Dicas para escrever conteúdos de qualidade para seu blog

Dicas para escrever conteúdos de qualidade para seu blog

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Se você possui um site, sem dúvida, já foi informado várias vezes sobre a importância de escrever “conteúdo de alta qualidade”. Em termos de SEO, isso anda de mãos dadas com o conceito de EAT (Expertise, Authority and Trustworthiness), que o Google usa para avaliar a qualidade do conteúdo em cada site.


Isso se torna ainda mais importante se você pretende classificar as palavras-chave ou tópicos que possam, nas palavras do Google, “potencialmente impactar a felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança futura de uma pessoa”.

Mas como conseguir isso na prática?


Em termos online e de SEO, pelo menos, percorremos algum caminho nos últimos anos para obter uma resposta bastante concreta. Não só os estudos nos deram informações sólidas sobre como as pessoas leem o conteúdo online, mas as diretrizes do Google também nos ajudam muito.


Como já mencionamos, uma atualização do Google nos disse que a qualidade, medida por experiência, autoridade e confiabilidade, é um grande fator quando se trata de classificação de conteúdo, sem importar o nicho, desde receitas a informações de saúde.  


Isso não significa que você precisa de um PhD em todos os tópicos sobre os quais escreve. Expertise, autoridade e confiança podem ser transmitidas por como você escreve, não apenas pelo que você diz (embora isso também seja muito importante). 


Simplificando: um post de blog cheio de informações não serve a menos que seja bem escrito. Conteúdo de alta qualidade significa escrever sobre coisas que seu público achará úteis de maneira clara e compreensível.


Portanto, se você está se perguntando como garantir que a página ou postagem do blog que você está escrevendo seja de alta qualidade o suficiente para envolver os leitores e aparecer nos resultados de pesquisa, aqui estão alguns conselhos. 

Antes de começar a escrever


Muitas marcas tentam começar a escrever conteúdo da web antes de identificar por que o estão escrevendo e para que finalidade ele servirá a seus leitores.



Público alvo


Se seu objetivo é criar conteúdo que as pessoas encontrem e usem, você precisa identificar os tópicos que são importantes para elas e a melhor maneira de fornecer essas informações. 


  • Anote por que seu produto existe e os problemas que seus clientes têm

  • Pesquise a frase que você está segmentando e veja o que já está bem classificado

  • Faça perguntas para obter feedback nos canais de mídia social

  • Envie pesquisas (antiga escola, mas ainda eficaz)

  • Analise quais palavras-chave e áreas de tópicos seus concorrentes estão segmentando


Conheça realmente quem é seu público, analisando os detalhes:


  • Dados locais gerais?

  • Quem ou o que influencia seu público alvo?

  • Encontre a dor de seu público alvo

Pesquise sempre


Como mencionamos anteriormente, o Google está recompensando ativamente o conteúdo que mostra experiência e autoridade. Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave e ter uma boa ideia dos tópicos que você está cobrindo, faça a pesquisa para garantir que o que você está escrevendo seja bem suportado. 

Inicie com um checklist básico


Identifique e desenvolva seu tópico: restrinja o tópico específico que você deseja cobrir e aprofunde os pontos mais sutis.


Revise o que já foi dito: aprofunde-se no que os especialistas do setor dizem sobre esse tópico – isso fornecerá a espinha dorsal de sua pesquisa.


Identifique lacunas: Depois de descobrir o que já foi dito sobre o tópico, identifique o que não foi dito. Ótimo conteúdo é útil e único. Você ainda pode segmentar as mesmas palavras-chave e classificar com uma inclinação diferente de todos os outros, mas precisa da pesquisa para apoiá-la. 


O processo de escrita

Sabemos que escrever para um público online não é como escrever um ensaio. Existem algumas práticas recomendadas que podemos seguir para garantir que as pessoas permaneçam envolvidas com o conteúdo que você está escrevendo, seja para o nicho de caça vazamento ou ramo imobiliário, não importa, o que realmente vai importar é realizar um planejamento correto.

Criar credibilidade


Seu conteúdo deve ser imparcial e não promocional o máximo possível (se as pessoas quisessem um discurso de vendas, elas assistiriam seus anúncios). Não apenas porque a maioria dos leitores é hipersensível às marcas que tentam vender algo ou endossar um determinado produto, mas porque a credibilidade é um componente da autoridade – e nosso objetivo aqui é impressionar o Google com nosso EAT.


Além de criar conteúdo não promocional, aqui estão algumas maneiras de aumentar sua credibilidade:


  • Cite todas as suas informações/fatos/estatísticas. Tente usar uma fonte primária sempre que possível (vinculando ao local original em que você obteve as informações) 

  • Qualifique sua experiência ou especialização: dê uma indicação de sua confiabilidade.

  • Link para outros especialistas do setor. Citar os especialistas sinaliza ao leitor e ao Google que você fez sua pesquisa. 

  • Use frases de atribuição sempre que possível (ou seja, “de acordo com um relatório recente…”)


Dica: certifique-se de que a atribuição seja posterior ao fato e que a frase de atribuição esteja vinculada à fonte original. (Por exemplo: as pessoas são mais propensas a digitalizar do que ler seu conteúdo, de acordo com o NN Group .)

Torne sua escrita acionável


Quando você está escrevendo conteúdo de alta qualidade, o objetivo é torná-lo o mais útil possível. A maioria das pesquisas no Google são feitas por pessoas que procuram uma solução para algo, então coloque o leitor no centro: o que você quer que ele faça ou sinta depois de ler?


Com certeza utilizando todas essas dicas, você vai criar conteúdos para blog que realmente vão chamar atenção de seu público alvo e assim atingir seus objetivos de forma constante.

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