Ambas as opções ganharam popularidade; saiba qual é a mais adequada.
Conforme a concorrência bancária aumentou no Brasil, os cartões de crédito passaram a oferecer cada vez mais benefícios aos clientes. Nesse sentido, os benefícios mais comuns do mercado são o acúmulo de milhas e o cashback nas compras em cartão de crédito.
Muitos usuários se perguntam qual é a melhor opção: receber cashback ou milhas. Quem gosta de viajar e pegar passagens com preços mais atrativos tende a escolher um cartão por milhas, mas quem deseja economizar nas compras pode escolher o cashback e seus benefícios.
Em outras palavras, não existe uma opção universalmente certa, já que cada pessoa terá a sua preferência na hora de escolher o cartão. Se você está em dúvida, confira abaixo as particularidades de cada cartão e saiba quais as vantagens de cada um deles.
Cashback
O termo cashback significa “dinheiro de volta” em inglês, já que essa modalidade de cartão devolve parte do valor das compras realizadas. Cada vez que o usuário realiza uma compra, ele recebe um valor de volta, como se fosse um desconto.
De maneira geral, os bancos digitais são os que mais adotam o cashback como um benefício para os clientes. Para isso, o banco devolve, em dinheiro, um pequeno percentual do valor de cada conta que o cliente realiza.
Esse percentual geralmente oscila entre 0,2% e 1%, de acordo com o tipo de cartão que o cliente possui. Por exemplo, se o cartão oferece cashback de 1%, significa que se o cliente fizer uma compra de R$ 100, ele recebe R$ 1,00 de volta como cashback.
De maneira geral, os bancos entregam esse cashback direto na conta do cliente. A maioria dos bancos demora entre 30 e 60 dias após o recebimento do produto para entregar o dinheiro do cashback. No entanto, alguns bancos digitais devolvem esse cashback ao cliente por meio de investimento, em um fundo específico para esse fim.
Além do cashback tradicional, esses cartões costumam oferecer parcerias com algumas empresas para dar cashback maiores nas compras. Eles fazem parcerias com supermercados, farmácias e outros estabelecimentos e podem oferecer um cashback turbinado, que pode chegar até 30%.
De maneira geral, o cartão com cashback é mais indicado para quem não tem interesse em viajar, mas quer ter mais economia nas compras e oportunidades de ganhar mais dinheiro de volta. Além disso, esses cartões normalmente não exigem uma renda mínima alta nem cobram anuidade.
Milhas
Já os cartões com milhas são os mais conhecidos do mercado, visto que operam há muito mais tempo. Seu funcionamento é simples e similar ao cashback: a cada compra realizada, o cartão dá uma quantidade de pontos ou milhas aos clientes.
Geralmente, o cartão faz o cálculo dos pontos com base na quantidade de dólares gasta, e não em reais. Mas alguns cartões, especialmente os nacionais, já fazem o cálculo baseado na moeda brasileira.
Assim como nos cartões com cashback, os cartões de milhas oferecem mais pontos conforme o tipo. Cartões de nível maior oferecem mais pontos por dólares do que os cartões mais básicos.
O cliente pode acumular esses pontos e trocá-los por passagens aéreas, viajando mais pagando menos ou até viajando de graça. Além disso, o cliente também pode trocar os pontos por diárias de hotéis, aluguel de carros e outros benefícios de viagem.
No entanto, a maior parte desses cartões ainda exige uma renda mínima e cobram anuidades elevadas para oferecer esses benefícios. Portanto, eles são mais recomendados para clientes que querem aproveitar os benefícios de viagens e possuem um nível mais elevado de renda para arcar com os custos.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;