Você precisa contratar um profissional de
marketing, mas ainda não sabe ao certo as competências
mais adequadas para esse colaborador?
Para entender as rápidas mudanças no
comportamento de consumo, o mercado de trabalho tem buscado por profissionais
de marketing qualificados.
Assim, ter diploma apenas não garante uma
vaga. É necessário mais do que isso. Esse profissional precisa ter algumas
habilidades primordiais, além de claro, ter foco em se desenvolver na área.
O profissional de marketing é o responsável
pela a marca e a leva até as pessoas que necessitam de seus produtos e/ou
serviços.
É ele quem cria as estratégias e torna seus
produtos e/ou serviços mais atraentes aos olhos dos consumidores, assim
aumentando as vendas.
Por esse motivo, ele precisa ser um
conhecedor de diversas áreas, como análise de dados, marketing digital,
comportamento do consumidor, vendas e publicidade.
Quer descobrir qual perfil comportamental é
o mais adequado? Continue a leitura
Perfil
do profissional de marketing
No mercado atual, o profissional de
marketing é um dos mais valorizados, pois é ele quem possui a resposta para as
perguntas mais complexas e conhece a fundo o consumidor.
A profissão está entre as que mais cresceu
nos últimos anos, e desponta também, como uma das profissões mais concorridas e
está entre a mais preferida entre os jovens.
Principais
competências do profissional de marketing
O profissional de marketing é um dos
profissionais mais completos para identificar tendências de consumo,
comportamentos e portanto, aumentar os lucros.
Sabemos que para se obter sucesso em vendas
são necessários diversos atributos profissionais.
Listamos 12 competências profissionais:
1.
Criatividade
Criatividade continua sendo uma das
principais competências para esta profissão. Quanto mais criativa a pessoa for,
mais fácil será para ela ter ideias inovadoras e grandes “sacadas” de marketing.
2.
Inovação
Para acompanhar as mudanças do mercado, é
necessário identificar oportunidades que tragam benefícios para a marca a ser
representada.
Desenvolver ideias, criar tendências e
fazer algo novo, pois é preciso ser ousado nesta área se você quer ir mais longe.
3.
Autonomia
Devido a agilidade nos processos, nesta
área é preciso ter autonomia e saber como agir por conta própria pode ser
fundamental.
Resolver crises e demais problemas com
rapidez são outras habilidades
que esse profissional precisa ter para se destacar no mercado.
4.
Iniciativa
Outro fato é que nesta área não dá para
ficar parado. A pessoa que ocupar este cargo precisa ser proativa.
5.
Organização
O ritmo de trabalho deste setor depende
muito de como o profissional se organiza, pois são muitas datas comemorativas e
cronogramas de entregas.
Outro fator que também auxilia nesse item,
é saber quais são as prioridades em suas tarefas diárias.
6.
Análise
Facilidade com números, saber observar
métricas e analisar dados para tomar decisões corretas são habilidades
essenciais para este profissional.
Com o avanço digital, a união entre
criatividade e capacidade analítica se tornou uma grande aliada no mundo dos
negócios.
7.
Empatia
É a habilidade de se colocar no lugar da
outra pessoa, neste caso do seu cliente, o que irá facilitar muito na hora de
entender quais são as dores dele e do que ele realmente precisa.
Quando o cliente é tratado com empatia,
certamente ele irá reconhecer isso, trazendo benefícios para sua empresa como:
novos clientes e contratos mais duradouros.
8.
Facilidade com o trabalho em equipe
Seja gerenciando ou fazendo parte de uma
equipe, o profissional que sabe combinar suas ideias com as ideias do time está
no caminho certo!
9.
Vontade de aprender
Nosso mundo há tempos já não é mais o
mesmo. Vivemos tempos incertos, com muitas mudanças acontecendo. O profissional
de marketing precisa estar preparado para tudo. Sua capacidade de
adaptabilidade deve estar sempre em desenvolvimento.
Aprender coisas novas, estar por dentro do
que acontece no mercado, farão a diferença.
10.
Boa comunicação
Se comunicar bem, trocar experiências com
outros setores e trabalhar em colaboração com toda a empresa, são essenciais.
Além disso, deve fazer a mensagem chegar ao
receptor de forma clara e objetiva em todos os setores e públicos da empresa.
11.
Empreendedorismo
O profissional desta área deve assumir
diferentes responsabilidades e se envolver em várias frentes do negócio. É esse
espírito empreendedor que irá diferenciá-lo dos demais.
12.
Informação
Informação é poder! Os avanços
tecnológicos, geram um grande volume de informação a cada instante,
principalmente na internet.
Por isso, o profissional de marketing que
deseja se destacar deve estar muito bem informado.
Agora
é com você!
Os recrutadores valorizam pessoas que
possuem conhecimento técnico na área, mas priorizam aquelas determinadas e que
possuem vontade de aprender.
Vivemos em tempos em que precisamos nos
adaptar às mudanças para sobreviver a um mercado competitivo.
Assim, procure por profissionais que
queiram se capacitar, estudar e que não deixem de demonstrar iniciativa e
entusiasmo.
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