Entenda como criar blog para loja virtual e a importância dessa estratégia!

Entenda como criar blog para loja virtual e a importância dessa estratégia!

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Contar com um blog para loja virtual deveria estar no radar de qualquer estratégia de marketing nos dias de hoje, pois o passar do tempo mostra que essa escolha só tende a trazer impactos positivos para divulgação e posicionamento de qualquer marca que queira destaque na internet.

Para se ter uma ideia, 56% dos profissionais de marketing afirmam que desenvolver um blog ativo é efetivo comercialmente e 10% dizem que essa estratégia gera o melhor ROI (retorno sobre investimento), segundo o Hubspot.

Além de reforçar a autoridade da marcar com relação a temas pertinentes, a criação desse tipo de conteúdo é um fio condutor fundamental do cliente pela jornada de compra, pois ele percebe suas necessidades e como seu produto/serviço pode solucioná-las.

Portanto, quer aprender mais sobre blog para loja virtual e assim turbinar sua estratégia de marketing de conteúdo? Leia o conteúdo até o fim que vamos te explicar!

Qual a importância de blog para loja virtual?

Para sublinhar a importância de contar com um blog para a promoção do seu e-commerce, separamos três impactos positivos dessa ação. São elas:

  • atração de novos leads e clientes;

  • investimento barato e acessível;

  • posicionamento da marca como autoridade no segmento.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles a seguir:

Atração de novos leads e clientes

A publicação de conteúdos de qualidade é um ótimo cartão de visitas para que o consumidor conheça sua loja, expertise e produtos. 

Afinal, à primeira vista, a internet pode parecer um ambiente muito vasto e complexo pelo qual você não consegue travar um contato eficiente com seu público.

Entretanto, existem métodos já testados com sucessos que ajudam a fazer esse link entr produto e cliente. 

E um dos mais assertivos, sem dúvidas é a utilização de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para posicionar os conteúdos de blog nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como o Google.

Com essa vitrine, possíveis clientes vão acessar seu conteúdo, descobrir a melhor solução para suas dores e, por fim, saber como sua marca pode ajudá-lo. 

Portanto, essa estratégia pode ser uma ótima solução para gerar e qualificar leads, além de orientá-lo pela jornada de compra até decidir pela conversão.

Investimento barato e acessível

Nada melhor que unir o útil ao agradável e contar com um investimento que, além de barato, também traz excelentes retornos comerciais para seu e-commerce. 

O tráfego orgânico é a maneira de utilizar o blog para loja virtual como um catalisador de novos leads e vendas, mexendo muito pouco no seu bolso.

Pois, além de não ter gastos com promoção de conteúdos por meio de mídias pagas (como Google Ads), o processo de criação de uma página no Wordpress ou em outras plataformas é inicialmente gratuito, apesar de ter alguns planos pagos com mais funcionalidades.

Essa poderosa união entre baixo custo e resultados fez com que, durante o ano de 2021, 69% dos profissionais de marketing investiram em estratégia de tráfego orgânico (ou SEO), segundo o Hubspot.

Posicionamento da marca como autoridade no segmento

Ter um blog para sua loja virtual, por fim, é uma excelente oportunidade para se posicionar como uma autoridade ou referência no seu segmento de mercado.

Imagine que você tenha uma loja de produtos para pets. Dessa forma, você pode alimentar o seu blog com conteúdos ricos e informativos sobre saúde animal, curiosidades, tendências de produtos, etc.

Com o passar do tempo, a sua página pode se tornar uma excelente fonte de consulta onde inúmeros donos de pets acessam para tirar dúvidas e solucionar seus problemas. 

Isso, além de gerar um óbvio aprimoramento nos resultados comerciais, é também muito importante para a imagem institucional da sua empresa, pois a posiciona no mercado como uma autoridade do segmento que dá maior credibilidade aos produtos e serviços ofertados.

Como criar um blog para loja virtual?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre como criar blog para loja virtual. O processo, além de barato, é muito simples, como você vai ver no passo a passo a seguir. Confira!

  1. Escolha uma plataforma para hospedar seu conteúdo. Dentre as mais famosas, temos o Wordpress, o Blogger e o Wix. Todas elas possuem opções gratuitas.

  2. Pense em templates amigáveis que dialoguem com a identidade visual de sua marca;

  3. Elabore uma estratégia assertiva para a publicação de conteúdos. Constância nas postagens, assim como palavras-chaves muito procuradas e conectadas ao seu modelo de negócio, são fundamentais.

  4. Diversifique os conteúdos para além dos artigos. E-books ou infográficos, por exemplo, são ótimas opções que fazem sucesso com o público e podem ser utilizados para captar e qualificar mais leads.

  5. Monitore os resultados e, caso necessário, reveja a estratégia.

Simples, não é verdade? Abrir um blog empresarial hoje em dia é tão fácil quanto abrir sua loja virtual. Sim, até abrir um e-commerce é fácil em tempos de transformação digital.

Afinal, já existem plataformas de e-commerce que oferecem toda a estrutura necessária para divulgar seu espaço nas redes sociais, montar sua vitrine virtual, contar com apoio logístico e até posicioná-lo nos principais marketplaces.

E aí, já está para para ter sua própria loja virtual com um blog? Esperamos que as dicas tenham ajudado! Até a próxima!


Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.


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