Tendências para 2022 no instagram: Principais trends e apostas

Tendências para 2022 no instagram: Principais trends e apostas

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No ano de 2021, o Instagram deu muito trabalho para os profissionais de mídias sociais. Isso por conta de todas as novidades lançadas. E essas novidades não pararam em 2022.

As razões para isso parecem ser muitas. No entanto, a concorrência com apps, como o TikTok, parece ser a maior.

Assim, nesse ano, novos recursos parecem estar vindo com tudo. Muito mais que em 2021, já que muitas delas, ainda, estão sendo testadas.Além disso, muitas coisas surgiram diante do Instagram, e praticamente o mundo todo utiliza o Instagram até mesmo como meio de ganhar dinheiro. E para obter uma boa impressão dos usuários, muitas pessoas já começaram a utilizar o método de comprar curtidas no Instagram, como também visualizações e seguidores.Isso pode sim aumentar sua credibilidade e confiança no seu Instagram.

Assim, preparamos uma lista com as 6 principais tendências e apostas do Instagram em 2022. Fique com a gente e conheça.

O metaverso

Você já devia estar esperando por essa. No ano de 2021, a mudança do nome da empresa Facebook, para Meta, pegou todo mundo de surpresa. Além disso, a Metadona, também, do WhatsApp e do Instagram, agora, investiria pesado no metaverso.

No entanto, essas novidades não se estenderão, apenas, para a rede social mais antiga. O projeto que envolve a realidade virtual, também, poderá ser bastante utilizado no Instagram. Visto que sua estrutura é bastante semelhante à do Facebook.

A Horizon Worlds, primeira plataforma de metaverso, foi liberada para usuários canadenses e estadunidenses, através do Facebook. A plataforma para interação virtual em trabalho remoto, também, tem tudo para migrar para o Instagram.

E isso pode ser, ainda, esse ano. Visto que estamos falando de uma das redes sociais mais populares do mundo.

Colecionáveis digitais e NFTS

Esse, também, é outro projeto que nasceu em 2021 e que, em 2022, pode render frutos. Isso pois o mercado digital é o berço de novas formas de consumo.

Dentre as mais comentadas estão as NFTs. A sigla para tokens não fungíveis representa certificados digitais de propriedade. Da mesma forma que temos no mundo offline. O que inclui a perda deles, em caso de alteração nos itens.

Existem, na verdade, adesões de grandes marcas. Como os tênis virtuais da Nike e a gravadora coreana Hybe, com itens colecionáveis do grupo Bulletproof Boy Scouts (BTS).

O maior uso dessa tecnologia, como você viu, é ligado à arte digital. No entanto, a venda de tuítes, na maior concorrente da Meta, já começou. Logo, existe um mercado enorme para as redes sociais.

Existe, inclusive, um projeto do próprio Instagram em fase de testes, sobre isso. Ele prevê a venda de colecionáveis, dentro da rede social, por meio do Instagram Shopping. Ela é uma das principais apostas para 2022.

Consolidação dos vídeos

Sempre que falamos de tendências no Instagram, temos de citar os vídeos. De fato, esse já parece ser um caminho sem volta.

Entra ano e sai ano, os vídeos continuam em alta na rede social. E isso deve continuar, ainda, em 2022. Assim, você pode prever novos recursos para os formatos existentes. E, talvez, um formato novo.

A rede já conta com 4 formatos que permitem vídeos. O feed, as lives, os stories e os Reels. Tudo indica que eles serão ampliados e melhorados neste ano.

Os Reels, aliás, se parecem, em muito, com os vídeos do TikTok. E essa inspiração parece que vai continuar por 2022.

Ligando com outro recurso, talvez os vídeos sejam a porta de entrada para a fusão entre o Instagram e o metaverso. Assim, seria possível criar vídeos com seus avatares, em lugar de mostrar o próprio rosto.

Esse tipo de recurso já está sendo, inclusive, usado pro usuários de iPhone, através do memoji. No entanto, se trata de uma ferramenta externa que pode, através do Instagram, ser incorporada para todos os que utilizam a rede.

Mudanças no algoritmo do instagram

Sim. Nós sabemos que o algoritmo que você levou meses para entender pode lhe prejudicar, caso mude. Mas ele, invariavelmente, vai mudar. Isso faz parte da natureza dele.

No entanto, essas mudanças podem ser, ainda, mais radicais em 2022. Algumas que foram anunciadas são em relação ao feed em ordem cronológica, que possui duas opções em testes.

Uma aposta é a de uma aproximação com o Twitter. Com a opção da ordem cronológica e as sugestões, em meios às postagens relevantes.

Isso para tornar o Instagram como uma ferramenta para se crescer rápido, como criador de conteúdo. Algo que o TikTok já vem fazendo.

A primeira tentativa de se fazer isso veio com os reels, que possui, inclusive, um feed próprio. Agora, esse tipo de mudança pode vir a afetar, até mesmo, o feed principal. Assim, serão sugeridas contas que você, ainda, não segue. Mas pode ter interesse.

Além disso, podem ser trazidos, para seu feed, posts em colaboração. Ou seja, aqueles que têm a participação de um usuário que você segue. Mas estão publicados em outra conta. Agora, você poderá acompanhá-los.

Maiores recursos de engajamento

O novo sticker Use a sua pode não ter causado tanto impacto assim. Mas, certamente, foi um dos recursos mais interessantes lançados pelo Instagram, em 2021.

Isso pois uma de suas principais funções foi a de incentivar que os outros usuários postem mais stories. E isso funcionou.

No entanto, não foi só isso. Além da inspiração, essa figurinha simples possui um potencial de engajamento fantástico. E pode fomentar diversos compartilhamentos e conversas.

Além disso, ela está alinhada com a mudança de algoritmo de que falamos antes. Isso pois prioriza a descoberta orgânica de conteúdos de usuários que, ainda, não seguimos.

Além disso, desde o final de 2021, existe a opção de se responder um vídeo do Reels com outro vídeo. Uma opção que deve crescer muito em 2022. Essa será outra funcionalidade copiada de seus concorrentes.

Além disso, essa se mostra como uma ótima maneira de gerar engajamento contínuo. Direcionando o usuário de um post a outro, com mais fluidez.

E esses recursos que facilitam o engajamento devem continuar aumentando em 2022. Assim, novidades que facilitem a interação e o surgimento de comunidades, em torno de criadores de conteúdo devem aparecer logo.

Aumento do marketplace

Assim como o Facebook já é, o Instagram tem investido em tornar-se um marketplace significativo no mercado. Isso era para ter acontecido em 2021, mas, em 2022, as chances são maiores.

Um dos destaques, aqui é o Live Shopping. Ele esteve em alta, especialmente, em datas comemorativas, para impulsionar as vendas, através de transmissões ao vivo. Assim, era gerada uma urgência para que os usuários fizessem a compra.

Sabemos que boa parte dessas novidades, ainda, não estão disponíveis para o Brasil. No entanto, existem diversos recursos que, de maneira oficial, estão em fase de testes ou, ainda, de desenvolvimento.

Isso acontece no mundo todo. E, caso esses recursos sejam aprovados, logo estarão disponíveis. Gerando um grande impacto nos seus hábitos de consumo na rede social.

Dentre esses recursos, podemos destacar o Instagram Checkout e o programa de afiliados da própria rede. Além de diversos outros que estão surgindo.

Assim, também temos os recursos que possam advir da realidade virtual. Isso pois podemos ter uma ambiente virtual de loja. Que pode, aliás, comercializar os colecionáveis que nós já citamos logo acima.

Além dos recursos que nós já mencionamos, o próprio Instagram lançou o seu relatório sobre as tendências para os criadores de conteúdo. Trata-se do Instagram Trend Report 2022. Um nome já autoexplicativo.

Esse relatório está disponível, gratuitamente, no site da marca. Assim, você terá uma análise muito mais aprofundada do que vem por aí, em 2022.

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