Entenda como criar um estilo poderoso e impactante para o trabalho

Entenda como criar um estilo poderoso e impactante para o trabalho

6 10 99
Entenda como criar um estilo poderoso e impactante para o trabalho 10 6 99



Imagem pessoal pode ser trabalhada com objetivos de comunicação e posicionamento em diferentes ocasiões profissionais


Você provavelmente já passou pela situação de decidir entre diferentes roupas, pensando em qual imagem cada look iria transmitir, por exemplo, em um primeiro encontro. Podemos ser ainda mais específicos, pegando como exemplo as carteiras femininas, que podem deixar um look completamente refinado, ou serem utilizadas como um contra ponto em um look mais casual.


Se existe essa preocupação com o estilo na hora de sair de casa para momentos de lazer, é curioso pensar que muitas pessoas não têm a mesma preocupação quando a ocasião é trabalho. E aqui não estamos falando apenas do universo corporativo, que na sua grande maioria possui dress code específico, principalmente para mulheres. 


Da mesma forma que um look pode ser pensado para ser visto na balada, conquistar o interesse de um flerte ou apenas elevar a autoestima, ele pode refletir a sua percepção pelos demais no ambiente profissional. Mesmo que a sua empresa tenha uma rigidez menor com a formalidade das roupas, saiba que o estilo tem um peso alto na sua imagem no trabalho.

O que define um estilo profissional adequado na hora de se vestir?

No universo profissional, a roupa tem um papel de comunicação muito grande. Ela reflete na sua relevância naquele ambiente, na percepção das pessoas sobre a sua acessibilidade e até mesmo em características mais abstratas, como criatividade, inovação e liderança. 


Quando se fala em looks para trabalho, é comum que aconteça a associação a trajes formais, como ternos e peças mais fechadas, paletas de cores sóbrias e pouca flexibilidade. Porém, isso é um mito, especialmente para ambientes profissionais que não possuem um código fixo como uso de uniforme, por exemplo. 


O importante é considerar que, diferente de uma ocasião para se divertir com os amigos, o trabalho, seja ele qual for, exige uma adaptação da postura ao local, e especialmente de acordo com a sua posição. É, sim, possível se destacar pelo look no trabalho, mas existem formas de fazer isso alinhado aos objetivos profissionais, evitando excessos. 

Criando um estilo pessoal diferenciado para se vestir no trabalho

Já se perguntou por que figuras poderosas como Steve Jobs tinham um modo bem específico de se vestir em aparições públicas? Conhecido e lembrado como uma das mentes mais brilhantes da tecnologia dos últimos tempos, o empresário queria a atenção voltada para suas ideias, não para suas roupas.

Conheça o dress code

O primeiro passo para desenvolver um estilo de impacto para o trabalho é entender as regras de vestimenta da empresa. Setores como financeiro, administrativo ou advocacia ainda requerem um perfil mais sóbrio, com ternos, vestidos sociais e paleta de cores neutras, sem muita flexibilidade. 


Outras áreas, como criação, por exemplo, tendem a ser mais flexíveis no código de roupas dos profissionais, mas ainda assim é preciso levar em conta que se trata de um espaço de trabalho, não lazer. A partir do que está alinhado com cada norma da empresa, é possível partir para a etapa seguinte.

Invista em um armário-cápsula

Muitas pessoas acabam tendo uma divisão no guarda-roupa: peças para serem usadas no trabalho e outras para o restante das ocasiões. Para conseguir combinar versatilidade, peças mais duráveis e focar em um estilo forte, a dica é montar um armário-cápsula. A ideia consiste em agrupar um número reduzido de peças, com mais possibilidades de uso.

Aposte em detalhes e acessórios

É comum que as peças que compõem um armário-cápsula sigam uma certa neutralidade estética, embora seja totalmente livre a escolha de texturas, estampas e cores. A proposta neutra tem um objetivo: permitir um maior número de combinações, principalmente com acessórios e outras peças mais complexas. 


Um blazer de linho em uma tonalidade azul pode ganhar outra cara com a adição de um cinto de couro trançado, um lenço estampado ou sobrepondo uma camiseta com uma gola diferenciada. Ele é uma peça imponente, mas que pode ser usada para reforçar ainda mais a sua marca pessoal através do estilo.

Não deixe de lado sua personalidade

Por mais que as roupas funcionem como recurso para transmitir autoridade, criatividade e determinação, elas não substituem a sua essência pessoal. Uma pessoa que tem um perfil mais introvertido pode causar uma imagem de impacto usando roupas mais imponentes, mas desde que isso não a coloque no papel de personagem. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top