Principais estratégias para aumentar a retenção de clientes

Principais estratégias para aumentar a retenção de clientes

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Principais estratégias para aumentar a retenção de clientes 10 6 99



Uma boa estratégia para aumentar a retenção de clientes significa que o negócio terá maiores chances de prosperar

Criar e manter clientes fiéis ao negócio pode ser considerado por muitos a tarefa mais difícil e também a mais importante. A retenção de clientes é o fator que consegue garantir no fim do mês a receita estável. Mas, além de trazer esse benefício para pequenos negócios ou até mesmo MEIs que prestam serviços, por exemplo, ter a clientela fiel é um fator imprescindível para o crescimento e a construção de imagem da marca. 

No mercado atual, em que no on-line todos são bem competitivos e a disputa é bastante acirrada, todo ponto positivo conta, fazendo aquele com mais “mérito” se destacar diante da concorrência. E para alcançar esse estado, é preciso adotar estratégias, como cashback no e-commerce e as clássicas formas de aumentar a retenção de clientes. Quem ainda não tem conhecimento sobre isso, chegou o momento de adquirir. 

Programas de fidelidade são uma arma secreta

Não é nenhum exagero dizer que os programas de fidelidade são a carta na manga daquelas empresas que possuem qualificação para usar de seus benefícios. Hoje, uma das maneiras mais eficientes de atrair e reter clientes é através do programa de fidelidade, mas, claro, ele precisa ser bem elaborado. Os programas geralmente induzem o cliente a voltar a fazer cada vez mais compras e, com isso, eles ganham recompensas por sua lealdade à marca, como cashback, retorno ou até mesmo descontos significativos.

Exemplos de programas de fidelidade

Para que todos possam compreender melhor, a seguir apresentamos alguns exemplos práticos de programas de fidelidade: 

Pontos por compras: cada compra feita pelo cliente acumula pontos que podem ser trocados por descontos, produtos gratuitos ou outros benefícios. Por exemplo, um supermercado pode oferecer 1 ponto para cada real gasto, e a cada 100 pontos, o cliente ganha um desconto de R$ 10;

Ofertas exclusivas: oferecer promoções e produtos exclusivos para membros do programa de fidelidade. Por exemplo, uma loja de roupas pode dar acesso antecipado a novas coleções ou vendas especiais para seus clientes mais fiéis;

Níveis de fidelidade: criar diferentes níveis de fidelidade com benefícios crescentes. Quanto mais o cliente gasta, mais vantagens ele obtém, como frete grátis, atendimentos prioritários ou até mesmo os cobiçados convites para eventos exclusivos.

O atendimento eficaz

Não há dúvidas de que um bom atendimento é crucial para o cliente voltar a fazer negócio com sua marca. Disso todos sabem, não é mesmo? Mas como será que é um atendimento ao cliente eficaz? A resposta é simples! Trata-se de um atendimento que consiga resolver todas as questões, sem enrolação. 

Para alcançar esse estado, o primeiro passo é ter uma equipe bem treinada. Caso não a sua seja, chegou o momento de investir nesse aspecto. Quanto mais treinados os funcionários forem, melhor e mais rápidas serão as soluções. Isso mostra que a empresa valoriza tanto o tempo quanto as preocupações de cada um dos seus clientes fiéis.

Construção de relacionamentos duradouros

Por último, mas não menos importante do que todas as informações apresentadas até agora, vamos abordar uma das estratégias mais eficazes para a retenção de clientes: criar relacionamentos duradouros. É crucial construir relacionamentos baseados na confiança e na satisfação. Isso envolve ir um pouco além das transações comerciais e criar uma conexão emocional com os clientes. Para fazer isso, pode-se seguir estas dicas:

Comunicação regular

Será preciso manter contato regular com os clientes através de algum canal, seja ele uma newsletter, sejam as redes sociais. Compartilhe novidades, ofertas e conteúdo relevante que interesse aos clientes.

Valor adicionado

Ofereça valor além dos produtos ou serviços comprados. Isso pode incluir conteúdo educacional, dicas e conselhos, ou até mesmo entretenimento relacionado ao setor da empresa.

Reconhecimento e apreciação

Mostre apreço e reconhecimento pelos clientes fiéis. Isso pode ser efetuado a partir de presentes de aniversário, agradecimentos personalizados ou outros gestos que demonstrem que a empresa valoriza cada cliente. Enfim, como observado neste texto, reter clientes é imprescindível para o sucesso de todo e qualquer negócio. Assim, seguir cada uma das estratégias apresentadas aqui pode te auxiliar a melhorar esse quesito.


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