Plano de Marketing: O que é? Como criar um?

Plano de Marketing: O que é? Como criar um?

6 10 99
Plano de Marketing: O que é? Como criar um? 10 6 99



Um plano de marketing é um documento que vai organizar todas as estratégias de marketing em um planejamento por um período de tempo, que vai reunir objetivos, análises, buscadores e outras informações necessárias para poder montar a campanha que será realizada por uma empresa.


Essa importante ferramenta auxilia para que tudo possa ser executado com precisão e que haja uma margem de erro para o caso de alguma situação não sair como o esperado. Dessa forma, estratégias como marketing de conteúdo, de relacionamento, SEO e outras serão necessárias na criação de um plano de marketing.

Qual a importância de fazer um planejamento de marketing?

Para que o sucesso de uma campanha seja alcançado, é necessário que alguns fatores estejam conectados, entre eles, e talvez o mais importante, é o plano de marketing. Ele deve ser feito para que as orientações sobre o que fazer e como fazer sejam claras para qualquer um que o leia, evitando dúvidas ou que o projeto seja feito de maneira contrária.


Semelhante a um projeto de incêndio, esse plano de marketing vai visar cumprir com os objetivos pensados ainda em sua criação, por isso, ele vai desempenhar alguns papéis, como: 


  • Auxiliar na tomada de decisões a partir de pesquisas e análises feitas com base no planejamento;

  • Otimização de investimentos na área de marketing;

  • Otimização da comunicação de todos os colaboradores;

  • Identificação de melhores alternativas e evitar ameaças;

  • Geração de resultados imediatos e a longo prazo, além de propor caminhos mais sustentáveis.

Como criar um planejamento de marketing? 

Antes de saber quais os passos de criar um plano de marketing, é importante se atentar ao tipo de planejamento que vai ser utilizado. Deste modo, ressalta-se a existência de três tipos de planos de marketing:


  • Estratégico;

  • Campanhas;

  • Níveis.

Planejamento estratégico de marketing 

Esse tipo de planejamento vai focar no nível tático, ou seja, objetivos que vão focar em uma estratégia específica que não pode se desvincular de seus objetivos, visando sempre a orientações de decisões. Nesse modelo, são utilizados:


  • Marketing Digital;

  • Marketing de conteúdo;

  • Redes Sociais;

  • Marketing de Relacionamento;

  • Endomarketing e outros.


Planejamento de campanhas 

O planejamento desse modelo é focado em datas comemorativas e festividades que promovem um aumento no número de buscas, por isso que fazer campanhas voltadas para algumas dessas datas pode ser algo mais vantajoso para a empresa, além do trabalho ser feito em um período curto e os objetivos sejam voltados para aquele dia em específico, como:


  • Dia das Mães;

  • Natal;

  • Black Friday;

  • Lançamento de produtos e outros.

Planejamento por níveis

O planejamento por níveis implica em dividir a gestão de uma campanha por áreas para elevar ao máximo a sua eficiência. Esse tipo de plano, geralmente, ordena a empresa, em geral, garantindo um melhor funcionamento de todos os setores. Este tipo de planejamento vai funcionar como motores elétricos industriais, garantindo um melhor funcionamento empresarial. 

Como criar um plano de marketing?

Para organizar um bom plano de marketing, é preciso saber exatamente qual o objetivo que vai traçar para garantir melhores resultados. Desta maneira, pensar em qual tipo de estratégia usar é importante. Confira as etapas de montagem de um planejamento de marketing:


  • Saiba como funciona o seu negócio;

  • Defina qual é o público que você quer atingir com a sua campanha;

  • Pense e organize seus objetivos de acordo com o que você quer passar para aquele cliente em potencial;

  • Crie um planejamento diário de execução do projeto;

  • Busque sempre aprimorar seus planejamentos futuros com base nos anteriores.

Dessa forma, fica mais fácil de organizar as suas campanhas e produzir melhores efeitos para sua empresa, que independente da área, de uma loja de roupas ao desenvolvimento de Roletes industriais, trará bons resultados.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top