A produção da tecnologia bicombustível movimenta a indústria nacional. Conheça prós e contras
Adquirir um carro é, para muitos, a realização de um sonho. Quem está adquirindo pela primeira vez precisa ter atenção a uma série de detalhes que vão desde o design até a potência passando por, claro, tipo de motor.
É melhor investir em carro com motor a álcool ou gasolina? Nos últimos anos, porém, essa pergunta tem se tornado cada vez mais incomum. Afinal, é possível usar os dois combustíveis em um carro só — e até mesmo misturá-los.
Entenda o que é o motor flex, além de suas vantagens e desvantagens.
O que é um motor flex
É o motor que permite o uso tanto de álcool (etanol) quanto de gasolina. Flex vem justamente da flexibilidade do uso de combustíveis no mesmo carro.
Para que isso ocorra, o motor conta com sensores na injeção eletrônica que são capazes de identificar se o veículo foi abastecido com etanol ou gasolina, além da porcentagem de cada um deles no caso de mistura.
A tecnologia pode até parecer nova, mas está presente no Brasil desde 2003, com o lançamento do Volkswagen Gol. Atualmente, está presente na maior parte da produção industrial do país.
Mistura de combustíveis
No carro flex, álcool e gasolina podem ser misturadas em qualquer proporção. O motor é quem vai determinar a quantidade de combustível que deve ser injetada para uma queima completa.
Dias frios
Há quem acredite que o motor flex não funciona bem em climas frios. O máximo que pode acontecer é que, se o tanque estiver com etanol, a partida do motor seja um pouco mais complicada.
Os modelos mais antigos de motor flex contavam com um reservatório de partida a frio, que era completado com gasolina. Atualmente, os carros com a tecnologia bicombustível têm um sistema de pré-aquecimento que dispensa o reservatório.
Vantagens
Veja quais são os benefícios que o motor bicombustível proporciona ao usuário.
Durabilidade
Há quem acredite que o motor flex dure menos que o monocombustível, mas isso não é verdade. Ele foi desenvolvido para ser tão durável e resistente quanto seu antecessor.
Flexibilidade
A possibilidade de usar o combustível que preferir é, com certeza, a maior vantagem do carro flex. Caso o valor da gasolina esteja muito alto, por exemplo, o motorista pode optar pelo etanol. Essa versatilidade só é possível pela tecnologia bicombustível.
Há uma espécie de “regra” que diz que o etanol só é mais vantajoso que a gasolina quando a relação de paridade entre os preços está abaixo de 70%. Contudo, com o avanço dos motores flex e do próprio etanol, essa vantagem pode chegar a 75%.
Incentivo à indústria nacional
A maior parte dos carros produzidos no Brasil conta com a tecnologia bicombustível. Ao optar por um veículo do tipo, o consumidor alimenta e incentiva a indústria nacional — além dos milhares de empregos envolvidos nela.
Sustentabilidade
O etanol produz muito menos resíduos poluentes que a gasolina. Para o motorista que deseja ser sustentável, oferecer essa possibilidade pode ser crucial na hora da escolha.
Compra e venda
Como os carros bicombustíveis são, em sua maioria, produzidos no Brasil, há incentivos governamentais que facilitam a compra desses veículos. Além disso, se o proprietário desejar revender, encontrará muito mais facilidade.
Desvantagens
Apesar de muito vantajoso, o motor flex também tem seus contras. Conheça.
Mais custoso
O carro flex gasta mais, e isso independe do tipo de combustível — o motor precisa ter um nível intermediário de taxa de compressão para funcionar bem. Já no monocombustível, o fabricante pode escolher qual a taxa ideal para o combustível em questão, o que acarreta ganho de potência com menos quantidade de combustível.
Menor rendimento
Como visto, a taxa de compressão intermediária é uma das modificações feitas no motor para que ele consiga rodar com os dois combustíveis em quaisquer proporções. O problema é que ele precisa de mais combustível para ganhar potência e ter melhor desempenho.
Defeitos no motor
O etanol absorve mais sujeira que a gasolina. Com isso, abastecer apenas com ele pode acarretar problemas. Para evitá-los, basta intercalar com a gasolina periodicamente para “limpar” o motor.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;