Estratégias de crescimento, essencialmente nos meios digitais, são fundamentais para empresas de diferentes ramos. Hoje faremos uma comparação importante entre duas das estratégias mais utilizadas nas plataformas online, entendendo seus conceitos, diferenças, importância, etc. Confira um paralelo entre SEO x SEM na sequência.
O que é SEO?
Você provavelmente já ouviu essa sigla, não é mesmo? Entretanto, é importante não confundir, SEO é diferente de CEO de uma empresa. Apesar das pronúncias das siglas serem semelhantes, seus conceitos são totalmente distintos.
SEO é uma sigla referente a Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de práticas e estratégias com o objetivo de otimizar as páginas de sites de empresas para que elas sejam bem ranqueadas nos mecanismos de busca da internet, essencialmente do Google.
Essa estratégia é considerada a médio e longo prazo, visto que, independentemente de quão bom as práticas adotadas sejam, os mecanismos de busca consideram o tempo de existência e atividade dos sites para posicioná-los nas primeiras páginas de pesquisa.
Assim como outras práticas e estratégias empresariais, a aplicação de técnicas de SEO é beneficiada por um sistema crm, visto que, esse sistema permite um entendimento melhor dos clientes, o que é fundamental para traçar planos de SEO.
O que é SEM?
SEM é a sigla referente a expressão Search Engine Marketing, que pode ser traduzido para Marketing para Mecanismos de Buscas.
Assim como o SEO, o SEM também são táticas e estratégias que visam qualificar sites e páginas de internet nos mecanismos de busca do Google e outros.
Mas, se o SEO e o SEM possuem o mesmo ideal, qual é a diferença entre eles? Bom, começa pelo conceito da expressão.
No SEM, a palavra marketing faz toda a diferença. Apesar de ambas se beneficiarem de um crm gratis, elas possuem diferenças que precisam ser destacadas.
O SEM, por exemplo, se beneficia por duas estratégias principais: busca orgânica e links patrocinados, algo que não acontece no SEO.
No SEO, a ideia é não utilizar patrocínios para atingir os resultados desejados, e sim ideias que cheguem ao objetivo final de forma orgânica, diminuindo os custos.
Importância das estratégias para as empresas
Qualquer ideia ou estratégia que seja aplicada dentro de uma empresa precisa trazer resultados importantes para o crescimento da corporação.
É assim com o comercial crm, que é um sistema que ajuda a gerenciar os clientes de uma empresa, impactando diretamente nas vendas e em outros processos internos, mediante a organização de dados de:
Contato;
Preferências;
Informações pessoais;
Desejos;
Histórico de compra;
Processos de compra.
Assim como esse sistema, as estratégias de SEO e SEM também podem impactar diretamente no crescimento de uma empresa, essencialmente nas plataformas digitais. Mas, para isso, as táticas precisam ser bem estudadas e aplicadas da maneira adequada.
Se por um lado um sistema de crm online gratis ajuda a gerir adequadamente os clientes de uma empresa, o SEO e o SEM tem como objetivo fazer com que o site da sua empresa esteja entre os primeiros colocados nas pesquisas do Google. Mas por que isso é importante?
Bom, para que uma empresa cresça no meio digital, ela precisa ser vista, ou seja, ter o seu site, rede sociais e blogs acessados pelo maior número de pessoas possíveis.
E como conseguir isso? A resposta é simples: estando entre as primeiras colocadas nos mecanismos de busca.
Quando você realiza uma pesquisa no Google, independemente sobre o que seja, você provavelmente acessará os primeiros links disponíveis.
Dessa forma, são esses links que terão os melhores resultados no fim de um mês ou de uma campanha de marketing. E são exatamente essas estratégias que fazem isso acontecer, requerendo o uso de um app funil de vendas.
SEO X SEM
Você deve estar se perguntando: mas se as duas estratégias possuem o mesmo objetivo, eu não preciso, necessariamente, aplicar as duas não é mesmo? Bom, não é exatamente assim.
Apesar de serem estratégias semelhantes em seu objetivo final, seus conceitos se diferenciam, como falamos anteriormente.
Para começar, o SEO, por exemplo, é uma estratégia que apresenta resultados a médio e longo prazo, justamente por ser um processo totalmente orgânico do aumento de acessos e controle de leads.
Já o SEM é uma estratégia que utiliza links patrocinados, ou seja, patrocínios pagos para impulsionar as buscas e os acessos ao site e outras páginas da empresa. Nesse sentido, é uma estratégia que alcança resultados mais rápidos, a curto prazo.
Por isso, caso você tenha o aporte necessário, uma equipe qualificada e ideias bem estruturadas, o ideal é utilizar ambas as estratégias, obtendo resultados impactantes em diferentes momentos, que fazem toda a diferença para o crescimento da empresa.
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