O seguro de vida é aquele tipo de seguro que nós nunca desejamos usar, mas que todos precisamos ter. É algo extremamente importante a nível de prevenção, afinal, nós nunca sabemos o dia de amanhã, não é mesmo? Mas como funciona o seguro de vida?
Muitas pessoas ainda não sabem muito bem como funciona o seguro de vida ou ainda tem dúvidas em relação a sua importância.
Por isso, no nosso artigo de hoje, resolvemos trazer mais sobre esse tipo de seguro para você. Confira.
Como funciona o seguro de vida?
Quando falamos sobre seguro de vida, estamos falando sobre um seguro que vai cobrir mortes ou sobrevivência de uma ou de várias pessoas asseguradas.
Além disso, pode incluir algumas coberturas complementares, como o risco de invalidez ou acidente, por exemplo.
No seguro de vida que cobre o risco de morte, o segurador vai pagar ao beneficiário nomeado pela pessoa segura um capital, que já foi previamente acordado. E no caso do seguro de vida que cobre o risco de sobrevivência (seguro em caso de vida), se a pessoa segura se encontrar viva no final do contrato, o segurador vai ser obrigado a pagar ao beneficiário o capital acordado (no caso, esse beneficiário pode ser ainda a pessoa que fez o seguro).
Ou seja, podemos ver que há aquele seguro de vida onde a pessoa faz por precaução, pensando nas pessoas próximas, e que se acontecer algo no momento que ele está pagando isso, as pessoas seguradas previamente recebem (no caso, o valor total pré-acordado é divido por todas as pessoas que estão no contrato).
E há os casos em que a pessoa pode ir pagando um seguro de vida por um determinado tempo, e se no final desse contrato nada ter acontecido, esse dinheiro vai para ela.
Há também a opção de fazer um seguro de vida em grupo ou de forma individual. Geralmente, a primeira opção garante um melhor valor. Pronto, agora você já sabe como funciona o seguro de vida.
E por que ter um seguro de vida?
Quando se é uma pessoa solteira que não tem ninguém que dependa de você para nada, se torna mesmo desnecessário a contratação de um seguro de vida, por exemplo.
Mas quando temos esposa (o), filhos ou mesmo pais que dependem de nós de forma financeira, se torna algo importante, e que deve ser levado em conta.
O seguro vai deixar as pessoas que você ama amparadas no quesito das finanças em caso de acidente, invalidez ou mesmo morte. Basicamente, o seguro vai funcionar como uma forma de “substituir” aquela renda ou salário da pessoa que contratou os serviços.
Por isso, quem tem compromissos financeiros tem uma razão bem forte para fazer um seguro de vida. Alguns bancos podem exigir até mesmo que você tenha um seguro na hora de permitir a contratação de um empréstimo, por exemplo.
E os bancos que não exigem, podem diminuir a taxa de juros do valor total caso você comprove que tem um seguro. Na compra de imóveis a mesma coisa, muitos bancos costumam exigir um seguro de vida temporário, e que seja renovável até o final do financiamento da casa.
Como fazer o seguro de vida?
Agora que já entendeu como funciona o seguro de vida, quer saber como contratá-lo? Em suma, assim como qualquer seguro, esse daqui também precisa ser pensado e pesquisado. É preciso analisar as taxas, condições, entre outras coisas. Essa é uma tarefa essencial para fazer a melhor escolha para você, e consequentemente, para sua família.
Na hora de fazer, além de tudo isso, você deve pensar quais elementos da família devem ser segurados, e também ter atenção no que está coberto ou não no seguro de vida.
Com certeza essa é uma parte bem importante, já que nem tudo faz parte da cobertura. Por exemplo, o seguro não vai cobrir caso a pessoa o tenha contratado já com alguma doença prévia, ou se a pessoa faz esportes radicais, corridas de alta velocidade, entre outras coisas.
Em suma, nesses casos, é fundamental que a empresa se preocupe com a saúde ocupacional dos funcionários e garanta um seguro de vida. Assim, a pessoa não precisa correr atrás de um por si mesmo. Também é muito importante analisar todas as condições da apólice, procurando sempre as taxas conforme os anos forem passando e seus filhos tiverem maiores.
Como citamos, é o tipo de coisa que nunca queremos usar, mas que mostra o nosso cuidado com a família e com aqueles que amamos caso algo aconteça.
Acredito que agora você já saiba tudo como funciona o seguro de vida. Qualquer dúvida, é só chamar.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;