As tendências na evolução do consumidor são nítidas. Assim, as empresas que não as acompanharem irão ficar para trás
Com o mundo virtual se tornando o principal lugar de compras do consumidor moderno, é possível, ao comparar o passado com o presente, notar significativas mudanças no modo que o consumidor age, não é mesmo? Isso, sem sombra de dúvidas, também acabou refletindo nas empresas, que tiveram que mudar a forma como se relacionam com seus clientes para não ficarem para trás.
Muitas dessas mudanças se concentraram em atendimentos mais rápidos e humanizados, além da conveniência e interação contínua por meio de múltiplos canais. Porém, quem trabalha com e-commerce e plataforma marketplace e ainda não sabe as tendências que vêm impactando o consumidor digital, como experiências personalizadas e omnichannel, precisa seguir com a leitura, pois está perdendo dinheiro.
Principais tendências que precisamos observar no presente e no futuro
Como todos sabem, tudo passa por um processo evolutivo. E, hoje, o mercado digital está exatamente sofrendo sua mudança mais drástica, o que exige dos profissionais que trabalham nos dois setores acima a obrigação de evoluírem junto para acompanhar o mercado. A seguir, estão as principais tendências que se deve observar, agora e no futuro, para prosperar no digital.
Experiências personalizadas e omnichannel
Uma das tendências mais fortes no comportamento do consumidor digital é ter experiências personalizadas. Os consumidores esperam que as marcas conheçam suas preferências e ofereçam recomendações e ofertas que sejam relevantes para eles. E para falar a verdade, mesmo parecendo impossível, isso é totalmente possível, graças ao uso de big data e análise de dados, que permitem às empresas coletar e compreender seus clientes.
Além da personalização, o omnichannel chegou em peso, chamando a atenção tanto de consumidores quanto de grandes players no mercado, que já estão, inclusive, investindo nesse canal. Omnichannel se refere à integração de diversos canais de comunicação e vendas, proporcionando uma experiência diferenciada e consistente ao cliente, independentemente do ponto de contato escolhido.
Isso significa que o consumidor pode iniciar uma interação no site da empresa, continuar via aplicativo móvel e finalizar em uma loja física, tudo isso sem perder a continuidade do atendimento.
Outras tendências que já estão no mercado há algum tempo
Além das duas grandes tendências mencionadas, a experiência personalizada e o omnichannel, no mercado também existem outras tendências que já estão consolidadas, mas crescem cada vez mais, diariamente.
Conteúdo em vídeo
O conteúdo em vídeo é uma tendência poderosa. Eles podem ser usados de diferentes formas, como reviews de produtos, tutoriais e transmissões ao vivo, por exemplo, todos com aquele certo apelo capaz de gerar uma venda.
Isso mesmo! Os conteúdos de vídeo não precisam apenas ser usados para conseguir aumentar o engajamento. Eles podem influenciar diretamente nas decisões de compra, motivando o usuário a comprar determinado produto. Em muitas reviews de peças de computadores, conseguimos ver links de afiliados. Eles estão lá, exatamente por conseguirem converter e vender.
Redes sociais
Já as redes sociais saíram de simples plataformas de interação social e memes para importantes canais de comunicação e vendas. Com bilhões de usuários ativos, as plataformas do Facebook, Instagram, X e LinkedIn são locais em que as marcas podem alcançar um público vasto e diversificado. As redes sociais oferecem oportunidades únicas para interações diretas com os consumidores, permitindo um feedback imediato e construindo relacionamentos mais fortes e autênticos.
Além disso, o social commerce está ganhando força. Isso envolve a venda de produtos diretamente pelas redes sociais, sem a necessidade de redirecionar os consumidores para um site externo, por exemplo. Como visto, as novidades já estão no mercado e quem não aderir a elas ficará para trás, igual ocorreu com diversas empresas quando a internet finalmente ganhou peso em solo brasileiro, compondo a casa de grande parte da população.
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