Entenda qual é a recomendação dos especialistas e os riscos de ingerir bebidas alcóolicas durante a gestação.
Com a gestação, vêm também grandes responsabilidades e restrições. Alguns hábitos precisam ser mudados para garantir a saúde do bebê e da mamãe. E uma dessas orientações é parar de consumir bebidas alcoólicas.
Algumas gestantes recorrem à cerveja sem álcool. Será que escolher cerveja sem álcool entre as marcas de cerveja é uma opção segura? Primeiramente, precisamos considerar que, independentemente do tipo de cerveja, a maioria tem uma porcentagem de álcool em sua composição.
Por isso, se você está em dúvida, neste artigo, vamos te ajudar a entender quais são os impactos da bebida alcoólica para o seu bebê e a sua saúde durante a gestação, bem como a recomendação dos especialistas. Boa leitura!
Gestação e álcool: opostos que não se misturam!
A bebida pode trazer graves consequências para a gestação. Por isso, especialistas recomendam não ingerir bebidas alcoólicas na gravidez. Sua ingestão nesse período pode levar o feto a desenvolver a síndrome fetal alcoólica, que pode causar:
modificações do tubo neural do embrião em formação;
alterações na formação dos tecidos muscular e ósseo;
alterações do sistema neurológico, incluindo modificações na mielinização e desenvolvimento do nervo óptico;
anomalias nos sistemas digestório e respiratório;
diminuição da oferta de oxigênio e nutrientes para o bebê em formação;
baixo peso ao nascer;
atrasos na fala;
comportamento hiperativo;
crescimento retardado;
morte fetal.
E os riscos não param por aí: as gestantes também podem ser afetadas pelo consumo de etanol durante a gravidez, correndo maior risco de intercorrências perinatais, descolamento de placenta, hemorragias, aborto espontâneo, redução da produção de leite materno e de desenvolver doenças cardiopulmonares.
Grávidas podem beber cerveja sem álcool?
Geralmente, as cervejas que se intitulam sem álcool possuem uma pequena quantidade (0,5%) de álcool em sua composição. No entanto, a orientação médica é a de evitar até mesmo essas pequenas quantidades.
A área médica ainda não tem pesquisas suficientes que indiquem os riscos de consumir cerveja sem álcool durante a gravidez e a lactação. E alguns estudos revelam que essas bebidas podem apresentar um nível mais alto de etanol do que o indicado no rótulo da embalagem, podendo chegar a 1,8% de teor alcoólico, o que já é considerado muito arriscado para a formação fetal.
O que se sabe hoje é que o álcool é contraindicado durante a gestação e a amamentação em qualquer fase, pois não existe dose de bebida alcoólica segura para o feto.
As bebidas alcoólicas podem ser substituídas na gravidez por coquetéis refrescantes e drinks sem álcool, além de água com gás, limão e hortelã. Nesses momentos, a criatividade pode ajudar!
Cuidados essenciais na gestação
Além do álcool, a gestante e a lactante precisam evitar o consumo de drogas e cigarros, seguindo as orientações médicas para o período. Por isso, fazer o acompanhamento pré-natal é tão importante para a saúde tanto da mãe quanto do bebê.
Esse acompanhamento visa a assegurar uma gestação segura desde o início até o parto, ajudando a mamãe com orientações corretas em relação à alimentação, às atividades físicas e aos medicamentos adequados de acordo com cada fase, como por exemplo, o ácido fólico.
As gestantes também precisam evitar comidas cruas ou malpassadas, pois o risco de contaminação é maior, já que esses alimentos podem ter bactérias, toxinas e outros microrganismos, como o transmissor da toxoplasmose.
Outro ponto importante é evitar bebidas adoçadas, como refrigerantes, sucos de caixinhas e alimentos ultraprocessados em excesso, como embutidos, hambúrgueres, bolachas, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;