O mobile é o modo mais popular de se atuar com qualquer coisa no momento atual. Seja no trabalho ou no lazer, todas as pessoas preferem fazer uso dos aparelhos que, dia após dia, estão cada vez melhores e mais ágeis na transmissão de informações.
Não existem muitos motivos plausíveis para se limitar a um aparelho estático, uma vez que, seja para pesquisar sobre selo mecânico grundfos ou para fazer uma ligação, a todo momento se pode fazer uso de um celular, trazendo mais otimização para o cotidiano.
A verdade é que, independente do objetivo, os consumidores estão preferindo usar essa tecnologia. E a tecnologia, por sua vez, está respondendo com uma produção de recursos em escala industrial, em uma velocidade que simplesmente não existia antes.
A cada dia, novos sistemas e ferramentas voltados ao uso móvel das redes sociais e dos sites estão sendo produzidos, de forma que até mesmo quem vai comprar um motor de portão com braço pela internet geralmente acessa a loja pelo celular.
Por esta razão, e para que os novos empreendedores possam chegar ao mercado totalmente conscientes desse cenário, será de grande utilidade abordar o tema das plataformas e tecnologias móveis neste artigo.
Começando com uma orientação a respeito do que é esse tipo de plataforma e fornecendo quatro razões fortes para investir nessa tecnologia em uma empresa, possibilitando não apenas dobrar as vendas de produtos como arruela ondulada, mas otimizar os processos.
Ao final, ainda serão apresentadas algumas informações em relação ao conceito de tecnologia móvel, para que as dúvidas a respeito dela possam ser sanadas.
Afinal, o que é uma plataforma mobile?
Para iniciar o conteúdo, é preciso ter bem definido qual o conceito de mobile por si mesmo, ou seja é uma palavra que, quando traduzida para o português, mostra que está relacionada a um sentido de mobilidade.
Uma plataforma mobile é, portanto, a versão de sites, programas e aplicações que são totalmente pensadas para as telas dos smartphones e tablets.
De forma mais direta e objetiva, o desenvolvimento mobile contempla uma infraestrutura com dimensões, disposições e usabilidades que podem ser adequadas aos dispositivos móveis, de telas menores e verticais, como o é o caso do telefone celular.
O desenvolvimento mobile é extremamente relevante para diversos segmentos e produtos, para possibilitar uma boa experiência durante o acessos a sites via smartphone, para jogos e aplicativos exclusivos para esses dispositivos.
Além do mais, nos últimos anos, esse está sendo um meio que não para de crescer. De acordo com a App Annie, que é uma notável companhia de análise de mercado, no ano de 2020 usuários do mundo todo passaram aproximadamente 3.3 trilhões de horas no celular.
Isso configura um aumento de vinte e cinco por cento em relação ao ano de 2019, de forma que o público faz de tudo, desde uma simples consulta de preços até uma venda de isotubo blindado para kid play de buffet pela internet.
Os aplicativos de entretenimento tiveram um aumento de quarenta por cento e os de compra de vinte e cinco por cento, isto é, o espaço e demanda estão crescendo em todos os setores, de modo que um empreendimento não pode ficar de fora.
Falando um pouco sobre a distinção entre as plataformas mobile, é preciso ter em mente dois tipos de aplicação, que são as dos aplicativos como programas baixados e instalados nos aparelhos e as plataformas mobile que atuam como uma versão para celular dos sites.
No caso do segundo tipo, as plataformas, os programas e até mesmo as aplicações são exibidos em uma modalidade feita para smartphones e não precisam ser baixadas, os sites que existem no computador são otimizados para esse novo formato.
Quando se fala dos aplicativos, é possível dizer que um aplicativo mobile é um software feito para dispositivos móveis e portáteis, como smartphones e tablets, que podem ser baixados e instalados para o uso livre.
Além do mais, um aplicativo mobile pode ter muitas finalidades, a depender do seu segmento e dos objetivos em questão.
Em diversos casos, o aplicativo é o próprio negócio, como os jogos para celular e apps funcionais tais como os de delivery, ou mesmo aqueles aplicativos de frete, onde se pode pedir a entrega de material de construção próximo.
Já no caso de alguns outros negócios, o aplicativo é feito para expansão, seja das vendas, da marca, do contato com o cliente, além de algumas outras situações.
Refletindo através do viés da gestão, os aplicativos também podem ser bastante úteis para o acompanhamento de processos e inovações, controle de qualidade, frequência e produtividade, bem como das novas atualizações.
Além disso, a principal função de um aplicativo é, antes de mais nada, manter alguma finalidade, seja para compras, entretenimento, educação, prestação de serviços ou interação social, sempre na palma da mão do usuário em um acesso ágil, fácil e contínuo.
Logo em segundo lugar, vem a atribuição de proporcionar um melhor desempenho e experiência durante o acesso via aparelhos móveis do que o que seria entregue ao simplesmente entrar em uma aplicação desktop através de um meio mobile.
Em resumo, um aplicativo serve para criar facilidade para a vida dos usuários, entregar uma experiência mais completa para eles e servir como porta para o crescimento dos negócios, ainda que seja uma empresa iniciando nas vendas de sanca de gesso para quarto.
4 motivos para investir no mobile na empresa
Depois disso, é interessante ter em mente que, em virtude de tudo o que foi falado a respeito da inovação digital na direção das ferramentas móveis, não podem faltar benefícios para aqueles que optam por utilizar essas competências no dia a dia.
Quando se fala dessas vantagens, é fundamental dar destaque para aquilo que toca diretamente o pequeno, médio e grande empreendedor, de forma que a ferramenta possa ser aproveitada pela empresa, independente de seu tamanho e do tempo no mercado.
Desse modo, é possível citar quatro motivos simples e objetivos para investir na tecnologia mobile em uma empresa:
Aumento das visitas nas páginas;
Potencialização das tecnologias;
Potencialização das propagandas;
Crescimento das vendas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, que é mais conhecido como IBGE, aponta que o acesso à web por meio de dispositivos móveis aumentou consideravelmente nos últimos tempos.
Entre os anos de 2013 e 2014, o acesso por meio de celulares e tablets chegou a mais de cento e cinquenta e cinco por cento, enquanto o acesso pelos desktops, ou seja pelos computadores e notebooks, caiu em dez por cento.
A partir de dados mais recentes, ainda é possível apontar que o tráfego mobile já está ultrapassando o que é feito pelos computadores, desde o ano de 2015.
Os números apontam que essa tendência cresce ainda mais, fazendo do acesso via computadores e notebooks algo ainda mais distante do que é realizado por dispositivos móveis.
Muito disso acontece pela grande facilidade, já que os smartphones estão sempre à mão do usuário, ao contrário dos desktops.
Com o avanço das tecnologias e também com uma pequena ajuda das operadoras, o acesso à web por meio desses aparelhos pode ser realizado de qualquer lugar, basta que o usuário possua o aparelho, um pacote de dados de internet ou uma rede de WiFi disponível.
Alguns estudos indicam que, entre os usuários, trinta por cento preferem ficar sem assistir à televisão do que ficar sem o seu celular. Esse é um dado bem interessante para as empresas, sobretudo na questão que toca o marketing.
O que é tecnologia mobile?
Toda tecnologia que possibilita a uma pessoa se movimentar enquanto a utiliza pode ser tida como tecnologia mobile. Neste mesmo sentido, é possível afirmar que este recurso está sendo usado bem antes da proliferação dos celulares, se iniciando por meio dos notebooks.
Acontece que a tecnologia móvel está cada dia mais ágil e compacta, possibilitando que a levemos no bolso, ou mesmo na bolsa.
Além dos smartphones e notebooks, já existem os iPads, tablets, bem como os ultrabooks, minibooks, dentre muitos outros que possibilitam que sejam usados em qualquer local.
Isso sem contar com as outras peças-chave, como os pendrives, cartões SD e HDs externos, que podem ser usados para guardar fotos de uma vela ignição hb20 1.0 3 cilindro, por exemplo.
No campo dos serviços móveis, também é possível incluir o GPS, o WiFi, bem como o Bluetooth, o WAP e o SMS.
Considerações finais
Não existe maneira mais certa de otimizar as vendas de uma empresa atualmente do que potencializar a infraestrutura do seu site e das suas redes sociais, para que se torne cada vez mais voltada à tendência do acesso móvel.
Dessa forma, até mesmo uma mesa saarinen 8 lugares pode ser muito mais vendida na internet, desde que se aumente a ênfase nessa estratégia.
Por esta razão, atender à demanda pelo acesso móvel é uma pendência urgente para todas as empresas que desejam alcançar o sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;