O que antes era um diferencial, vem se tornando um requisito no mercado de trabalho.
O avanço da internet e os novos modelos de trabalho permitiram que, cada vez mais, os trabalhadores se mantivessem conectados ao redor do mundo. Nesse novo contexto, é preciso mais do que os saberes específicos da área: é necessário falar fluentemente mais de uma língua.
Para se adaptar ao novo mercado de trabalho, muitos profissionais buscam cursos de inglês, intercâmbios e outras maneiras de aprender um segundo idioma. Mas afinal, ser bilíngue é tão importante assim?
A importância dos idiomas durante o processo seletivo
Não é incomum se deparar com vagas que listam a fluência em inglês ou espanhol como um diferencial ou até mesmo um requisito. Também é verdade que grande parte dos candidatos não estão aptos para a conversação em outras línguas durante a entrevista.
É exatamente por isso que saber uma segunda língua se torna crucial na hora de conquistar um emprego. Além de cumprir o requisito solicitado, o candidato se destaca dos demais e demonstra que está apto a aprender e se arriscar em novos desafios.
Uma promoção pode depender do inglês
Muitos fatores influenciam em uma promoção: tempo de empresa, tarefas realizadas no dia a dia, a relação com os demais funcionários e saber uma segunda língua! Quanto mais requisitos um trabalhador cumpre, mais próximo de uma promoção é possível chegar.
Além disso, é importante lembrar que cargos de liderança exigem relações mais estreitas com empresas parceiras, fornecedores e outras instituições onde nem sempre as pessoas sabem falar português. Nessa horas, ter fluência em uma língua universal é essencial.
Ter um segundo idioma pode turbinar o salário
Em um mercado competitivo, as promoções podem demorar para aparecer. Porém, enquanto as oportunidades não surgem, a fluência em uma segunda língua pode influenciar diretamente no salário, refletindo em um aumento.
Algumas empresas possuem políticas destinadas a esse tipo de aprendizado. Dessa forma, quando um funcionário demonstra que sabe outra língua ou apresenta um diploma de idiomas, é possível turbinar o salário.
O inglês pode ajudar em trabalhos externos de destaque
Uma reunião com um parceiro importante, uma viagem a negócios ou um evento internacional. Alguns trabalhos externos podem exigir que o profissional tenha fluência em uma segunda língua, mesmo quando ela não se mostra necessária no dia a dia.
Nesses casos, quem possui fluência em outros idiomas se destaca. Essas oportunidades podem inclusive ser uma alavanca para aumentos e promoções, uma vez que o funcionário passa a ter destaque na empresa.
Profissões onde o inglês é indispensável
Se o inglês ainda se apresenta como um diferencial em algumas carreiras, em outras profissões ele é essencial para a formação e prática. Confira alguns exemplos abaixo:
Tecnologia da informação
A área de TI vem se mantendo em alta nos últimos anos e a tendência é que o mercado permaneça aquecido e com bons salários. Em compensação, quem deseja buscar um emprego na área deve saber inglês. Isso porque as funções técnicas são dadas de forma universal nessa língua.
Aviação
A aviação é provavelmente uma das áreas mais antigas onde o inglês é exigido. Comissários, atendentes, pilotos e profissionais que ficam localizados no aeroporto lidam diariamente com turistas e precisam estar prontos.
Nessas carreiras, é comum que o idioma “universal” seja exigido para que o atendimento e os trabalhos sejam executados. Além do inglês, outras línguas são bem-vindas e podem ser um diferencial para o profissional.
Marketing
Atualmente, as ferramentas de marketing, tendências e inovações se localizam na internet. Por conta disso, é possível se conectar com pessoas de toda a parte do mundo, absorvendo novas estratégias. Nesse contexto, o inglês é necessário para acompanhar os avanços e trazer novas práticas para o mercado brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;