Ter peças atemporais é uma forma de contribuir com a sustentabilidade e apostar no conforto
O mundo da moda está o tempo todo apresentando novidades. São novos modelos de calçados, calças, camisetas, casacos ou vestidos. O que muitas pessoas se esquecem é o fato de a moda ser cíclica, ou seja, muitas coisas deixadas de lado em uma época voltam com tudo na outra.
Se você focar apenas nas novidades, corre o risco de criar um guarda-roupa descartável, que precisa ser atualizado todos os anos, tanto que, em uma ideia mais sustentável, o conceito de moda atemporal se firmou para combater o consumismo. E como aderir a ele? Confira as dicas!
Opte por calçados básicos
Os calçados básicos, sem muitos detalhes diferentes, são ótimos para manter no guarda-roupa por muito tempo. Quando se fala em tênis, fuja das modinhas dos modelos com nome de bandas da época e se gosta de algo mais colorido, que tal investir em um All Star?
Agora se envolve sandálias, as de cores neutras são muito bem-vindas, então, preto e marrom não podem faltar na sua sapateira. Isso quer dizer que está proibido investir nos calçados mais chamativos? Não. Você pode apenas trocar as cores da moda por pedrarias e strass, os quais são muito bonitos e elegantes.
Aposte nas tonalidades neutras
Algo facilmente observado nas passarelas são as cores do ano. No entanto, como já diz o próprio nome, no ano seguinte estarão obsoletas e você terá uma peça sem uso. Você pode até comprar algo com os tons em alta, mas prefira algo mais simples, como uma camiseta.
No mais, em calças, calçados, casacos e vestidos, o indicado é investir nas cores neutras ou puxadas para tons terrosos. Ou seja, não precisa restringir seu armário exclusivamente ao preto e branco. O objetivo é conseguir combinar aquele modelo com outros itens e usar até cansar.
Prefira as peças duráveis
Peças duráveis e com modelagem neste estilo fazem parte do conceito de moda atemporal. Elas contam com costuras mais firmes e tecidos difíceis de estragar, exatamente para você poder usar mais vezes. Quando for às compras, preste atenção ao tecido e à costura da peça.
Veja se é algo fácil de rasgar ou se pode te acompanhar em todas as ocasiões. Se a resposta for sim, para o segundo caso, pode levar para casa sem pensar duas vezes. O objetivo aqui é focar no conforto, então, evite aquelas roupas mais coladas no corpo. Um dos pilares da moda sustentável é exatamente este, se sentir confortável.
Tenha um bom jeans
Se tem algo que nunca sai de moda é o jeans. O que muda é o caimento, a lavagem e os detalhes da peça, mas se você sair com um modelo mais antigo, ninguém vai te julgar, afinal é uma calça ou casaco jeans.
Você pode ter em casa aqueles modelos mais modernos, com rasgos, strass e correntes, mas nunca ignore um bom jeans básico, com a lavagem tradicional. Além disso, o cós alto é muito bem-vindo. Vale comentar que o jeans é muito fácil de combinar com outras peças, então, tenha ao menos um no armário!
Invista nas peças-chave
Peças-chave também são conhecidas como peças curinga. Sua função é se encaixar nos mais variados looks e combinar com quase tudo o que você tem em casa. Aqui entram os cortes básicos e as cores neutras, afinal, uma camiseta básica pode facilmente transitar de look para sair a outra de ficar em casa.
A camisa branca e o vestido preto são outros exemplos de peças com essa ideia. Se você souber caprichar nos acessórios, um mesmo vestido pode te acompanhar em muitas saídas e ninguém vai notar que você repetiu a roupa.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;