Você sabe o significado do nome destes bairros de SP?

Você sabe o significado do nome destes bairros de SP?

6 10 99
Você sabe o significado do nome destes bairros de SP? 10 6 99



Muitos têm questões históricas envolvidas, além de palavras em tupi usadas para se referir à região


Ao se mudar para São Paulo, você irá encontrar vários bairros com nomes diferentes, como Tatuapé, Ibirapuera, Bixiga, dentre muitos outros. Apesar disso, se você escolher morar na Freguesia do Ó, também ficará curioso para saber o porquê do bairro ter esse nome.


A verdade é que cada canto de SP tem uma história para contar, inclusive, alguns bairros foram nomeados assim devido aos parques e praças ali existentes. 


Você sabe o que significam os nomes de determinados bairros paulistas? Mesmo que esteja apenas pesquisando uma nova região para morar, mate sua curiosidade com a listinha abaixo!

Bixiga

Existem três teorias sobre o nome do bairro. A primeira e mais divulgada é que seria uma homenagem a Antônio Bexiga, dono de uma estalagem na região onde atualmente é o bairro. 


A segunda tem um tom pejorativo, relacionado com quem tinha varíola e ficava na região, a doença era chamada de bexiga. Já a terceira teoria é que o nome deriva de um matadouro que vendia bexigas.

Riviera Paulista

Riviera é um termo que vem de região costeira, tanto que é usado na França e na Itália e a Riviera Francesa (ou a italiana) provavelmente serviu de inspiração para o nome do bairro paulista.


São Paulo não tem uma região costeira, porém, os imigrantes que frequentavam o local na época viram semelhanças com as terras europeias e aí o nome ficou, provavelmente uma homenagem ao velho continente.

Freguesia do Ó

Manoel Preto, um bandeirante, em 1550, escolheu a região para construir a sede de sua fazenda. Ele construiu uma capela para Nossa Senhora da Esperança, santa da qual era devoto.


Durante as novenas, as antífonas sempre começam com Ó, o que fez a santa ficar conhecida como Nossa Senhora do Ó. Futuramente, em homenagem à santa, o bairro recebeu o nome de Freguesia do Ó.

Aclimação

Tudo começou com o Parque da Aclimação, localizado no bairro de mesmo nome, lá no século XX, que foi nomeado em homenagem ao Jardin d’Acclimatation, na França. 


O espaço é bem diferente do jardim francês e no século passado era usado por Carlos Botelho para lazer, adaptação do gado e pesquisas. Um tempo depois a região ganhou o mesmo nome do parque.

Tatuapé

Brás Cubas, um bandeirante em expedição no ano de 1560, chegou na região e encontrou o Rio Tatuapé. O nome é indígena e quer dizer caminho do tatu. Ele seguiu o curso do rio até a foz e encontrou o Rio Tietê, onde decidiu se instalar.


Assim, a origem do nome do bairro vem do Rio Tatuapé e da linguagem indígena, ainda trazendo o mesmo significado.

Ibirapuera

A região nobre de São Paulo é bastante conhecida pelo parque de mesmo nome. No entanto, a palavra ibirapuera vem do tupi e quer dizer “árvores podres e velhas”. Essa característica das árvores era muito comum na região, por causa dos alagamentos.


A solução para a área não viver constantemente alagada e chegar ao que é hoje foi encontrada por Manequinho Lopes, em 1920, quando foi criado o Parque Ibirapuera. A ideia era simples: cultivar plantas que diminuiriam a umidade do terreno e, consequentemente, o número de árvores podres e velhas. 

Liberdade

A região histórica recebeu este nome por causa da Praça da Liberdade. No entanto, a história da praça e da nomenclatura não é tão bonita. No século XIX, o espaço era conhecido como Largo da Forca, onde eram executados escravos e criminosos.


Após a renúncia de Dom Pedro I, a forca localizada na praça foi substituída por um chafariz e, por ter fama de libertadora, a praça passou a ser chamada de Liberdade. Posteriormente, o bairro também foi chamado assim.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top