Conheça atitudes e hábitos fundamentais para garantir sua segurança e a dos demais ao pilotar uma moto
Para quem ama motocicletas, nada como a sensação prazerosa de pilotar uma nova moto. Para muitos, pode ser a realização de um sonho, e a moto pode ser um instrumento para trabalho ou apenas o veículo para passear e ter a sensação de liberdade no corpo.
Pilotar uma moto nova é ainda melhor se você tem segurança e tranquilidade para fazer isso. Modelos mais novos, equipados com rastreador para moto, passam uma sensação de conforto e tranquilidade a mais para o dono. Porém, em relação à segurança, é importante que o motociclista procure adotar uma série de medidas e hábitos capazes de tornar a sua pilotagem mais segura não apenas para si, mas para todos ao seu entorno. Conheça alguns desses hábitos a seguir.
Use equipamentos de segurança
Independentemente de estar pilotando uma moto nova ou antiga, uma regra não muda: a obrigatoriedade de usar os equipamentos de segurança. O principal deles é o capacete, que tanto o motociclista quanto o garupa devem usar. O item deve estar dentro da validade e ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a eficácia do acessório em caso de choques mais bruscos.
Além do capacete, é recomendado o uso de jaquetas e calças resistentes, que possam proteger o corpo do motociclista em caso de queda. Calçados reforçados, luvas, preferencialmente de couro, e protetores de cotovelos e joelhos também são indicados. Outro acessório de segurança recomendado é a instalação da antena corta pipa, caso a nova moto não tenha.
Conheça a moto
Apesar de, em termos gerais, o motociclista habilitado ter conhecimento para guiar qualquer moto, vale destacar que cada uma delas tem particularidades. Alguns modelos são mais pesados, outros mais leves e outros podem atingir velocidades mais altas.
Portanto, ao pilotar uma moto nova, é preciso conhecer e se familiarizar bem com as características dela antes de pilotar na estrada, por exemplo. Conhecer melhor o veículo permite um manuseio mais apropriado, sobretudo quando o motociclista estuda as especificidades que estão apenas no manual.
Faça a manutenção regularmente
A melhor maneira de garantir uma pilotagem segura da nova moto é garantir que ela esteja funcionando perfeitamente. Por isso, garanta a manutenção regular da moto com um mecânico de confiança que possa verificar se todas as peças estão em boas condições. Isso deve acontecer a cada seis meses ou a cada 10 mil km rodados. Caso a moto seja nova, a recomendação é que a primeira revisão aconteça com mil km.
A revisão da moto serve para calibrar os pneus, checar o nível de óleo e o estado dos retrovisores, além de verificar se os filtros estão em dia. Esse processo também serve para verificar se a corrente está em bom estado e se sua lubrificação está atualizada, assim como as condições da bateria.
Cuidado redobrado ao frear
Durante a pilotagem da moto, o motociclista sempre deve prestar atenção no momento de frenagem, que, em alguns casos, pode ser propício a causar acidentes. Por exemplo, se a moto estiver em alta velocidade, uma freada brusca pode fazer com que ela perca o equilíbrio e derrape, o que pode causar acidentes sérios ao motociclista e outras pessoas.
A dica de ouro sobre frenagem é sempre utilizar as manetes e o pedal na manobra. Quando se freia, o peso da moto cai sobre a roda da frente, sendo que há o risco do motociclista perder o controle do veículo. Se for acionado somente o freio da frente, a moto acaba ficando sem aderência na parte traseira.
Neste aspecto, também é importante lembrar-se de sempre manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. Se estiver “colado” nele e ele frear bruscamente, o motociclista não terá tempo de reação necessário para impedir a colisão. Assim, manter uma boa distância é capaz de evitar acidentes e salvar vidas.
Respeite a sinalização
No trânsito, uma regra válida para todos — não só motoristas, mas também pedestres e ciclistas — é respeitar a sinalização. Isso inclui parar quando o semáforo estiver vermelho, não cortar cruzamentos, ultrapassar veículos somente pela esquerda, observar as preferências e obedecer às placas de “pare”.
Adotar esse conselho é fundamental para evitar acidentes. Em 2018, o Ministério dos Transportes realizou um estudo de Segurança nas Rodovias Federais que apontou que 53,7% dos acidentes acontecem por negligência humana ou imprudência. Ou seja, a falta de atenção e o desrespeito às leis podem causar acidentes fatais. Quando se respeita a sinalização, as chances desses acidentes ocorrerem diminuem drasticamente, além de evitar multas.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;