Há diversas empresas que estão no Brasil há mais de cem anos, sobretudo no segmento farmacêutico! Confira algumas delas a seguir e os atrativos que as tornam empresas consolidadas em sua área de atuação!
Abrir uma empresa é um desafio e tanto, pois exige definir bem o segmento de atuação dela, estudar as preferências, perfis e necessidades dos consumidores, divulgar os produtos e/ou serviços e garantir eficiência em todas as etapas produtivas.
Manter uma empresa durante décadas é ainda mais difícil. Manter os clientes, se adaptar às possíveis mudanças tecnológicas e socioeconômicas. Mas no Brasil, inúmeras empresas já possuem mais de cem anos de atuação, sobretudo no ramo farmacêutico. Por isso, se você adora economizar em remédios, confira a história de diferentes drogarias no país.
Drogarias Pacheco e São Paulo
A drogaria Pacheco foi fundada em 1892, inicialmente como uma pequena loja de remédios no centro da capital carioca. Poucos anos depois, a partir de 1901, os donos começaram a importar e exportar medicamentos, originando a Pacheco & Co.
Já a Drogaria São Paulo foi fundada em 1943 na cidade de São Paulo, tendo iniciado a sua atuação com a manipulação de receituários. Mais de cem anos depois, essas duas drogarias fundiram suas operações em 2011, originando a DPSP, que hoje apresenta um faturamento anual em torno de 4,4 bilhões de reais. A DPSP é hoje a segunda maior rede varejista de farmácias do Brasil.
Drogarias Raia e Drogasil
A Drogaria Raia foi criada em 1905, em Araraquara (no interior do estado de São Paulo). O estabelecimento costumava manipular remédios prescritos por médicos. No entanto, o negócio foi transformado em drogaria quando os laboratórios multinacionais começaram a se instalar no Brasil.
Em 2011, a Drogaria Raia se fundiu à Drogasil (fundada em 1935 na cidade de São Paulo). Essa operação originou a RaiaDrogasil, considerada pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar) a maior rede de farmácias do Brasil, com um faturamento anual de R$ 4,6 bilhões.
Cini
Fundada em 1904, essa empresa de bebidas foi fundada pelo imigrante italiano Ezígio Cini, que se associou a Carlos Chelli para criar uma cervejaria chamada “Esperança”, em São José dos Pinhais, no interior do Paraná.
O negócio foi continuado pela família após a morte de Cini. Inicialmente, o forte da empresa foi cerveja, mas, depois, a empresa diversificou sua produção, garantindo refrigerantes (sobretudo em Santa Catarina e Paraná). Hoje, as bebidas da Cini são a segunda mais vendida na capital paranaense, sendo que a empresa diversificou ainda mais a sua produção, passando a oferecer também chás e sucos.
Light e Brookfield
Essa empresa foi fundada em 1899 - sim, ainda no final do século XIX! Inicialmente, a empresa começou a atuar no rio Tietê, com a Usina Hidrelétrica Parnaíba. Até que a empresa foi comprada pelo grupo canadense Brookfield, que construiu a primeira linha de bondes de São Paulo, a São Paulo Tramway Light and Power.
Depois, a empresa buscou expandir a sua atuação no mercado carioca, criando a empresa The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co.Ltd, em 1904. Um ano depois, a Light iniciou a construção da Usina de Fontes, no município de Piraí (RJ). Menos de cinco anos depois, a empresa também passou a oferecer serviços de energia elétrica. A empresa foi privatizada em 1996.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;