Os principais vestibulares vigentes no Brasil são a porta de entrada para as maiores universidades e institutos de educação do país.
E claro, como não poderia deixar de ser, muitos pais sonham que seus filhos alcancem uma vaga nessas instituições.
Por outro lado, muitos jovens estudantes têm como objetivo de vida se tornar aluno de uma universidade renomada que baseie a sua vida acadêmica com qualidade.
Nos tópicos abaixo apresentamos os principais vestibulares do Brasil e explicamos resumidamente o seu funcionamento. Entender esses processos é fundamental.
Continue lendo!
ENEM
O primeiro item da nossa lista é o famoso e temido ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi criado em 1998 e tem evoluído bastante desde então.
Quando foi criado, o ENEM tinha como objetivo apenas medir a qualidade do Ensino Médio praticado no Brasil.
Contudo, hoje em dia o exame é a única porta de entrada para diversas grandes universidades brasileiras, como a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), por exemplo.
O ENEM é dividido em quatro provas de 45 questões cada e uma prova discursiva (redação). Cada uma das provas foca em uma área específica do conhecimento e a redação tem um tema pré-determinado pela banca examinadora.
Já a aplicação do exame é feita em dois dias. Em um dia os vestibulandos recebem um caderno de questões contendo duas das quatro provas.
Nesse sentido, no outro dia de aplicação as últimas duas provas são disponibilizadas em outro caderno juntamente com a redação.
Por ser a porta de entrada para a maioria das faculdades na atualidade e ser um exame bastante desgastante, é recomendado que o aluno antes de fazer a prova do ENEM, se prepare por meio de simulados e provas de concursos anteriores.
Para avaliar os candidatos, o MEC (Ministério da Educação), que é responsável pela aplicação do ENEM, usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que visa aferir o conhecimento dos estudantes e não apenas quantas questões acertaram.
A avaliação da redação segue os conceitos básicos de avaliação de textos dissertativos-argumentativos.
Fuvest (USP)
O vestibular da Fuvest, que dá acesso à USP (Universidade de São Paulo), é mais um dos principais vestibulares do país.
Essa prova, que é também considerada a mais concorrida e tradicional do Brasil, conta com um formato clássico, com as disciplinas sendo apresentadas em blocos de questões bem definidas.
Ao todo, são duas fases de aplicação da prova. Na primeira, os estudantes têm 5 horas para responder 90 questões de múltipla escolha.
Já na segunda fase, os candidatos têm que responder a 10 questões de português, realizar uma prova discursiva (redação) e a responder a outras 12 questões divididas entre 2 e 4 disciplinas escolhidas previamente.
Unicamp
A Unicamp (Universidade de Campinas), também tem um dos mais conceituados vestibulares de todo o país.
Esse vestibular também é dividido em duas etapas. A primeira consiste em uma prova de múltipla escolha que contém 90 questões e é dividida da seguinte forma:
Português e Literatura (13);
Matemática (13);
História (9);
Geografia (9);
Química (9);
Biologia (9);
Física (9);
Inglês (7);
Questões interdisciplinares (12).
Já a segunda fase do vestibular da Unicamp, que é a mais temida pelos candidatos, consiste de 3 dias consecutivos de provas dissertativas.
No primeiro dia, os estudantes precisam responder a questões de Português, Literatura e Redação. No segundo, são cobrados conteúdos de História, Geografia e Matemática. Por fim, as pessoas precisam falar sobre Física, Química e Biologia.
O objetivo dessa segunda fase da Unicamp é medir a capacidade de interpretação de texto dos vestibulandos.
Unesp
O vestibular da Unesp, que também é um dos maiores do país, conta com duas etapas, igual a todos os outros apresentados nessa lista até agora.
Na primeira etapa, os vestibulandos precisam responder a uma prova de 90 questões de múltipla escolha dividida em 60 questões de Ciências Humanas e 30 de Ciências Exatas.
A última etapa do exame é divida em dois dias. No primeiro, os estudantes se deparam com uma prova que contém 12 questões de Ciências Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 24 perguntas.
Já no segundo dia da segunda etapa do vestibular da Unesp, os candidatos respondem a 12 questões sobre Linguagens e Códigos, Filosofia, Sociologia e Inglês. Além disso, é nesse dia, o último do vestibular, que os estudantes fazem a temida redação.
UFPR
Despontando como um dos principais vestibulares da região sul do Brasil, o exame da UFPR (Universidade Federal do Paraná) é extremamente concorrido e criterioso.
A exemplo de quase todos os outros vestibulares do país, este certame também é dividido em duas etapas.
Na primeira, os vestibulandos têm 5 horas e 30 minutos para responder 90 questões de múltipla escolha.
A segunda etapa do vestibular é composta por até duas avaliações diferentes. O diferencial aqui é que as provas são totalmente discursivas e escolhidas conforme o curso para o qual o estudante está concorrendo.
UFSC
O vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é o mais diferenciado da lista até aqui, contando com 3 etapas de avaliação.
Na etapa inicial, os estudantes precisam responder a 31 questões de Português, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia.
No segundo momento do vestibular, os candidatos têm que resolver 60 questões de Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Física e Química.
Por fim, os candidatos têm a sua interpretação de texto e dissertação avaliadas em uma prova de redação.
UERJ
O exame de ingresso na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) também pode ser considerado como um dos principais vestibulares do Brasil. Afinal, a concorrência para entrar nessa instituição é comparável com a vista em outras grandes universidades do sudeste.
Aqui, novamente o estudante precisará passar por duas etapas de avaliação. Na primeira prova, os assuntos são Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Para finalizar o vestibular, os candidatos precisam ser aprovados na primeira prova. Garantindo a aprovação, precisam então realizar 3 provas discursivas: uma redação e outros dois exames referentes ao curso escolhido.
UnB
O oitavo item da nossa lista é o vestibular da UnB, a reconhecida Universidade de Brasília.
Como primeiro e principal diferencial dessa instituição, está o fato de ela oferecer a chance de os candidatos realizarem o vestibular duas vezes por ano. Isso aumenta muito as chances de ingresso na universidade.
O exame é dividido em duas etapas, e, no primeiro dia, os candidatos realizam uma prova com questões de Língua Estrangeira, Linguagens e Ciências Sociais, além de uma redação. No segundo e último dia, é aplicada uma prova de Ciências da Natureza e Matemática.
Vale destacar que a cada questão respondida corretamente o aluno tem 2 pontos positivos, enquanto cada erro subtrai 2 pontos. As questões podem ser de múltima escolha, verdadeiro ou falso e dissertativas.
UPE
A UPE (Universidade de Pernambuco) é uma das maiores instituições educacionais do país e conta com um sistema de seleção igualmente relevante, o chamado SSA (Sistema Seriado de Avaliação).
Basicamente, o aluno que deseja ingressar na UPE deve fazer a sua inscrição no SSA já no primeiro ano do Ensino Médio. Ao final do ano letivo, o aluno passará pela primeira etapa da seleção e isso acontecerá consecutivamente no segundo e terceiro ano do EM.
Ao final do processo, o aluno precisa ainda fazer o ENEM, que terá a sua nota somada às notas dos exames seriados feitos nos anos anteriores. Se a média das notas for suficiente, o aluno poderá ingressar em um curso na UPE.
Vale destacar que para completar o SSA o aluno precisa se inscrever todos os anos, a cada etapa do processo. Cada inscrição gera uma taxa que precisa ser paga.
Institutos militares
Por fim, não poderíamos deixar de citar os exames para ingresso nos institutos militares, que também estão entre os principais vestibulares aplicados no Brasil.
Inclusive, o nível de dificuldade desses certames são comparados a algumas provas de concursos.
O motivo de tudo isso é que essas instituições, em especial o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), praticamente garantem o futuro dos jovens que ingressam.
Nesse sentido, os alunos aprovados vivem num formato de internato e dedicação exclusiva aos estudos. Para tanto, recebem uma remuneração. Ao final do curso escolhido, são reconhecidos como funcionários públicos ligados às forças armadas.
No que diz respeito aos vestibulares, os institutos militares têm um padrão para todas as instituições. São exames teóricos tradicionais, focados nas matérias do Ensino Médio e em métodos avaliativos consolidados.
Ao final de todo processo, os candidatos têm que passar ainda por uma avaliação médica, psicológica e física.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;