Como mensurar e otimizar o Marketing de Performance?

Como mensurar e otimizar o Marketing de Performance?

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Marketing de Performance é uma estratégia de marketing digital focada em resultados, e, por essa razão, as decisões precisam ser embasadas em dados constantemente acompanhados e testados.

Boa parte das empresas hoje em dia utilizam o marketing digital, afinal, os consumidores estão conectados o tempo todo, só que nem todas elas investem em marketing de performance.

Esse tipo de marketing tem como objetivo identificar se o investimento voltado para as mídias digitais está trazendo os resultados esperados pelo negócio. Ele faz uma análise detalhada para verificar o desempenho dos anúncios e suas métricas.

Quem aplica o marketing de performance utiliza ferramentas diferentes, bem como plataformas de marketing digital para acompanhar o desempenho das ações. É assim que a companhia fica sabendo de que maneira pode melhorar os resultados.

Isso é possível porque a organização identifica problemas em suas campanhas e consegue agir o quanto antes para resolvê-los. Mas essa estratégia só vai funcionar por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Este artigo vai explicar as principais métricas usadas para mensurar o marketing de performance, como definir os KPIs mais adequados, quais são as ferramentas recomendadas, como aplicá-lo e os benefícios da estratégia.

Métricas para mensurar o marketing de performance

Conforme falado anteriormente, o marketing de performance se baseia em métricas e indicadores para acompanhar o desempenho do investimento em marketing.

Existem algumas métricas que precisam ser utilizadas para mensurar o desempenho dessa prática, e entre as principais estão:

  • Impressões;

  • CTR;

  • CPC;

  • CAC;

  • ROI.

As impressões dizem respeito à quantidade de vezes que um anúncio apareceu para o usuário, e com base nessa quantidade, fica mais fácil determinar o alcance da estratégia.

Se um fornecedor de areia lavada média perceber que seu anúncio não está aparecendo para uma quantidade suficiente de pessoas, pode aumentar o valor do investimento ou ampliar o alcance da audiência, reduzindo as restrições.

 O CTR é a taxa de cliques e mostra quantos anúncios estão recebendo cliques, sendo um bom indicador para avaliar a qualidade dos anúncios. A métrica pode ser analisada por meio de um cálculo simples, sendo:

Número de cliques / número de impressões x 100 = CTR

Já o CPC mostra o custo por clique, que em outras palavras significa a média que a organização está gastando para cada clique em seu anúncio.

Isso é importante para que o negócio pague apenas pelas campanhas que estão recebendo cliques e não por sua exibição. É uma forma de entender quais anúncios, público e canais estão performando melhor.

O CPM é o custo por mil impressões e se refere ao que uma empresa paga cada vez que seu anúncio é exibido mil vezes. Um fornecedor de fertilizantes sintéticos pode utilizar essa métrica em suas campanhas nas redes sociais.

Quanto ao CAC, se refere ao custo de aquisição de clientes para mostrar o quanto a companhia gás para conquistar clientes novos. A métrica é usada para se ter uma noção da qualidade dos resultados trazidos por uma campanha.

Por fim, o ROI corresponde ao retorno sobre os investimentos, sendo fundamental para verificar os lucros trazidos por uma campanha.

Como definir os KPIs adequados

A organização precisa saber como definir os KPIs adequados, pois dessa forma vai acompanhar o marketing de performance com mais facilidade.

Para defini-los, é interessante utilizar a metodologia SMART, um acrônimo para metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

As metas específicas ajudam a atingir o resultado, garantindo que todos os envolvidos consigam ter um entendimento específico e compreensível sobre a meta, e com isso realizem as ações necessárias para alcançar os resultados.

As métricas também precisam ser mensuráveis para que os profissionais acompanhem o progresso, saibam qual é o resultado esperado e o tempo necessário para chegar até ele.

A definição dos KPIs também depende de metas relevantes, assim um buffet para casamentos vai fazer com que todos os envolvidos se sintam mais motivados para alcançá-las.

Por fim, metas temporais possuem um prazo para serem cumpridas, pois caso contrário, podem simplesmente deixar de ser realizadas.

Ferramentas de marketing de performance

Também existem algumas ferramentas recomendadas para mensurar e monitorar o desempenho do marketing de performance, e entre elas estão:

Hubspot

Esta ferramenta é voltada para a gestão de relacionamento com os clientes, que ajuda a alcançar os consumidores, ampliar as vendas e compreender o comportamento das pessoas.

Também conta com um portfólio de cursos e treinamentos para utilizá-la, recursos para e-mail marketing, formulários e landing page, e a empresa ainda consegue fazer um chat ao vivo com os consumidores.

Também possui uma boa capacidade de analytics, trazendo informações completas sobre o desempenho da campanha e de que maneira melhorá-la.

Yesware

Essa plataforma conta com um conjunto de ferramentas essenciais para que qualquer negócio consiga engajar os consumidores. Pode ser acionada por meio do Outlook ou Gmail, pois isso economiza tempo e ajuda a converter mais consumidores.

Com ela, um fabricante de rufos de alumínio consegue personalizar as interações com seus clientes, entrar em contato com os prospects e marcar reuniões.

Databox

Esta é uma excelente ferramenta de analytics, pois facilita a análise de dados para toda a equipe de marketing. Com ela, fica mais fácil compreender o desempenho dos produtos e páginas e as melhorias que precisam ser realizadas.

Ajuda a retirar os indicadores-chave de desempenho de várias ferramentas, como Adobe Analytics e até dos perfis nas redes sociais.

Se a empresa quiser, pode desenvolver dashboards personalizados por conta própria, o que facilita ainda mais o monitoramento e as melhorias na performance das campanhas.

Como aplicar o marketing de performance

Para aplicar o marketing de performance, uma empresa especializada em restauração de piso de concreto deve, primeiramente, definir um objetivo.

Pode ser que ela queira reduzir o custo por clique, melhorar a quantidade de leads gerados, aumentar a taxa de cliques, entre outras possibilidades, desde que faça sentido para o planejamento estratégico.

Depois é o momento de definir as métricas para conquistar o objetivo proposto, dentro de determinado período. Em seguida, é um momento de analisar e relacionar a presença da marca nos ambientes digitais com o objetivo esperado.

Isso ajuda a definir quais canais de comunicação podem ser usados, além de ser necessário considerar o perfil e o comportamento da persona para saber se ela está presente nessas plataformas.

Considerar o orçamento também é fundamental, estabelecendo o máximo que pode ser gasto em cada clique ou na geração de leads. Para a empresa, isso é importante porque evita passar do valor determinado para um canal ou campanha.

Por fim, um fabricante de janelas automáticas também deve mensurar os resultados periodicamente, definindo os números que serão analisados todos os dias e aqueles que serão analisados semanalmente.

Vale a pena elaborar relatórios mensais, trimestrais e anuais para ter uma visão mais completa sobre o retorno dos investimentos.

Benefícios do marketing de performance

O marketing de performance traz muitos benefícios para a empresa, e um deles é uma melhora considerável um retorno sobre os investimentos.

Uma vez que a empresa faz as melhores escolhas, também vai gastar menos com suas ações, mesmo alcançando resultados melhores.

Ao conseguir mais resultados com menos investimentos, os lucros também aumentam. Isso acontece porque a empresa passa a otimizar suas campanhas e resolve problemas relacionados aos custos e possibilidades de lucro.

As grandes organizações, como um fabricante de pergolado com chapa de policarbonato, conseguem aumentar seus lucros, mas isso é melhor ainda quando acontece com os pequenos e médios negócios.

Eles conseguem aumentar os investimentos em marketing de maneira certeira, o que aumenta o valor da equipe e os resultados sem precisar prejudicar outros recursos.

Também fica muito mais fácil calcular o custo de aquisição de clientes e do retorno sobre os investimentos. Isso porque a partir do momento em que as estratégias usadas se tornam mais eficientes, a marca consegue ampliar a atuação das mais efetivas.

Ao contrário do que acontece com os canais de marketing tradicional, a companhia consegue saber quais são os resultados parciais das ações planejadas, eliminando erros logo no início.

Por fim, para uma clínica de estética especializada em implante capilar nas entradas, o marketing de performance é uma forma de otimizar as campanhas e páginas.



Ela vai analisar constantemente se o desempenho do site é interessante, e com as informações obtidas, saber quais páginas são mais visitadas. Essa observação ajuda a replicar as mesmas estratégias em outras páginas e ações.

Considerações finais

O marketing de performance é uma estratégia que consegue se adequar perfeitamente às necessidades da empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

É uma maneira inteligente de descobrir as opções que podem ser mais interessantes para a organização e saber qual é o primeiro passo.

Com as ferramentas certas, a companhia descobre o que precisa fazer, sem assumir um compromisso de investimento.

Basta encontrar o recurso mais apropriado para a realidade e as necessidades do negócio, para aproveitar todo o potencial do marketing de performance. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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