A campanha sazonal é uma estratégia que ajuda as empresas a ter mais resultados durante o ano, mas é necessário saber colocar esse tipo de marketing em prática.
Toda empresa precisa vender, afinal, são as vendas que sustentam os negócios, de modo que ele se mantenha atuante no mercado, possa pagar seus tributos, além de viabilizarem o crescimento e a expansão da marca.
Existem diferentes ferramentas, técnicas, maneiras e possibilidades de aumentar as vendas, independentemente do tipo de negócio e do público que ele atende.
Uma das opções mais inteligentes e interessantes é o marketing sazonal, que trabalha com ações certeiras para que a organização possa vender mais, aumentar seus lucros e com isso continuar crescendo continuamente.
Só que para obter bons resultados com campanhas sazonais, é necessário saber colocá-las em prática. Durante o Natal, não basta apenas enfeitar a loja e achar que isso vai atrair clientes.
Existem várias ações e estratégias por trás e elas são as responsáveis por aumentar as vendas em certas épocas do ano.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é marketing sazonal, explicar um pouco sobre sua importância e listar suas principais características.
O que são campanhas sazonais?
As campanhas sazonais fazem parte do marketing sazonal, e nada mais são do que estratégias usadas para aumentar as vendas em certas épocas do ano.
Existem alguns períodos em que alguns produtos e serviços têm uma demanda maior do que os outros, algo que pode impactar de maneira positiva ou negativa no faturamento das organizações.
Esse processo é conhecido como sazonalidade, se uma empresa identifica esses períodos, saberá se deve ou não usar display de acrílico para doces no ponto de venda, dentre outros pontos importantes para um bom planejamento.
Com isso, a organização consegue aproveitar melhor os momentos de alta sazonalidade, tais como:
Natal;
Páscoa;
Dia das Mães;
Dia dos Pais;
Dia das Crianças;
Dia dos Namorados.
Só que além de aproveitar as épocas de alta demanda, as companhias que investem em marketing de sazonalidade também conseguem superar com mais facilidade as épocas de baixa demanda.
Em outras palavras, é uma maneira inteligente de conseguir bons resultados o ano todo e impulsionar as vendas, mesmo durante os meses menos favoráveis, reduzindo assim os prejuízos financeiros e as fases de escassez.
Por que as campanhas sazonais são importantes?
Se o marketing sazonal é bem explorado, principalmente, durante as datas comemorativas, consegue alavancar as vendas de qualquer tipo de negócio.
Mas, fazer uma campanha de marketing sazonal realmente eficiente depende muito mais do que saber em quais datas ela deve ser colocada em prática.
Uma empresa de dog walker, por exemplo, precisa fazer um bom trabalho em cima de cada data comemorativa, por meio de um planejamento detalhado, que considere seus objetivos e inclua um passo a passo do que deve ser feito.
O marketing sazonal também é importante para que os negócios possam aproveitar o máximo de suas vendas, durante o ano inteiro.
Só que boa parte dos empreendedores costumam fazer uma análise muito supérflua dos períodos sazonais e do modo como eles podem ser trabalhados.
Podemos citar como exemplo uma loja de chocolates, que produz uma quantidade maior durante a Páscoa e faz algumas campanhas de Natal.
Entretanto, as pessoas não comem chocolate apenas na Páscoa e não compram esse produto de presente apenas no Natal.
Se o empreendedor fizer uma análise mais profunda, vai conseguir prever melhor os períodos e trabalhar as estratégias de marketing sazonal de maneira mais assertiva.
É assim que ele vai planejar campanhas, lançar produtos e serviços e fazer promoções realmente atraentes para os consumidores em épocas de baixa demanda.
Isso quer dizer que é necessário utilizar as campanhas sazonais como aliadas do negócio, pois elas são sim capazes de aumentar as vendas o ano todo, mesmo quando a demanda do mercado por suas soluções seja menor.
Se um fabricante de carimbo personalizado enfermagem quer investir nessa prática, primeiro precisa conhecer todas as suas características.
Características do marketing sazonal
As características do marketing sazonal nada mais são do que as estratégias para colocá-lo em prática, e elas pertencem ao seguinte passo a passo:
Planejar a estratégia
A primeira coisa que você precisa fazer é o planejamento para saber quais datas comemorativas são relevantes para a sua empresa.
Escolha com cuidado as datas que você pretende aplicar a estratégia, pois isso traz muito mais resultados do que querer aproveitar todas as datas comemorativas do ano.
Obviamente, uma empresa de manutenção ar condicionado portátil pode, assim como uma loja de roupas, aproveitar datas rentáveis para qualquer tipo de negócio, a exemplo do Natal e da Black Friday.
Entretanto, o quanto será investido em cada campanha é sazonal, o tipo de estratégia usada e o modo como ela será aplicada depende de uma análise minuciosa sobre períodos mais interessantes para o negócio.
O planejamento também ajuda a identificar outros dias que podem ser valiosos para a companhia, como mudanças de estação, início do ano e assim por diante.
É necessário levantar o número de vendas da empresa para identificar quando ele costuma aumentar. Outro ponto importante é fazer pesquisas de mercado e entender melhor quando o produto ou serviço é mais requisitado.
Depois de reunir essas informações, chegou o momento de planejar as campanhas antecipadamente para obter os resultados esperados e impactar os clientes.
Lembre-se de que uma única propaganda não é o suficiente para convencer uma pessoa a realizar uma compra.
Todas as etapas de marketing e vendas devem ser consideradas, o que envolve o processo de atração e conversão do consumidor.
Uma empresa de assistencia tecnica em iPhone deve detalhar absolutamente tudo sobre sua campanha, como os passos, fases e qualquer outra informação em que a torne mais assertiva.
Isso inclui as ideias, promoções, condições de pagamento especiais, divulgação das estratégias, argumento do vendedor, dentre outras etapas importantes.
Definir a mensagem da campanha
Assim como em qualquer outro tipo de marketing, é necessário definir a mensagem que será transmitida, a ação que se espera do cliente, o caminho para que a campanha chegue até ele e o modo como a estratégia vai convencê-lo.
Pense na informação que quer transmitir e de que modo ela se encaixa na jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra. E não se esqueça de considerar as características dele.
Ao elaborar, por exemplo, um banner personalizado com foto para o ponto de vendas, veja quais são as emoções, sensações e sentimentos que a loja quer despertar no cliente.
Criar um cronograma
O cronograma vai orientar em relação ao tempo de cada etapa e o próximo passo da estratégia de marketing sazonal.
Para que ela realmente tenha êxito, é necessário dedicar tempo e definir prazos realistas com a equipe. Oriente os membros em relação ao comprometimento, pois um atraso pode prejudicar o sucesso da campanha.
Escolha bem as datas de modo que todos os conteúdos estejam prontos a tempo e seu negócio possa sair na frente da concorrência.
Investir nos recursos necessários
Depois de organizar as etapas anteriores, chegou o momento de uma empresa de serviços de reforma em geral investir nos recursos necessários para as suas campanhas sazonais.
Levante o valor de cada estratégia, o valor que o negócio pode gastar e entender o que pode ou não ser viável financeiramente. Caso a verba não seja suficiente, é necessário readequar o planejamento e a estratégia.
Entre os investimentos mais importantes para uma boa campanha sazonal está a contratação de plataformas online para distribuir os conteúdos, como e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados e estratégias de marketing de conteúdo.
Para que todas essas ações tenham qualidade, é indispensável contar com mão de obra especializada, que pode ser por meio de profissionais autônomos ou agências de marketing.
Uma empresa de motoboy expresso também pode recorrer aos canais tradicionais, mas para isso deve considerar o preço para anunciar em outdoors, banners, panfletos, jornais, TV, rádio, dentre outros.
Buscar parcerias também é uma boa saída, pois isso ajuda a reduzir os custos, além de possibilitar realização de campanhas mais completas e bem elaboradas.
Só não se esqueça de que o parceiro precisa ser um complemento de seu produto ou serviço e nunca um concorrente direto.
Considerações finais
Resumindo, as campanhas sazonais são muito importantes para destacar produtos e serviços em certas épocas do ano, tanto aquelas em que a demanda aumenta quanto aquelas em que há uma diminuição da procura.
Por meio das estratégias que mostramos aqui, seu negócio vai conseguir aproveitar muito melhor os períodos sazonais e manter as vendas em alta o ano todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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