe!
ResponderExcluirQuanto ao twitter, cliquei na data para aprender a usar a dica, e achei muito interessante esse recurso! Obrigada!!
Agora gostaria de saber como a gente faz para mandar twitter para um seguidor que não está na hora, sem ter que ficar procurando na lista interminável de seguidores, tem algum jeito para isso? Ou como ter um acesso mais fácil à nossa lista...
Se vc já respondeu isso alguma vez, basta indica o post! Obrigada!
Como sempre, muito válida a sua dica! Parabéns!
ResponderExcluirOs desavisados e mal informados às vezes cansam mesmo.
Beijinhos
Dica de aplicativo pra não boiar no twitter
ResponderExcluircTwitterLike
http://ctwitterlike.appspot.com
Veja o twitter como outro usuário
Não é preciso se registrar, basta entrar com o usuário, e visualizar o twitter como ele.
Legal para não pegar o bonde andando, mesmo quando você não segue as mesmas pessoas que seu amigo segue.
Ótimas dicas, Parabéns pelo Blog !!!
ResponderExcluirJuliana,
ResponderExcluircomo sempre você auxiliando os novatos, e os nem tanto, o caminho das pedras,
parabéns!