Estratégias digitais: como conquistar seu público?

Estratégias digitais: como conquistar seu público?

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As estratégias digitais costumam ser entendidas como meras iniciativas de marketing que as empresas utilizam para alcançar seus clientes e potenciais clientes pela internet.

Entretanto, são ações que funcionam por meio de canais e formatos de comunicação que atraem e geram impactos nas pessoas, de modo que elas conheçam uma marca e entrem em contato com ela para comprar seus produtos e serviços.

Na hora de elaborar uma estratégia digital, é necessário planejar com foco em maximizar os benefícios comerciais, usando para isso o banco de dados e iniciativas que se baseiam em tecnologia.

Para que essas ações alcancem o sucesso, a companhia precisa trabalhar com um time multidisciplinar, que vai desde a liderança executiva, passando pelas equipes de marketing e tecnologia da informação.

Para que todos os setores possam trabalhar juntos, é necessário usar ferramentas específicas também para garantir uma experiência forte, diferenciada e consistente para o cliente.

Mas o primeiro passo para que as estratégias digitais sejam realmente eficientes é compreender alguns aspectos desse processo.

O negócio deve saber como atrair clientes no marketing digital, quais são as principais estratégias, como atrair o público-alvo, identificar o que é bom para atrair clientes e como conquistar essas pessoas por meio das redes sociais.

Público no marketing digital: como atraí-lo?

Para atrair clientes por meio do marketing digital, a empresa precisa investir em algumas estratégias específicas, como:

  • Criar campanhas nas redes sociais;

  • Investir em Inbound Marketing;

  • Investir em Outbound Marketing;

  • Criar um site responsivo.

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade porque ajuda a atrair clientes. Elas oferecem um tipo de propaganda paga com valores variáveis, o que depende muito da performance do público.

Uma empresa de aluguel máquina de criofrequência vai definir o preço de seu anúncio a partir do número de vezes que ele foi clicado ou pela quantidade de leads que gerou.

Por essa razão, as campanhas de performance precisam ser muito segmentadas. Também é muito importante investir em Inbound Marketing porque ele reúne estratégias baseadas em conteúdos voltados para o público-alvo.

Isso é importante porque a companhia precisa se comunicar com seu potencial cliente e criar um relacionamento com ele. Para alcançar esse propósito, várias estratégias podem ser trabalhadas no Inbound, como e-mail marketing.

Por outro lado, também é fundamental investir em outbound para buscar clientes de maneira ativa, usando para isso anúncios pagos. Mas eles dependem de parâmetros relacionados às características do cliente para escolher o melhor tipo de ação.

Por fim, ter um site responsivo é necessário para que as pessoas possam visitá-lo usando qualquer tipo de dispositivo. Hoje em dia, os consumidores usam o celular para acessar a internet e fazer pesquisas sobre produtos e serviços.

Se alguém está procurando camiseta para estampar atacado, precisa encontrar sites que consiga acessar pelo celular, caso contrário, vai recorrer ao concorrente.

Principais estratégias digitais

A empresa precisa ter conhecimento sobre as principais estratégias digitais, ou seja, aquelas que não podem ser descartadas do planejamento.

Uma delas é o marketing de conteúdo que tem como objetivo educar o público-alvo de maneira personalizada. A empresa vai criar materiais em diferentes formatos, como textos e vídeos, sobre assuntos relevantes para as pessoas que quer impactar.

O SEO (Search Engine Optimization) é outra estratégia muito procurada porque ajuda os negócios a serem encontrados facilmente pelos buscadores, como o Google.

Ele forma um conjunto de otimizações que são feitas nas páginas e nos conteúdos, por meio de várias estratégias, como uso de palavras-chave. Trata-se de uma prática orgânica e fundamental para conquistar a confiança da audiência.

Outra ação muito importante são os anúncios no Google Ads, também conhecidos como links patrocinados. Eles aumentam as chances de conversão, depois aparecem no momento em que o usuário realiza uma pesquisa relacionada.

Um fabricante de filtros de óleo industriais também pode criar esses anúncios nas redes sociais, inclusive, elas também precisam fazer parte do planejamento de marketing.

A marca precisa estar presente nessas plataformas para engajar o público e se tornar cada vez mais popular entre os consumidores.

Público-alvo: atraindo-o

Muitos gestores e empreendedores se perguntam o que fazer para atrair o público-alvo, e várias ações ajudam nesse sentido.

Uma das mais importantes é criar um blog para a empresa, pois se trata de uma plataforma que consegue transformar usuários em clientes e clientes em verdadeiros fãs que vão ajudar a promover o negócio.

De acordo com pesquisas, 70% dos usuários gostam de descobrir mais sobre uma empresa por meio dos conteúdos em seu blog, ao invés de publicidade.

Marcar presença nas redes sociais vai ajudar a compartilhar os conteúdos publicados no blog, além de facilitar a comunicação com as pessoas. Só que não se deve criar um perfil em cada plataforma.

Uma empresa de motoboy tele entrega precisa escolher aquelas em que seu público está presente e compreender as particularidades de cada canal.

Por fim, também é interessante fazer marketing no YouTube, e isso está muito além de desenvolver estratégias de publicidade por essa mídia.

Na verdade, é interessante que a marca tenha seu próprio canal para divulgar conteúdos que são compatíveis com o perfil de seus potenciais clientes.

Os vídeos são boas estratégias porque são o conteúdo mais consumido na internet, portanto, são do agrado das pessoas e ajudam a atrair o público.

Atraindo consumidores

Outra coisa que as empresas precisam saber é o que é realmente bom para atrair clientes na internet. Uma das práticas mais utilizadas é desenvolver ações sazonais, ou seja, de acordo com a época do ano.

Por exemplo, uma empresa de vistoria veicular mais próximo pode investir em ações específicas para o fim do ano, Black Friday e começo do ano porque são épocas em que as pessoas costumam trocar de carro.

As redes sociais podem ser usadas para divulgar sorteios, brindes e descontos que ajudam a atrair os clientes. No caso de negócios mais estabelecidos no mercado, também é interessante realizar eventos presenciais.

Muitas marcas fazem parcerias com outras empresas que pertencem a um segmento complementar para atrair ainda mais clientes. É o caso, por exemplo, de uma academia que faz uma parceria com uma marca de roupas fitness.

Por fim, muitas organizações estão investindo em marketing de influência, fazendo parcerias com influenciadores digitais nas redes sociais, e esta é uma forma de atrair as pessoas nesses canais.

Nas redes sociais

As redes sociais merecem uma atenção especial porque são muito úteis na hora de atrair e conquistar clientes, e algumas estratégias usadas para isso são:

Focar no relacionamento

Um chaveiro urgente deve focar no relacionamento para atrair novos seguidores e mantê-los engajados. A marca precisa trabalhar uma comunicação compatível com o perfil de seu público e oferecer materiais relevantes para eles.

Quando fazem isso, conseguem atrair consumidores comprometidos e que realmente se interessam pelos produtos e serviços.

Usar boas imagens

As imagens podem fazer toda a diferença na hora de captar clientes nas redes sociais, isso porque quando o usuário visualiza uma foto de baixa qualidade, acaba perdendo o interesse em ler e compartilhar o conteúdo.

As imagens usadas pelas companhias precisam ser de alta qualidade e transmitir claramente a ideia do conteúdo. Dessa forma, também mostra que o material foi planejado com cuidado para os visitantes.

A marca vai conseguir engajar tanto uma pessoa que está procurando sobre fechamento de varanda preço m2 quanto aquela que deseja apenas saber um pouco mais sobre o serviço.

Conhecer as necessidades do público

A organização precisa saber o cliente que quer atingir, assim, vai conseguir apresentar soluções específicas para as pessoas. Saber com quem vai falar ajuda a aumentar o foco e direcionar melhor as ações.

Para uma churrascaria, não faz sentido, por exemplo, atrair pessoas veganas, pois elas não consomem carne e não estão interessadas no que a empresa oferece. Então o estabelecimento não deve falar sobre assuntos relacionados ao veganismo.

Interagir

As pessoas estão nas redes sociais para interagir, por isso, uma empresa de carenagem para mini quadriciclo deve estar sempre pronta para responder comentários e mensagens.

A interação ajuda a aproximar a marca dos usuários, faz com que as pessoas se sintam mais perto dela e estreita relacionamentos.

Considerações finais

As estratégias digitais são imprescindíveis hoje em dia porque as pessoas estão cada vez mais conectadas. A empresa precisa estar onde seu público está, caso contrário, pode ser simplesmente esquecida pelos consumidores.

Até mesmo as grandes marcas investem nos canais digitais porque sabem que vão encontrar seu público na internet e que seu público vai encontrá-las nos mesmos canais.

Mas não basta apenas criar um site e um perfil nas redes sociais, é fundamental saber como atrair as pessoas para conquistar um público fiel e realmente interessado nos produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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