O que é lead e como utilizar na sua estratégia de marketing?

O que é lead e como utilizar na sua estratégia de marketing?

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Com o grande aumento do fluxo de vendas onlines, é impossível que alguns fatores não sejam levados em consideração. Dentre eles, a qualificação e captação de lead tem de ser imperativo para a consolidação de uma marca.

Essa afirmação é baseada na grande busca de novas possibilidades de compras por parte do cliente e de vendas para as empresas.

Portanto, o objeto de desejo mais destacado para uma marca que quer se consagrar no ambiente online são os leads.

Suponha-se que uma empresa de casa e construção está buscando anunciar as novidades no meio de piso monolítico granilite, é aqui que uma empresa e o usuário pode se convergir formando um lead.

Por isso, é latente que logo de início, uma estratégia de captação de leads torna possível a identificação de alguns pontos:

  • Aumento de vendas;

  • Qualificação de vendas;

  • Contato personalizado;

  • Conteúdo direcionado.

Ou seja, o que, em outro momento, poderia ser apenas uma relação de compra e venda, agora, pode vir a se qualificar.

Nesse sentido, portanto, é necessário qualificar ainda mais a captação de leads a fim de obter bons resultados.

Saiba qual é o conceito de lead

Para constituir uma boa estratégia de vendas no ambiente digital, é importante entender as suas dinâmicas e categorias.

Com o lead não é diferente. Afinal de contas, do que se trata essa categoria tão cobiçada pelas empresas hoje?

Esse aspecto mercadológico corresponde ao usuário que se depara com uma empresa e, portanto, passa a ser o seu possível consumidor.

Supondo que uma empresa oferece a venda de uma churrasqueira predial quadrada no ambiente digital.

Para que isso seja convertido e prospectado, não basta apenas ter o produto em mãos frente uma demanda ávida por aquele produto.

São necessários, no entanto, que alguns passos sejam dados rumo ao objetivo de uma boa estratégia.

Outro exemplo que se pode dar para fixar melhor o papel de um lead para uma empresa é o da busca por algum serviço dentro de um mecanismo de pesquisa.

Se o usuário estiver procurando por assistência técnica Samsung Zona Leste, é importante que a marca em questão consiga se destacar.

Isso pode ser feito através do tráfego orgânico ou, em outros casos, por meio de publicidade paga.

Contudo, mais do que estar presente no ambiente digital para o público, é importante entender quais etapas que um lead percorre para chegar à sua prospecção.

Aprendizado

Essa etapa precede o contato do cliente com os detalhes de uma marca. Ou seja, aqui é o momento mais incipiente da trajetória desse lead.

Nessa hora, o usuário já tomou conhecimento de alguma falta que ele precisa sanar. O que, no mercado, é categorizado como o reconhecimento de suas dores.

Diante disso, ele sai a procura de algo que resolva aquela questão que lhe foi apresentada e, por isso, é importante que a marca se faça presente.

Se há uma busca por rede para sacada de apartamento, é aqui que uma empresa que vende itens domésticos artesanais pode se relacionar com um possível lead.

Reconhecimento

Nesse ponto, o cliente já se tornou um lead. Aqui, portanto, é importante trazê-lo ainda mais para a marca.

O cliente já está interessado e reconhece a empresa como uma possibilidade de trazer a ele a solução para seus problemas.

Se, porventura, o usuário identificar a sua necessidade de contratar o serviço para conserto bomba piscina, é preciso que a empresa que o oferece se faça presente.

Depois, uma vez no ambiente da marca, já é possível que ela seja reconhecida pelo seu público.

Aqui, portanto, o lead já cumpriu alguns passos de suas jornadas e é fundamental que a empresa o sustente ali.

Consideração

Esse aspecto é onde a empresa mais tem que se ater, pois é onde o cliente já está considerando efetuar a compra naquele lugar.

Portanto, não há como negligenciar nenhum aspecto da experiência do lead nesse momento.

Suponha-se que uma empresa que oferece o serviço de placa acm luminosa está conseguindo atrair alguns leads para a sua plataforma e precisa convertê-los.

É necessário aqui, por exemplo, que a empresa assuma algumas técnicas para que essa consideração vire vendas.

Uma delas pode ser a manutenção de um site mais dinâmico e com matérias que explicam aos contrastantes a respeito de alguns pormenores daquele produto.

Decisão

Este o ponto ápice de qualquer estratégia de lead bem desenvolvida. É fato que toda a empresa que quer se sustentar no ambiente digital está buscando algum tipo de conversão.

Nesse sentido, quando o cliente desempenhou toda a jornada dele e, por fim, mesmo diante de tudo que poderia ter acontecido para tirar sua atenção, contratou o serviço, já representa um ponto muito satisfatório.

Se há uma busca por creches particulares e, diante de todas as opções apresentadas, os pais contratantes passaram a considerar a marca, já há aí um ponto estratégico bem desenvolvido.

Indo além em sua jornada, o lead sendo convertido em cliente, é o sinal de que tudo funcionou da forma adequada para isso.

Fidelização

Com a compra sendo efetuada por parte do cliente, o processo de venda se encerra. Entretanto, a jornada do lead não pode acabar.

Aqui, portanto, já é possível chamá-lo para uma conversa mais personalizada com a empresa.

Essa etapa se constitui, sobretudo, pela aplicação de métodos que buscam manter aquele cliente como um comprador recorrente daquela marca.

Se uma empresa, por exemplo, de coleta de resíduos fornece os seus serviços uma vez para um cliente, é possível que ela seja contratada mais vezes.

Por isso, é tão fundamental que a fidelização seja um processo focado na manutenção daquele público.

Dicas para atrair e qualificar leads

Com as perspectivas da jornada do cliente e sua formação em lead e, depois, conversão em clientes, já é possível embasar algumas dicas importantes para a qualificação e atração dos leads.

Reconhecer um lead qualificado

Um dos pontos mais importantes para a consagração de uma boa estratégia de atração de leads é saber quando eles se tornam qualificados.

Essa identificação é primordial para que se entenda quem é o público-alvo mais recorrente à marca e, sobretudo, a sua capacidade de conversão.

Supondo que uma empresa de roupas para pessoas adeptas da cultura rock esteja analisando os seus leads e identifique neles alguns comportamentos e aspectos geográficos.

Já é possível, a partir disso, direcionar uma comunicação mais assertiva a fim da obtenção de novos leads com aquele perfil.

Entender os hábitos de consumo

É impossível dialogar com os clientes a fim de torná-los leads sem que seja considerado os seus hábitos de consumo.

Por isso, é importante que algumas métricas sejam utilizadas a fim de identificá-los para que, assim, sejam adaptadas algumas técnicas para a absorção maior desse público pela marca.

Para isso, dá para elaborar alguns questionários ou mesmo colher esses dados em plataformas que analisam os fluxos de acesso na internet.

O importante é que eles sirvam como dados para nortear as campanhas de uma empresa rumo à conversão de leads.

Produzir conteúdos

Por fim, uma dica de ouro para quem procura desenvolver uma boa obtenção e qualificação de lead é, justamente, a produção de conteúdo.

Isso significa dizer que uma plataforma de e-commerce, por exemplo, pode elaborar alguns posts para blog contando um pouco de alguns aspectos daquele universo.

É possível criar textos que se relacionam com o público de forma bastante enfática, uma vez que os dados colhidos nas plataformas de acesso da empresa podem evidenciar os interesses de seu público.

Considerações finais

Em virtude de todos os levantamentos feitos sobre o papel do lead dentro da estratégia de marketing ao longo do artigo, é possível obter algumas conclusões.

A primeira delas é que a sua obtenção é o grande trunfo de qualquer estratégia bem sucedida. No entanto, é necessário que se entenda as suas etapas e estágios para que, assim, eles possam ser qualificados.

A atração de leads não é um fim em si mesmo. Na verdade, ela é o ponto inicial de algo maior: a conversão dessa estratégia em vendas. Por isso, é importante ter em mente algumas dicas para que essa efetivação seja realizável no ambiente digital.

Um bom marketing de conteúdo deve ser a tônica da atração de leads, mas não é o seu único aspecto. Para que isso seja efetivado de forma qualificada, é necessário que se entenda e se reconheça quem são os leads.

Através dos dados fornecidos e levantados pela empresa, todas as estratégias têm grandes chances de incorrerem em acertos.

Portanto, é mais do que fundamental para qualquer empresa que quer se fazer presente no ambiente digital que se debruce sobre a possibilidade da atração e conversão de leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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