Google AdWords é uma ferramenta de links patrocinados, sendo a mais usada na internet, e a cobrança é feita com base nos cliques.
Toda empresa que trabalha com marketing digital precisa conhecer o Google AdWords, pois um de seus diferenciais é facilitar o controle sobre o orçamento e a maneira como os anúncios são cobrados.
O pagamento pode ser feito por clique, visualização ou resultados, e uma das principais ferramentas para fazer o negócio crescer no ambiente digital e aumentar seus lucros são os links patrocinados.
Não se pode falar dessa estratégia sem mencionar o Google AdWords, que atualmente é conhecido como Google Ads. Mas, mesmo sendo muito importante, alguns gestores e empreendedores têm dúvidas em relação a ele.
No entanto, é fundamental conhecer esse recurso, uma vez que é uma das principais maneiras de gerar receita e otimizar as estratégias de marketing digital.
Aliás, fazer marketing na internet é o principal meio de divulgar uma marca, seus produtos e serviços.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de Google AdWords, suas funções, principais características e falar um pouco sobre sua importância. Confira a leitura até o final para saber mais.
O que é Google AdWords?
Google AdWords ou Google Ads é uma plataforma de anúncios oferecidas pelo Google, e por meio dela, é possível divulgar produtos e serviços de maneira rápida e ainda escolher de que maneira esses anúncios serão pagos.
O pagamento pode ser feito por meio de cliques (CPC), visualizações (CPM) e resultados (CPA).
A maior vantagem dessa ferramenta é o fato de que ela exibe seu anúncio no momento certo e para as pessoas certas.
Dessa forma, tanto pelo computador quanto pelos smartphones, os potenciais clientes de um fabricante de baterias para empilhadeiras vão encontrar links patrocinados, toda vez que estiverem fazendo uma busca na internet ou assistindo vídeos no YouTube.
A importância dessa ferramenta é tanta que ela se tornou a principal fonte de receita do buscador, e esse rendimento mostra que as companhias, independentemente de seu setor, compreendem a necessidade de trabalhar com ela.
Funções do Google Ads
Essa ferramenta possui algumas funções específicas, como no caso da segmentação. Para que o anúncio seja realmente eficiente, a plataforma oferece várias maneiras de segmentá-los, tais como:
Palavras-chave;
Idioma;
Idade;
Local;
Tipo de dispositivo.
Também é possível programar as campanhas para que elas apareçam nos horários mais adequados para o público-alvo.
Outra função de destaque é possibilitar o controle do investimento por parte do negócio.
Quando uma revenda de empilhadeira usada utiliza o Google AdWords, determina quanto pode pagar pelos anúncios dentro de um período.
Por fim, essa ferramenta também tem a função de possibilitar a análise de resultados. Ao investir em seus recursos, a companhia pode avaliar o retorno sobre o investimento, tendo como base informações e gráficos.
Eles mostram a quantidade de cliques dentro de um período e quantos usuários acessaram o site da marca depois de visualizar seus anúncios.
Assim sendo, fica mais fácil medir os resultados da campanha, melhorar aquelas que não trouxeram bons retornos e aumentar os investimentos nas ações que se destacaram.
Características do Google AdWords
A principal característica dessa plataforma é a possibilidade de criar diferentes tipos de anúncio, como por meio da rede de pesquisa.
Aliás, esta é a principal maneira de criar campanhas, uma vez que não precisa do uso de imagens.
Também não é necessário incluir vídeos e nem mesmo ter um cadastro no Google Meu Negócio, ao contrário das campanhas locais.
A rede de pesquisa é indicada para aumentar as vendas e gerar leads, visto que é composta por sites de parceiros e resultados de pesquisa.
Os anúncios de um fabricante de porta de alumínio para cozinha podem aparecer nas 4 primeiras posições ou nas 3 últimas.
A principal vantagem de optar por esse tipo de anúncio é o fato de ser exibido para pessoas realmente interessadas nas soluções do negócio.
Portanto, pessoas que estejam procurando os produtos e serviços são as que vão visualizar os links.
Outra possibilidade é a rede de display, que funciona por meio de formatos visuais de anúncios, tais como vídeos e imagens, que costumam impactar cerca de 90% dos usuários.
É bastante indicada para empresas que querem aumentar o reconhecimento de marca e para estratégias de remarketing.
A rede de display é composta por diversos sites, dos mais variados segmentos, além dos aplicativos para dispositivos móveis.
Uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio alcança um público maior quando os anúncios são segmentados por contextos específicos. Por exemplo, no caso dessa empresa, ela pode anunciar em sites sobre decoração.
A segmentação também pode ser feita por público-alvo, locais, dentre outras possibilidades.
Por fim, os anúncios podem ser criados por meio de campanhas locais, que mostram resultados de estabelecimentos próximos ao usuário.
Se você pesquisar sobre restaurantes próximos ao seu trabalho, o Google vai mostrar opções compatíveis com a sua necessidade. É dessa forma que funcionam as campanhas locais.
Por meio delas, os clientes têm mais facilidades para encontrar estabelecimentos físicos, além de terem acesso a um mapa que os leva até o local.
Esse tipo de campanha pode aparecer na página de resultados de busca, na rede de pesquisas, na forma de anúncio visual e até em aplicativos. Não podemos deixar de mencionar que os anúncios também podem aparecer no Google Maps.
Importância do Google AdWords
Tendo em vista todas as possibilidades oferecidas por essa plataforma, não é difícil imaginar por que ela é tão importante, e dentre as principais vantagens estão:
Aumenta o potencial da marca
Não é de hoje que o Google é o maior buscador do mundo, e já conseguiu ultrapassar barreiras geográficas e culturais há muito tempo.
Qualquer pessoa do mundo pode pesquisar sobre serviços de higienização de estofados e encontrar uma boa resposta para a sua dúvida. Em linhas gerais, não importa qual é a sua pergunta, o Google sempre vai te responder.
Ele serve para encontrar informações relevantes sobre qualquer assunto, local, produto, serviço, dentre outras necessidades.
Quando o usuário está interessado em alguma coisa e determinado negócio possui uma solução, é fundamental que ele esteja presente no principal site de busca para resolver esse problema.
Grande poder de segmentação
Você já sabe que os anúncios aparecem para as pessoas certas e no momento certo, mas indo além disso, a ferramenta possui um grande poder de segmentação.
Uma empresa de limpeza de condomínios pode segmentar seus anúncios por meio de palavras-chave, que são termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas relacionadas aos seus serviços.
Também é possível segmentar por tópicos e canais, escolhendo aqueles relacionados ao tema do anúncio. As campanhas são direcionadas ao público-alvo certo, ou seja, para pessoas que realmente tenham um perfil para se tornar cliente.
O anunciante tem total autonomia para escolher onde os anúncios serão exibidos, como no caso dos mecanismos de pesquisa, sites pessoais e comerciais, dentre outras possibilidades.
Todas as campanhas possuem idade, local e idioma para potencializar ainda mais o alcance e os resultados.
As estratégias de uma empresa de aluguel de multifuncionais são ainda melhores porque as campanhas são exibidas em dias, horários e frequência exatos.
Além de tudo isso, os anúncios também são direcionados aos dispositivos mais usados pelo público do negócio, podendo ser computadores, smartphones, dentre outros.
Total controle sobre o investimento
O anunciante tem total controle de tudo o que investe no Google AdWords, podendo determinar o quanto quer gastar por mês, por campanha ou por dia.
Você pode pagar quando o anúncio receber cliques, toda vez que ele for exibido por mais de 1000 vezes ou quando alguma conversão acontecer no seu site.
Se uma loja de persiana blecaute romana quiser fazer um anúncio em formato de vídeo, também pode optar pelo custo por visualização. Isso significa que ela só vai pagar quando o usuário visualizar 30 segundos do vídeo ou o vídeo todo.
Também pode optar pelo pagamento quando ocorre alguma interação, por exemplo, ao clicar no botão de chamada para ação, dentre outras possibilidades.
Excelente custo
Anunciar no Google é muito mais barato do que optar pelas mídias tradicionais, e é por isso que tantas empresas conseguem crescer, mesmo em períodos de crise.
Você já parou para pensar quanto custa fazer uma propaganda no rádio ou na TV? Além de serem estratégias mais caras, são mais difíceis de serem mensuradas, ao contrário do Google Ads que tudo pode ser controlado quase que instantaneamente.
Conclusão
Sendo assim, o Google Ads abriu as portas e trouxe muitas oportunidades para as empresas que querem crescer e impactar sua audiência.
Por meio de várias possibilidades de anúncios e campanhas, seu negócio chega até as pessoas certas e no momento mais conveniente para elas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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