Em um mundo onde a internet faz parte do dia a dia das pessoas, é primordial que a agilidade esteja presente em processos que antes eram feitos manualmente e levavam tempo. Pensando nessa adaptação à era digital, surgiu o agile marketing.
O conceito nada mais é que a junção de metodologias ágeis, desenvolvidas pelo auxílio de um software, voltadas às diversas áreas do marketing.
Por meio da otimização do tempo, ele proporciona um alto desempenho profissional da equipe de colaboradores.
Diferente do marketing tradicional, que construía projetos a longo prazo, realizava campanhas e apresentações extensas e mediam resultados somente no fim dos processos, o marketing ágil traz uma nova proposta ao mudo corporativo.
Nela, são apresentadas soluções como planejamentos rápidos e reduzidos, busca constante por soluções, mensuração ao fim de cada ciclo, ajustes de erros com base em métricas, documentação dos erros, para que não se repita no futuro.
A solução teve origem em 2001, no oeste dos Estados Unidos, quando uma equipe de 17 profissionais da área de tecnologia da informação, resolveu documentar uma reunião de forma leve e ágil, dando o nome de “manifesto ágil” àquele momento.
Com o objetivo de servir como um guia para o alcance de um bom desempenho das organizações, o manifesto possui 4 valores que devem reger e fazer parte da rotina profissional de uma equipe e de sua gestão.
São os seguintes:
Indivíduos e interações devem estar acima de processos;
Um software deve ser mais eficiente do que documentos;
A colaboração com o cliente deve estar acima de negociações;
Adaptar-se às mudanças é mais importante que seguir um plano.
Inspirando-se nesses ideais, surgiu o agile marketing, com a ideia de trazer resoluções ágeis e eficientes à rotina de uma empresa.
Além de desenvolver a equipe a adquirir uma capacidade constante de adaptação a novos cenários tecnológicos.
O sucesso dessa teoria está relacionado, principalmente, à capacidade de adaptação das pessoas às mudanças constantes de cenário. É primordial que elas pensem em menores ciclos, foquem em métricas, detectem rapidamente erros e superem desafios.
Para que seja possível conquistar esses resultados de forma efetiva, as organizações precisam seguir adotar novos modelos de trabalho com base nesse conceito, chamados de frameworks, que são divididos entre Scrum, Kanban, Scrumban e Lean.
Como funcionam os frameworks de agile marketing?
Frameworks são ferramentas que auxiliam a gestão das metodologias na prática. Divididas em quatro opções, elas possibilitam a organização de tarefas e prazos, de forma a controlar o ambiente caótico de uma empresa.
1- Scrum
O Scrum, framework usado nesse processo, consiste em uma técnica de trabalho em conjunto. As equipes que a utilizam trabalham com ciclos (chamados de sprint) de 1 a 4 semanas em cada projeto.
A premissa básica do Scrum é a colaboração. Com base nisso, os membros de cada time precisam realizar encontros diários, onde compartilham suas atividades e alinham suas expectativas e desenvolvimento.
Cada sprint tem como base um objetivo a ser alcançado. Neles são analisados tópicos como entrega de resultados, feedback da equipe e do mercado e pontos de melhoria e novos alinhamentos.
Além disso, esses ciclos contam com o apoio de grupos com três papéis, o product owner (responsável pela visão geral do produto ou campanha), membros da equipe (de 5 a 9 profissionais) e Scrum Master (especialista focado no processo).
2- Kanban
Além do Scrum, também existe o recurso chamado de Kanban, ou painel. Ele permite a visualização geral do fluxo de trabalho com o auxílio da colagem de diversos post-its em um quadro, com informações do andamento de um projeto.
O Kanban deve atualizar o status de cada etapa dos processos e controlar a distribuição de funções de cada colaborador durante o seu andamento.
O seu principal benefício é proporcionar autonomia e dispensar a necessidade de reuniões voltadas às atualizações.
3- Scrumban
Já o Scrumban é uma junção do Scrum e do Kanban, ou seja, consiste em um quadro de monitoramento dos ciclos (sprints) de cada projeto, facilitando uma ampla visão aos colaboradores envolvidos.
4- Lean
Por fim, existe o framework chamado de Lean, que tem por objetivo a simplificação de processos. A metodologia consiste na eliminação de tarefas complexas, sem deixar de lado a qualidade e satisfação do cliente final.
Todas essas ferramentas que permitem a troca de informações entre os colaboradores devem ser feitas com o auxílio da tecnologia do armazenamento de nuvem, de forma que seja possível realizar esse compartilhamento até mesmo de forma remota.
Como aplicar o agile marketing na rotina organizacional?
Após conhecer quais são os frameworks que ajudam na organização de cada etapa de um projeto dentro da metodologia de marketing ágil, é hora de compreender como essa aplicação funciona em uma rotina organizacional.
Para uma melhor ilustração, pode-se usar como exemplo o desenvolvimento de um workshop de carreira para mulheres, idealizado por uma empresa de cosméticos femininos e monitorado por uma agência de publicidade.
O primeiro passo para dar andamento ao projeto é a formação de uma equipe multifuncional, ou seja, um conjunto de funcionários responsáveis pelas mais variadas funções, desde a idealização até a execução.
As primeiras funções começarão a ser executadas internamente, de forma ágil e com auxílio da tecnologia.
Por exemplo, no lugar de um motoboy entrega de documentos, deve haver um responsável por cuidar da troca de e-mails.
Além da parte burocrática, relacionada à troca de informações e documentações entre a empresa e a agência, deve haver também um responsável que auxilie no andamento da realização do evento.
Sua função consiste em cuidar de detalhes como o aluguel de um espaço, a impressão de materiais visuais para serem aplicados no local, como um totem personalizado tamanho real, além de banners e convites dos participantes.
Considerando a necessidade de equipes internas e externas para a realização de um projeto é essencial que todas estejam interligadas.
Portanto, o segundo passo primordial do Agile Marketing é uma cultura organizacional colaborativa.
A união e colaboração das equipes entre si tornará os processos muito mais ágeis. Por exemplo, com o auxílio dos colaboradores mencionados anteriormente, outro time será beneficiado, como a assessoria de imprensa.
Para realizar a divulgação e cobertura do evento, a agência enviará a jornalistas e influencers específicos um press kit (kit de imprensa) com uma necessaire transparente personalizada e informações sobre as palestrantes do workshop.
Entretanto, para que tudo ocorra de forma fluida, sincronizada e rápida, é primordial que haja comunicação entre todos.
Para isso, podem utilizar as ferramentas de frameworks para atualizarem o andamento de cada atividade, possibilitando uma visão geral.
O terceiro e último passo primordial é a adaptação aos processos ágeis. No conceito de marketing ágil, os projetos não podem ser pensados a longo prazo, entre seis e 12 meses. Tudo deve ser feito no menor tempo possível.
Portanto, nessa situação, até mesmo os cuidados com a contratação de uma empresa de portaria e recepção para o evento teriam que ser efetuados em poucos meses ou, até mesmo, semanas.
Com uma boa gestão de processos, qualquer projeto pode ser realizado em pequenos prazos. Um outro caso que poderia fazer uso dos métodos de agile marketing é o de uma empresa de arquitetura especializada em projetos comerciais.
Durante a criação de um plano de arquitetura para um projeto sala comercial 30m2, diversas equipes devem estar responsáveis por cada etapa, desde a criação, desenvolvimento, até a entrega do espaço.
Portanto, arquitetos e profissionais de outras áreas da empresa, como a administrativa, devem estar interligados em suas funções.
Além disso, devem manter uma cultura de colaboração nas fases executadas durante o projeto.
Com essa junção de metodologias, será possível concluir os serviços de reforma em geral solicitados pelo cliente dono da sala comercial com excelência e em um curto espaço de tempo.
Por consequência da boa execução do trabalho nas duas situações mencionadas, o reconhecimento e satisfação do cliente atingirão um alto nível, e a equipe poderá atingir, cada vez mais, uma alta performance em futuras realizações.
Toda essa sincronia resultará em uma validação, como as feitas por um carimbo redondo personalizado, afirmando a autenticidade e capacidade do time responsável pelo projeto em questão.
Considerações finais
Assim como a evolução de cada fase do marketing tradicional, o marketing digital também precisa passar por evoluções e aperfeiçoamentos constantes. O agile marketing faz parte dessa revolução tecnológica.
Com processos rápidos e bem mais ágeis, todos os projetos que, antes, levavam meses para serem realizados, hoje podem ser concluídos em até mesmo semanas.
Isso se deve às técnicas de maior integração da equipe, compartilhamento de ideias e acompanhamento de cada passo, de forma transparente e visível a toda equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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