6 ferramentas de gerenciamento de redes sociais para pequenas empresas

6 ferramentas de gerenciamento de redes sociais para pequenas empresas

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Fazer um bom gerenciamento de redes sociais é fundamental, uma vez que as empresas precisam estar presentes nessas plataformas, para complementar suas estratégias de marketing digital.

Ter um perfil nessas plataformas não é um diferencial, mas sim, uma necessidade e as marcas que se destacam nesses canais são aquelas que conseguem compreender o valor delas como ferramentas.

São plataformas que funcionam como um canal de promoção e comunicação com os clientes, portanto, podem ser usadas como uma maneira de se aproximar das pessoas e se destacar perante os concorrentes.

No entanto, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, as redes sociais também precisam de planejamento, mas o que mais vemos são negócios que criam os seus perfis sem nenhum tipo de estratégia definida.

Tampouco sabem como administrar as redes sociais e aproveitar o potencial delas. Um dos pontos mais importantes é analisar se as estratégias nessas plataformas são efetivas, se a comunicação com o cliente é adequada, dentre outros pontos.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é gerenciamento de redes sociais, falar um pouco sobre sua importância e mostrar algumas ferramentas indispensáveis nesse processo. Confira!

O que é gerenciamento de redes sociais, afinal?

O gerenciamento de redes sociais está muito além de fazer publicações em plataformas digitais, como:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • LinkedIn;

  • Twitter.

Essas e outras plataformas dependem de um planejamento com várias etapas para que a companhia realmente obtenha bons resultados. O planejamento deve incluir as publicações, monitoramento e levantamento de resultados.

Se um fabricante de brindes em acrílico deseja que tudo isso seja bem-feito, deve contar com um profissional ou time responsável pela manutenção dos perfis da organização na internet.

É necessário pensar dessa forma porque as estratégias nas redes sociais são importantes e necessárias para a marca, não uma obrigação que não traz nenhum tipo de benefício.

Tanto é que se você analisar o planejamento de marketing nas redes sociais de marcas famosas, vai perceber que elas contam com um time de especialistas totalmente dedicados a fazer marketing nas redes sociais.

O gerenciamento dessas plataformas serve para organizar as estratégias dentro delas, direcionar melhor os esforços, garantir que a empresa esteja nos canais onde seu público está e extrair todo o potencial desses canais essenciais.

A importância do gerenciamento de redes sociais

Uma boa gestão de redes sociais não consiste apenas em fazer publicações nessas plataformas todos os dias ou toda semana.

É claro que a empresa precisa atualizar seu perfil, mas isso não é o suficiente para dizer que ela está fazendo gestão de redes sociais. Isso porque gerenciar essas plataformas envolve outras atividades, como:

  • Gerenciamento de crise;

  • Análise de dados;

  • Gestão de anúncios pagos;

  • Criação de plano de ação;

  • Produção de conteúdo adequado;

  • Planejamento.

Se um fabricante de necessaire transparente personalizada domina todos esses aspectos, terá acesso a várias vantagens que explicam a importância do gerenciamento nas redes sociais.

Uma delas é o aumento do engajamento com a marca, pois muito mais do que ter uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais, é fundamental conquistar um público engajado.

Se a organização tiver um bom profissional para administrar suas redes sociais, terá mais facilidade para conquistar o engajamento do público.

Isso acontece porque ele planeja todas as ações, evitando publicações aleatórias e sem um objetivo específico, o perfil da marca sempre vai disponibilizar conteúdos relevantes, sem focar apenas na venda das soluções.

As redes sociais também ajudam a fidelizar os clientes, por meio de um calendário de publicação que organiza as postagens e transforma a empresa em uma autoridade nos meios digitais.

Ao longo do tempo, passa a ser vista como uma referência pelos seguidores e fica mais fácil fidelizá-los, aumentando os lucros do negócio.

Se uma empresa de assistencia tecnica em iphone faz uma boa gestão de suas redes sociais, consegue enfrentar situações de crise com mais facilidade, por meio das melhores estratégias.

Por isso, não é recomendável contratar um profissional apenas quando a crise já estourou, sendo que o ideal é contar sempre com ele para evitar que ela aconteça.

Outra vantagem que merece destaque é a melhora no retorno sobre o investimento (ROI), principalmente quando a marca investe em anúncios patrocinados nessas plataformas, pois eles trazem resultados muito satisfatórios.

Por fim, mas não menos importante, um bom gerenciamento das redes sociais ajuda a mensurar os resultados, de modo a promover mudanças estratégicas, caso alguma ação planejada não traga os resultados esperados.

Em uma sala de reunião moderna, um profissional especializado em gestão de redes sociais pode acompanhar o desempenho das ações com a equipe e planejar de que maneira alguns pontos podem ser melhorados.

Com isso, fica muito mais fácil fazer um planejamento adequado para alcançar os objetivos e reforçar as ações que estão dando certo.

Contudo, tenha em mente que esse trabalho também depende de boas ferramentas para administrar os perfis nas redes sociais.

Melhores ferramentas para administrar as redes sociais

As ferramentas são sites e aplicativos desenvolvidos especialmente para monitorar dados e administrar as redes sociais.

Por meio deles, a empresa descobre assuntos que podem gerar buzz, sites que ajudam a criar o próprio infográfico, dentre outras possibilidades. A maioria das ferramentas é gratuita, e as que mais se destacam são:

1.    BuzzSumo

Essa ferramenta é gratuita e tem como função monitorar os assuntos mais comentados nas redes sociais. Quem quiser uma versão mais completa, pode optar pela opção paga, que conta com mais recursos.

Ela também ajuda a monitorar a audiência, e com ela, uma fábrica de divisórias também pode criar pautas para os materiais de marketing de conteúdo.

No site da ferramenta, os usuários podem pesquisar tópicos mais comentados no momento, inclusive dentro da área do negócio, facilitando ainda mais a produção de conteúdos.

A busca pode ser feita de acordo com cada plataforma disponível e assuntos que mais engajam em cada uma delas, como no caso do Facebook e do Twitter.

2.    Google Alerts

Essa ferramenta gratuita do Google é ótima para monitorar resultados de busca na plataforma, é extremamente útil para monitorar buscas relacionadas à marca, às palavras-chave utilizadas, bem como do concorrente.

Basta cadastrar uma expressão e toda vez que houver um novo resultado de busca com ela, o Google envia um e-mail de alerta.

3.    Knowem

A função do Knowem é conferir a disponibilidade de um nome em diferentes redes sociais, domínios de sites e registro de marca.

É uma ferramenta gratuita para a busca, mas se um fabricante de rótulo personalizado quiser registrar um domínio, precisa pagar.

Para quem está começando as estratégias de marketing nas redes sociais agora, esta é a ferramenta mais indicada. Ela confere a disponibilidade de nome em cerca de 500 redes sociais diferentes, de vários domínios e a disponibilidade de registro de marca.

Com isso, o negócio terá um único nome em diversas plataformas, o que ajuda os usuários a encontrá-lo nesses canais.

4.    Hootsuite

O Hootsuite possui como função reunir em um único lugar todas as redes sociais que existem. É uma ferramenta paga, mas que compensa por ser extremamente útil. Ademais, você pode usufruir de um período de teste gratuito.

Por meio dela, um fabricante de pasta catálogo personalizada consegue monitorar e acompanhar todas as redes sociais na mesma hora.

Também é possível agendar publicações diferentes nos canais simultaneamente, responder comentários e mensagens, melhorar as URLs e acompanhar os resultados das estratégias.

5.    Google Analytics

Essa ferramenta do Google ajuda a monitorar todos os dados do site e é totalmente gratuita, sendo a mais utilizada na internet hoje em dia.

Conta com uma grande variedade de aspectos que podem ser analisados, como origem e quantidade dos acessos, tempo de navegação no site, localidade, taxa de rejeição, dentre outros.

A empresa ainda consegue saber se uma campanha gerada no Facebook ou em quaisquer outras plataformas está gerando tráfego para o site institucional.

6.    Etus

O Etus é uma excelente ferramenta para gerenciamento de redes sociais e você pode fazer um teste grátis de 7 dias, antes de contratá-la.

Por meio dela, um fabricante de etiqueta bopp personalizada consegue automatizar o agendamento de postagens em suas redes sociais, o que melhora os resultados obtidos.

A marca administra todas as suas plataformas com apenas alguns cliques, além de impulsionar as publicações, gerar relatórios completos, centralizar o saque, captar leads, analisar as estratégias de SEO e Instagram, entre outras possibilidades.

Considerações finais

Para que as redes sociais realmente tragam resultados para o negócio, é necessário administrá-las bem, para isso, existem diversas ferramentas disponíveis.

As que mostramos aqui são apenas alguns exemplos que podem ajudar o seu negócio, mas existem muitas outras que podem atender às necessidades e à realidade da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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