Pensar em cada detalhe da experiência dos usuários do seu site é fundamental para atrair novos clientes e aumentar seu volume de vendas; saiba como o UX Design pode ajudar
A maneira como seu site está projetado é determinante para o processo de tomada de decisão dos seus clientes. E a função do UX Design é justamente garantir uma navegabilidade fluida e intuitiva, permitindo que os visitantes encontrem facilmente o que procuram e, acima de tudo, concluam o processo de compra sem qualquer inconveniente.
UX é uma abreviação da expressão em inglês “user experience”, que significa “experiência do usuário”, um aspecto para o qual as marcas vêm dando cada vez mais atenção, pois seu impacto nas métricas de conversão e vendas é enorme.
Neste artigo, você vai entender o que é UX Design e como ele pode impulsionar os resultados da sua empresa e sua presença na web, desde que você adote boas práticas de desenvolvimento, como as que vamos abordar a seguir.
O que é UX Design e qual a sua importância?
UX Design é a técnica de desenvolvimentos de sites com foco na experiência do usuário. Seu objetivo é entender cada etapa da jornada do cliente durante a navegação, a fim de reduzir quaisquer pontos de atrito e aumentar a fluidez das páginas para quem encontrem o que estão procurando.
Quando um site possui um bom UX Design, o tempo de navegação dos visitantes aumenta drasticamente, gerando impacto positivo não só nas métricas de engajamento, mas, sobretudo, no tíquete médio das vendas. Diversas pesquisas mostram que os clientes evitam retornar a sites onde tiveram uma má experiência de usuário.
Nas lojas virtuais onde o cliente enfrenta dificuldades para concluir o processo de compra, como lentidão no carregamento das páginas e muitas etapas de cadastro, a taxa de abandono de carrinho tende a crescer.
Por isso, melhorar o UX Design do seu site é crucial para o seu sucesso no ambiente virtual e um aspecto decisivo de diferenciação, influenciando na escolha dos visitantes entre a experiência que você oferece e a da concorrência.
3 dicas simples para melhorar o UX Design do seu site
Vamos ver agora algumas boas práticas de UX Design para aumentar a performance e os resultados do seu site rapidamente.
1. Ofereça um conteúdo de qualidade
Ao acessar seu site, os clientes precisam ter uma experiência completa e relevante, e uma das formas de proporcioná-la é oferecer um conteúdo de qualidade, que agregue valor ao seu processo decisório.
Não estamos falando apenas de postagens em seu blog, vídeos explicativos ou até conteúdos-isca, como e-books, mas também da clareza, precisão e objetividade com que seus produtos e serviços são descritos na página de vendas, para que os clientes tenham fácil acesso ao que buscam e certeza de que estão fazendo a melhor escolha.
2. Use o layout de forma estratégica
Layouts com foco na experiência do usuário geralmente são minimalistas e prezam pela facilidade e rapidez da navegação. O mais essencial, no entanto, é que os clientes entendam, de maneira intuitiva, onde podem encontrar as informações que procuram no seu site.
Dessa forma, cada sessão do seu site precisa estar muito bem disposta para não causar confusão na cabeça do visitante e evitar que ele perca tempo pulando de uma página para outra. Isso pode fazer com que ele desista da compra.
3. Forneça informações com clareza e objetividade
Todo visitante do seu site está em busca de alguma informação que reforce sua decisão de compra. Os sites que fazem isso de maneira mais eficaz são os que apresentam maiores taxas de conversão e vendas.
Por isso, estruture as informações do seu site de forma simples e elegante, mas com objetividade e clareza. Isso pode ser feito evitando blocos grandes de textos e organizando as informações em tópicos facilmente compreensíveis, inclusive no caso de informações técnicas, que precisam estar dispostas com destaque, já que são muito relevantes para entender se o visitante está visualizando o produto certo.
Por fim, nunca deixe de perceber em outros sites aquilo que você considera como uma boa prática de UX Design e que pode ser implementada, mesmo com leves alterações, no seu próprio site.
Lembre-se de que a melhora da experiência do usuário envolve um processo constante de aprendizagem e aprimoramento, e a observação do que os outros fazem, mesmo que não sejam seus concorrentes, pode ser extremamente útil para o seu próprio aprimoramento.
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