Um pequeno guia de SEO para iniciantes: um passo fundamental para quem trabalha na área digital e quer conhecer os primeiros rudimentos das técnicas de SEO e como funciona o Google.
Porque vamos enfrentá-lo: quando falamos sobre motores de busca e SEO, estamos essencialmente nos referindo ao Google (com o Bing e o Yahoo! desempenhando um papel alternativo, mas muito marginal, pelo menos na Itália).
De acordo com um estudo, esses três motores de busca hospedam cerca de 95% de todas as pesquisas feitas na web. Fique por dentro das noticias do dia sobre o mundo da tecnologia.
SEO o que é?
O rei dos buscadores é sem dúvida o Google: o que o tornou tão popular e revolucionou a web foi a ideia de usar um parâmetro, a popularidade do link, para medir a relevância do conteúdo e classificá-lo com base nisso nos resultados.
SEO significa Search Engine Optimization.
Ou "Otimização para motores de busca".
Portanto, é uma indústria que engloba todas as práticas que podem otimizar um link ou página para garantir que ele seja posicionado o mais alto possível quando os usuários procuram por uma determinada palavra-chave.
O método provou ser tão eficaz que Google se tornou uma palavra comum (hoje também é chamada de "googlare", do inglês "to google", para indicar algo que foi pesquisado no Google).
Portanto, quando falamos em SEO e estratégias de SEO, queremos dizer todas aquelas ações que podem colocar um link na posição mais alta possível nas buscas do Google.
Então, vamos ver quais são os fundamentos do SEO e descobrir como o Google funciona.
Mas primeiro ... vamos começar do básico!
Otimização de SEO
Inclui as atividades que permitem que uma página seja "bem vista" e apreciada pelo Google.
Os mecanismos de pesquisa registram as páginas e as mostram aos usuários quando fazem pesquisas. Essas páginas geralmente são combinadas com uma ou mais palavras-chave (como no caso da receita descrita acima).
Então, em última análise, aqueles que oferecem serviços de otimização de SEO estão dizendo a você: Eu pego seu site e faço o Google achar "mais agradável", que ele respeite o máximo de parâmetros possível daqueles exigidos, para aumentar suas chances de ser encontrado.
Essas intervenções podem envolver, entre outras, aumentar a velocidade do site, escrever textos, inserir palavras estratégicas nos títulos das páginas, alterar imagens e assim por diante.
Posicionamento de SEO
O posicionamento de SEO é uma atividade diferente.
Basicamente, significa pegar uma página e fazer um grande esforço para que ela seja listada no topo para uma determinada palavra-chave.
Poderíamos defini-la como uma atividade mais "cirúrgica", pois é baseada nas operações que permitem que uma ou mais páginas específicas estejam no topo do Google para uma ou mais palavras-chave.
O posicionamento de SEO é complexo e desafiador, pois na maioria das vezes você se vê tendo que competir com milhares de outros resultados e, portanto, requer muita habilidade e muito trabalho (além de uma boa dose de sorte, na minha opinião ... já que nós estão lidando sem o host, ou seja, o Google, que pode mudar as regras da noite para o dia ao decidir recompensar ou penalizar um site).
Indexação de SEO
Mesmo antes da otimização (e, conseqüentemente, muito antes do posicionamento) existem atividades de indexação.
Ou seja, todas aquelas atividades que permitem ao Google saber que seu site existe.
Portanto, é fundamental começar pela indexação do site, depois pela sua otimização e - simultaneamente ou como consequência das duas primeiras - pelo posicionamento.
Por que a classificação é importante?
Falar de otimização de mecanismos de pesquisa significa essencialmente tentar melhorar a classificação de um site na página de resultados (ou seja, o SERP, página de resultados do mecanismo de pesquisa).
A saber: tente obter a classificação mais alta possível nos resultados da pesquisa para certas palavras ou frases.
Ter uma classificação elevada é uma grande vantagem, e SEO é o conjunto de atividades realizadas para atingir esse resultado.
Na verdade, a maioria dos usuários raramente pesquisa além da segunda página do Google.
Muitas vezes ele para na primeira página, escolhendo entre os 5 primeiros resultados. De acordo com o Google, esta é a distribuição do tráfego no mecanismo de busca:
Primeira página: 32,5% de todo o tráfego
Segunda página: 17,6% de todo o tráfego
Terceira página: 11,4% de todo o tráfego
Quarta página: 8,1% de todo o tráfego
Quinta página: 6,1% de todo o tráfego
Aqui, explico com números, porque é importante ter um posicionamento adequado no Google.
Se um site estiver classificado em 73º para uma palavra-chave, ninguém será capaz de lê-lo.
Ter tal posicionamento equivale a não tê-lo de forma alguma.
Por isso o grande trabalho realizado em SEO é aquele que se destina a aumentar o ranking de palavras importantes consideradas estratégicas.
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