Alimentos precisam ser higienizados para que o consumo seja seguro
O que a gente come tem relação direta com a nossa saúde. Por isso, ingerir frutas e legumes diariamente é muito importante, pois eles têm vitaminas, fibras e diversos outros nutrientes, fundamentais para o nosso organismo. Mas será que você está lavando corretamente os itens de hortifruti que leva para casa?
Lavar com água corrente é uma boa ideia, mas pode não ser suficiente para eliminar todas as substâncias que podem ser prejudiciais quando ingeridas. Mas, antes de te dar um passo a passo para fazer uma boa higiene desses alimentos, vamos te explicar porque você deve se preocupar com isso.
Por que a higienização é tão importante?
A gente consome muitos desses alimentos crus e até mesmo sem tirar a casca — isso pode ser uma boa ideia para aproveitar integralmente os alimentos e também porque muitas são cheias de nutrientes. No entanto, eles precisam estar bem higienizados.
Os motivos são vários: esses alimentos podem estar sujos de terra; podem conter pesticidas e outras substâncias tóxicas para o consumo; provavelmente foram manipulados por várias mãos e ficaram expostos sem proteção; podem estar contaminados com água não potável, bactérias, vírus e outros microrganismos.
Não é exagero. Lavar bem esses alimentos é recomendação do Ministério da Saúde e pode evitar várias doenças. Desde uma simples dor de barriga, até salmonela, hepatite, leptospirose, verminoses e até intoxicações alimentares mais graves. Melhor não arriscar, não é mesmo?
Como fazer certo, então?
Muita gente mergulha os vegetais na água ou deixa-os de molho em uma mistura de água com vinagre, mas isso pode não ser suficiente para retirar toda a sujeira, incluindo os microrganismos que podem ficar grudados na superfície. Lavar com sabão não é proibido, mas não é a melhor ideia. O mais seguro é seguir estes passos:
Lave os legumes e frutas em água corrente, esfregando com a mão para retirar toda a sujeira. Nas folhagens, o processo deve ser feito individualmente. Se tiver uma escovinha (de uso exclusivo para esse fim) para esfregar bem todas as partes, melhor;
Em um recipiente, coloque um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou água sanitária (hipoclorito de sódio), substância mais eficientes que o vinagre ou o detergente para remover todos os microrganismos;
Deixe de molho por cerca de 15 minutos (não precisa ser exato, mas é bom não ultrapassar muito esse tempo);
Enxágue em água potável para remover todos os resquícios do produto usado na higienização;
Seque bem, com um pano, papel toalha ou, no caso das folhagens, com a ajuda de uma secadora de saladas;
Certifique-se de que os alimentos não ficaram com nenhum resquício de umidade e guarde na geladeira em um recipiente com tampa. Separe as folhas com papel toalha;
Se for guardar fora da geladeira, é melhor realizar todo o processo apenas quando for consumir, pois o alimento vai ficar exposto ao ambiente.
Vale a mesma regra para os orgânicos?
O consumo de alimentos orgânicos costuma ser mais seguro, pois eles são cultivados sem o uso de aditivos que podem ser tóxicos para a saúde. Mesmo assim, podem conter outros microrganismos não desejados — e o melhor jeito de garantir que não vai comê-los, é seguindo os passos acima.
E se eu for consumir sem casca?
Se você vai descascar os alimentos, o processo pode ser mais simples. Uma boa lavada com água e sabão já costuma ser suficiente. No entanto, se preferir fazer o processo acima, melhor ainda.
Se eu for cozinhar também precisa?
Se os alimentos vão ser cozidos antes do consumo, não se preocupe, a alta temperatura da água vai se encarregar de matar os microrganismos indesejados. Por isso, na maioria dos casos, basta lavar os legumes e frutas com água corrente antes de mandar para a panela.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;