Share of Voice (SOV): o que é esse conceito?

Share of Voice (SOV): o que é esse conceito?

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O Share of Voice nada mais é do que uma maneira de enxergar o quanto uma marca é visível em relação à sua concorrência. É uma forma de saber sobre a presença de uma empresa na mídia, tanto em relação às suas campanhas quanto à percepção das pessoas.

Quando falamos sobre estratégias de marketing, não se quer saber apenas se a empresa está bem ou como estão as suas vendas. A intenção também é comparar o desempenho dela com o desempenho dos concorrentes e qual fatia de mercado ela possui.

Para chegar a esse resultado, é necessário dividir o segmento da corporação em diferentes variáveis, como vínculo afetivo, voz da marca, lembrança, vendas, entre outros.

É o Share of Voice que mostra o quanto a organização é visível nas mídias em comparação com os seus concorrentes.

Com isso, descobrimos se ela tem voz suficiente para ser ouvida no mercado e se consegue falar mais alto do que os concorrentes.

Para te ajudar com essa estratégia, vamos explicar sobre a sua relevância, seu conceito e características e os benefícios de colocá-la em prática. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, confira até o final.

A importância do Share of Voice

Quem trabalha com marketing digital sabe que existem muitas métricas que precisam ser monitoradas, e o Share of Voice (SOV) é mais uma delas.

É por meio deles que monitoramos a marca, o mercado no qual ela está inserida e os resultados de suas estratégias de marketing, tais como o SEO e o desempenho nas mídias sociais.

Por meio dessa métrica, um fabricante de etiqueta adesiva personalizada rolo consegue gerenciar melhor sua marca. Isso é importante porque quem não está presente na internet, em seus principais canais, é simplesmente esquecido pelo público.

Através do SOV, é possível gerenciar a relevância da empresa no mercado, para saber o quanto ela está presente na mídia, o quanto é conhecida e o quanto está presente nas conversas em diferentes plataformas.

Seu negócio precisa conquistar espaço na vida dos consumidores, pois é dessa forma que ele será reconhecido e lembrado, portanto, vai ganhar brand awareness.

Há vários indicadores de marketing digital que mensuram o desempenho das técnicas sem ter nenhuma referência de mercado.

Por exemplo, é possível conquistar um bom tráfego por meio das estratégias de utilização de páginas, mas os concorrentes podem estar fazendo ainda melhor.

É nesse cenário que entra o Share of Voice, cuja visão comparativa que ajuda a medir a eficiência das estratégias, além de outras métricas relacionadas à participação da empresa no mercado.

Toda corporação, como uma especializada em venda de redes de proteção, atua no mercado junto com seus concorrentes, portanto, ninguém está isolado. Existe uma disputa acirrada por diferentes objetivos, então precisamos observar o que temos em volta.

O SOV está relacionado à disputa por visibilidade nas mídias sociais, então quando aumentarmos a participação, fazemos com que a companhia seja mais ouvida do que seus concorrentes.

Ao passo que você descobre mais sobre sua concorrência, consegue perceber como funciona a movimentação do mercado, e assim se antecipar aos riscos que ele pode trazer.

Se você percebe que o Share of Voice da sua marca está caindo e a de seu concorrente está aumentando, é sinal de que está perdendo espaço nas mídias em relação à sua visibilidade.

É necessário colocar em prática suas estratégias, pois são elas que vão proteger e aumentar sua presença e evitar que você perca espaço para a concorrência.

É por meio do SOV que a visibilidade da marca é monitorada com o passar do tempo, percebendo o quanto ela sobe e desce continuamente. 

Da mesma maneira, é possível usar essa métrica para saber como está o desempenho de estratégias pontuais, como:

  • Search Engine Optimization (SEO);

  • Propagandas na TV;

  • Anúncios nas redes sociais;

  • Campanhas de e-mail marketing.

Um fabricante de móveis planejados quarto casal pode usar essa métrica para mensurar a repercussão de suas estratégias, sua capacidade de ganhar visibilidade na mídia e se ela consegue participar das conversas dos consumidores.

Essa prática se baseou na publicidade tradicional e por isso estava limitada a medir os anúncios pagos pela empresa. 

Dentro do marketing digital, ela diz respeito às interações dos visitantes em diversos canais da marca, como blog, site e redes sociais.

Isso quer dizer que essa métrica também pode informar sobre os consumidores, mostrando onde eles estão e os canais que utilizam. Mas, para compreender mais a importância do Share of Voice, precisamos entender o seu conceito.

Afinal, o que é Share of Voice?

Share of Voice é uma métrica que um escritório especializado em paisagismo e jardinagem em pequenos espaços utiliza para saber como está a sua visibilidade na mídia.

É por meio dela que torna-se tangível comparar seu negócio com os concorrentes e qual é o seu poder de alcance no mercado. O SOV se fortaleceu com o marketing digital, mas já vinha sendo utilizado há bastante tempo.

No entanto, deve-se considerar que a visibilidade de uma marca não se atém apenas aos canais que ela utiliza, mas também nas conversas dos consumidores e nas mídias espontâneas.

Aqui, sabe-se que é difícil mensurar a propaganda boca a boca, mas, atualmente, uma empresa de lavagem de fechadas consegue descobrir um pouco mais sobre isso porque o marketing acontece nos meios digitais.

Na internet, tudo o que as pessoas falam pode ser rastreado, o que expandiu o uso do Share of Voice.

Sua principal característica é o fato de que não considera apenas o que a sua empresa fala dela mesma, mas também o que o mercado tem a dizer sobre ela, afinal, tudo isso representa a voz que sua audiência ouve.

Vantagens do Share of Voice

Medir o SOV do seu negócio traz muitas vantagens, e uma delas é a possibilidade de fazer análises competitivas em escala de mercado.

Isso significa que você terá uma visão geral da competitividade da sua marca no mercado em que atua e se ela é novata ou dominante.

Também é uma forma de segmentar melhor o seu público-alvo, já que o Share of Voice ajuda a analisar o seu público, permitindo que a empresa tome medidas que ajudem a organizar os dados em diferentes segmentos.

Dessa forma, um fabricante de mobiliário corporativo plataforma de trabalho consegue descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos. Para isso, recomenda-se observar o mercado regional e os dados demográficos dessas pessoas.

Outra vantagem é que é possível avaliar o sucesso das estratégias de marketing. 

Por exemplo, se você lançou uma campanha há pouco tempo, pode descobrir se obteve ganhos com seu SOV e se eles indicam que as estratégias foram eficazes.

Por fim, essa métrica ajuda a melhorar as campanhas futuras, tendo como base seus relatórios. Os insights fornecidos por eles podem ajudar a expandir o alcance da organização e ampliar a voz da marca em diferentes canais de marketing.

Porém, para ter sucesso e alcançar todas essas vantagens, é necessário saber como utilizar o SOV.

O que fazer para ter sucesso com o SOV?

Uma empresa de higienização bancos de carros pode acompanhar seu Share of Voice manualmente ou por meio de plataformas eletrônicas.

Ele vai mapear todas as conversas relacionadas à sua empresa, o que inclui as publicidades pagas em diferentes meios.

Esse indicador costuma ser calculado com base nas versões da empresa, para assim contabilizar a participação dela em conversas, provenientes de diferentes mídias.

Você pode contar com algumas ferramentas que ajudam a mapear as redes sociais e os sites de busca. Elas geram relatórios detalhados relacionados à presença do seu negócio em diferentes ambientes.

Com isso, uma empresa especializada em aluguel mesa e cadeira pode ter todas essas informações de maneira ágil e prática, automatizando os processos.

Entretanto, também é possível utilizar uma fórmula simples para saber se a organização está presente nas conversas e qual a relação dela com os concorrentes.

Para isso, dividimos o número total de menções no mercado pelo número de menções da sua marca, multiplicamos por 100 e temos como resultado o Share of Voice em relação à determinada mídia.

Não se esqueça de fazer uma análise referente à qualidade das menções, porque de nada adianta ser mencionado pelas pessoas se os comentários delas são negativos.

Por fim, se você deseja aumentar o seu SOV, procure escutar as críticas e assim oferecer um produto ou serviço que atenda às demandas dos clientes.

Conclusão

O Share of Voice é uma métrica importante para melhorar os resultados do seu negócio e fazer com que ele aumente consideravelmente sua própria visibilidade.

Ao mesmo tempo em que todos podem conquistar um espaço, tendo como base as estratégias de marketing digital, a concorrência é grande. Se você souber se posicionar, os resultados serão muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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