Escolha das tintas deve considerar o tipo de material e o local em que será pintado
Trazer cor para o ambiente, renovar um espaço, disfarçar imperfeições e deixar tudo mais bonito. Esses são alguns dos diversos benefícios encontrados na pintura com tintas – seja de locais, seja de peças e artesanatos.
No entanto, é importante frisar que, no mercado atual, existe uma grande variedade que abrange não somente cores e acabamentos, mas principalmente os tipos de tintas existentes, como a tinta esmalte e a tinta acrílica.
Conhecer cada uma delas faz com que você compreenda melhor qual opção escolher de acordo com a sua necessidade, garantindo mais durabilidade, beleza e uniformidade ao projeto.
Quais os principais tipos de tinta?
Acrílica
A tinta acrílica é considerada uma opção superversátil que pode ser usada até mesmo em ambientes úmidos, como banheiro ou área externa. Ela tem uma boa durabilidade e é destinada à aplicação em alvenaria. É também resistente à água, desbotamento e rachaduras.
Além de todos esses benefícios, a tinta acrílica é feita à base de água, sendo uma opção mais sustentável e oferecendo uma aplicação mais fácil e secagem mais rápida. Esse tipo de tinta conta com uma variedade de acabamentos — acetinado, semi-brilho e fosco.
Epóxi
Para a pintura de ambientes úmidos que precisam ser lavados constantemente, tais como banheiro e cozinha, a alternativa ideal é a tinta epóxi. Inclusive, ela é indicada para aplicação em azulejos e pisos, caso você queira inovar o ambiente sem trocar o revestimento original.
O acabamento da tinta epóxi vai variar conforme a opção oferecida pelos fabricantes, podendo ter opções com acabamento fosco, acetinado e brilhante. A tinta epóxi pode ser encontrada tanto em versões à base de solvente quanto em versões à base de água. Tintas à base de água são mais sustentáveis, fáceis de aplicar, secam mais rápido e não deixam cheiro após a aplicação, além de serem uma opção resistente, durável, aderente e com higienização prática.
Esmalte
Já em se tratando de pintura de madeira e metal, a exemplo de janelas, portas e móveis, a tinta esmalte é a indicação, até porque ela oferece um acabamento liso, brilhante e durável. Na hora de comprar, prefira a versão à base de água.
Hoje em dia, as tintas à base de água são tão resistentes quanto às tintas base solvente e possuem mais vantagens. Esmaltes a base de água possuem menos cheiro e secagem mais rápida que a versão à base de solvente, já que esta tem um forte odor, amarela com facilidade, além de ter a secagem bem mais lenta.
Látex
Ela é feita à base de Acetato de Polivinila (PVA) e, já foi uma das tintas mais usadas na pintura de paredes, tendo o uso recomendado para ambientes internos. A tinta látex também tem água em sua composição e oferece uma secagem mais ligeira, apesar de hoje em dia ser mais comum se usar a tinta acrílica no lugar da tinta látex
Outro ponto positivo é o cheiro, já que a tinta látex tem baixo odor. Para a limpeza, basta usar um pano umedecido na água com detergente neutro. Lembre-se de fazer isso com certo cuidado, já que ela pode acabar descascando com o excesso de esfregões ou até mesmo com o uso de produtos de limpeza abrasivos.
Tinta spray
Uma versão mais moderna, a tinta spray é ótima para pintar tanto peças metálicas e de plástico quanto móveis e projetos artesanais. A praticidade também é uma característica notável nesse tipo de tinta.
A tinta spray, além de ter uma secagem super-rápida, pode ser encontrada em diferentes cores, que vão do branco ao neon, e acabamentos, tais como fosco, metálico e brilhante, sendo ótimas opções para trabalhos artísticos e criativos.
Tinta a óleo
Quando se trata de pintura artística de quadros e peças de madeira e MDF, a tinta a óleo é uma das mais usadas. Basta dizer que obras renomadas como O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, e Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foram feitas com esse tipo de tinta.
O diferencial está no acabamento mais brilhante e na vivacidade das cores. No entanto, a secagem desse tipo de tinta é bem mais vagarosa, podendo durar de dias até semanas para ficar pronta.
Por isso, para pintar superfícies de madeiras e metais, opte pela tinta esmalte a base de água, que possui fabricantes com opções de secagem em até 30 minutos ao toque, com fácil aplicação e que não deixam cheiro.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;