Fluxo de Automação: você sabe o que é?

Fluxo de Automação: você sabe o que é?

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O fluxo de automação é uma importante estratégia para otimizar os resultados de marketing, e as empresas podem contar com ferramentas específicas para isso.

As estratégias de marketing devem ser encaradas como um processo fundamental para as ações de marketing de qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

Isso porque os impactos dessas estratégias vão impactar em todos os setores da corporação e são ótimas oportunidades de melhorar o ROI (Return on Investiment / retorno sobre os investimentos) de uma empresa.

Aliás, toda organização precisa saber de onde vem o seu ROI, pois isso oferece mais vantagens e diferenciais de trabalho, por meio das estratégias de Inbound Marketing. 

Inclusive, suas práticas estão em pauta entre as principais empresas do mundo.

Mas, independentemente de qual seja a estratégia de marketing que você trabalhe, é fundamental mensurá-la e acompanhá-la para ter excelentes resultados.

Se você também se preocupa com suas ações de marketing digital e quer melhorá-las cada vez mais, leia este artigo até o final.

Vamos explicar a importância do fluxo de automação, seu conceito, características, os benefícios trazidos por ele e como colocá-lo em prática de maneira bem-sucedida. Confira.

Importância do fluxo de automação

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais importantes, e precisamos avaliar suas métricas, como taxa de abertura e cliques, para saber se as campanhas são bem-sucedidas.

Mas, a automação de marketing tem muita influência sobre as métricas, pois ajuda a aumentar os leads e a convertê-los em clientes, por exemplo.

Além de fazer uma boa estratégia de e-mail marketing, uma empresa de impermeabilização de estofados precisa evoluir a conversa com os potenciais clientes por meio de boas práticas, e dentre as melhores está o fluxo de automação.

Se você quer entender quando ele cumpre seu papel em relação ao amadurecimento da base de leads, também é possível analisar sua assertividade e gerar oportunidades de negócio e vendas.

Entretanto, por meio dele também é possível medir outras métricas, como a qualidade dos leads que são enviados para a equipe de vendas.

Quando eles não estão maduros o suficiente, seu negócio perde investimentos para atraí-los e fechar a venda. 

Por outro lado, se eles estão prontos para a compra, cada centavo investido se torna lucro para o negócio.

O fluxo de nutrição também permite medir a proporção da quantidade de leads que já estão na última etapa da jornada de compras, ou seja, no fundo do funil.

A empresa, como uma especializada em emissão de AVCB para comércio, também pode analisar a velocidade com que os leads avançam no fluxo de vendas e se aproximam da compra.

Dessa forma, é possível investir em estratégias que agilizam esse processo, tornando o custo de aquisição de clientes (CAC) mais barato para a companhia.

Aliás, é possível avaliar essa métrica também, e investir em ações que possam melhorar cada vez mais esse investimento.

Para se certificar quanto à eficiência de seu fluxo de automação, o gestor de vendas pode notificar o vendedor quando o lead estiver bem próximo à decisão de compra.

Tal ação pode ser feita por meio de uma ferramenta de automação de marketing, que proporciona um acompanhamento preciso de seus potenciais clientes.

O que é fluxo de automação?

O conceito de fluxo de automação nada mais é do que uma estratégia que ajuda a realizar ações, tendo como base o comportamento do público. 

Dentre as ações que podem ser automatizadas estão:

  • E-mail marketing;

  • Envio de SMS;

  • Atualização cadastral;

  • Marketing de conteúdo;

  • Nutrição de leads.

Essas e outras ações podem ser automatizadas e o objetivo é melhorar sua efetividade, procurando leads e clientes mais engajados.

Uma empresa especializada em limpeza pós obra consegue, então, melhorar a eficácia de seu trabalho e conquistar clientes mais engajados.

Isso acontece porque as plataformas de automação identificam o comportamento do público e criam ações com base em informações relacionadas.

Consequentemente, você reduz o trabalho manual, otimizando o tempo dedicado a cada atividade, principalmente aquelas mais longas, como identificar contatos que acabaram de entrar na base.

É dessa forma que a organização inicia uma comunicação com quem ainda está longe de fazer uma compra, mas que já demonstrou interesse pela empresa.

Para trabalhar esses novos contatos, é fundamental estabelecer uma boa estratégia de Inbound Marketing, visto que cada grupo de lead se encontra em uma etapa distinta do funil de vendas.

A companhia precisa enviar conteúdos que sejam do interesse dessas pessoas, pois assim elas se aproximam cada vez mais do momento da compra. Por essa razão, é necessário trabalhar com diferentes tipos de fluxos.

Um fabricante de pisos vinílico também consegue analisar diferentes métricas para otimizar suas estratégias de marketing, como:

Taxa de cliques

Trata-se do número entre a quantidade de cliques no CTA (chamada para ação) e a quantidade de e-mails abertos. 

O objetivo é destacar a relevância do conteúdo para o potencial cliente e se a oferta está dentro do contexto exato.

Taxa de abertura

Aqui, calculamos a quantidade entre o número de e-mails abertos e o número de mensagens entregues. É uma forma de entender o nível de receptividade do lead e a relevância do assunto.

CTR

CTR (Click Through Rate) é o número entre a quantidade de cliques nas chamadas e a quantidade de e-mails que a empresa enviou. 

Por meio dele, comparamos o fluxo entre si, dependendo de métricas intermediárias para indicar a otimização necessária.

Benefícios do fluxo de automação

Por meio do fluxo de automação, uma empresa de limpeza de couro sintético tem acesso a uma série de vantagens, como a geração de leads e oportunidades de maneira automatizada.

A companhia cria landing pages que ajudam a capturar os potenciais clientes e disparar e-mails para determinada lista.

Também é por meio dessa prática que seu negócio consegue criar campanhas, renovar o layout das páginas, criar listas segmentadas, dentre outras possibilidades.

Uma vez que você automatiza as configurações, os novos leads podem se transformar em oportunidades em menos tempo.

Outra vantagem é a possibilidade de unir os times de vendas e marketing, já que as ações estão mais alinhadas entre as duas equipes.

Uma vez que os vendedores e a equipe de marketing trabalham juntos, há uma redução no tempo e ciclo de vendas. Mas, isso só é possível se você souber trabalhar o fluxo de automação.

Como trabalhar o fluxo de automação?

Uma loja de mobiliário para escritório pode trabalhar seu fluxo de automação de várias maneiras, como:

Criar programa de fidelidade

Por meio do programa de fidelidade e da pesquisa de satisfação, é possível colher insights sobre a sua empresa, e assim melhorar o relacionamento com os clientes.

Toda vez que alguém preencher, o gestor será notificado e assim pode investir em campanhas de relacionamento que melhoram a percepção da marca.

Na loja física, o cliente pode se cadastrar no programa de fidelidade, em seguida, ela envia um e-mail para o cliente perguntando como foi o atendimento. Se a nota for abaixo de 3, o fluxo emite um alerta.

Com isso, um fabricante de revestimento de parede para quarto pode entrar em contato com o cliente e descobrir o que pode ser feito para aumentar sua satisfação.

Levantar novas oportunidades

Um material bem elaborado, melhora as estratégias de comunicação do negócio. 

Por exemplo, na landing page, a empresa pode fazer perguntas que mostram em qual etapa do funil o cliente está, com isso, cria uma estratégia específica para ele.

Se ele estiver muito próximo à compra, ou seja, no fundo do funil, a empresa pode analisar a situação dele para fazer uma proposta compatível com sua posição.

Por outro lado, se perceber que o lead ainda está longe da decisão de compra, ou seja, no topo do funil, pode criar ações que vão amadurecê-lo, e assim levantar novas oportunidades de vendas.

Conclusão

Sendo assim, como vimos, um fabricante de cesta de natal para empresas pode usufruir do fluxo de automação de muitas maneiras, desde que saiba trabalhá-lo.

Por meio dele, é possível automatizar várias estratégias de marketing e analisar métricas para que elas sejam cada vez melhores e mais eficazes.

O marketing digital é conhecido por ser mais barato e eficiente, mas isso não é milagre, apenas o fato de que suas estratégias podem ser trabalhadas de maneira inteligente e mensuradas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto, e descobriu como o fluxo de automação funciona, as vantagens que ele traz para os negócios e como colocá-lo em prática. Temos certeza de que seus resultados serão muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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