O que é Brand Voice?

O que é Brand Voice?

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O brand voice é um conceito que todo gestor precisa se atentar, principalmente, aqueles que querem fidelizar clientes e tornar a sua marca relevante no meio digital.

Ele envolve estratégias de comunicação como os consumidores, acompanhando as tendências da globalização e os avanços da tecnologia.

O consumidor moderno está cada vez mais exigente e quer ter acesso a tudo aquilo que interessa para ele, por essa razão, as organizações se veem diante da difícil tarefa de fidelizar o seu público.

Por essa razão, surgiram algumas estratégias com foco na criação de uma relação mais próxima entre os consumidores e as organizações. Podemos citar como exemplo o Inbound Marketing.

Por meio dele, produzimos conteúdos relevantes que fazem com que a companhia seja vista como uma referência naquilo que faz. E isso acontece por meio da abordagem de assuntos do interesse do público.

Em meio a tudo isso surgiu uma ideia ainda mais eficiente, conhecida como brand voice. 

Por meio dele, conseguimos definir um tom de voz a ser utilizado pelo branding plataformas digitais, o que aproxima ainda mais o seu negócio dos consumidores.

Neste artigo, vamos falar sobre sua importância, características e os benefícios que essa prática é capaz de trazer.

Entenda a importância do brand voice

O brand voice é importante porque, por meio dele, a marca consegue ser notada e influenciar positivamente a decisão de compra dos consumidores.

Todavia, para fazer isso, essa estratégia precisa ser bem pensada e definida, tendo como base a consciência de fala e a coerência do que é dito. Também é muito importante que esteja relacionado à persona, características da organização e sua estratégia.

Juntamente com outras práticas de marketing, o brand voice de um fabricante de adesivo redondo personalizado vai abrir espaço para a empresa em seu mercado de atuação e no dia a dia dos clientes.

Muitas vezes, antes mesmo que a marca seja identificada em uma propaganda ou campanha, o público já reconhece quem está falando, pois percebem o estilo e o tom de voz.

Para compreender ainda mais a importância do brand voice, é fundamental entender o seu conceito. Vamos lá.

Entendendo o conceito de brand voice

Chamamos de brand voice, ou “voz da marca", uma estratégia que tem como objetivo encontrar o tom de voz mais adequado para a empresa e que vai representá-la no mercado.

É assim que ela vai conseguir estabelecer uma relação mais fiel e duradoura com os consumidores. Podemos comparar essa prática com a identidade visual da companhia, algo muito importante para criar proximidade com os consumidores.

Por meio dela, o público tem mais facilidade para encontrar a marca, o que aumenta seu destaque em meio aos concorrentes.

Pensando por esse lado, podemos dizer que o brand voice ajuda a definir o tom de voz exato para que a empresa se comunique com o público e fortaleça a sua relação com ele.

Um fabricante de display de mesa também pode aplicar o brand voice às suas estratégias de marketing de conteúdo, pois ele vai determinar de que maneira o texto precisa ser escrito.

Isso ajuda a aumentar o engajamento e a transmitir para as pessoas os valores da corporação. Toda e qualquer campanha que a marca criar vai contar com o seu tom de voz definido, fortalecendo a presença dela entre os consumidores.

Uma vez que seu negócio consegue fortalecer a relação com o público, também fica muito mais fácil fidelizar os clientes. Eles vão compreender o comportamento da marca e se identificar com ela e com seu estilo de comunicação.

Ter uma linguagem bem definida é essencial para transmitir a personalidade da organização, independentemente do canal que ela utiliza, ou seja, em qualquer lugar que estiver, será reconhecida pelo público.

Além disso, as pessoas terão uma compreensão mais ampla em relação aos seus valores, objetivos e ideais.

Todavia, para alcançar todo esse resultado, é fundamental fazer um bom planejamento do brand voice. É assim que os clientes de um fabricante de rótulo de cerveja personalizado vão confiar mais nele.

Quanto mais pessoas confiam na sua marca, mas ela vende, entretanto, se o seu tom de voz não foi respeitado, pode haver inconsistência nas mensagens e a consequente perda de clientes.

Isso quer dizer que a corporação não consegue atingir o resultado esperado. Nesse sentido, é fundamental se atentar à linguagem, nível de formalidade e termos empregados nas estratégias.

Sabendo qual é o conceito de brand voice, fica muito mais fácil compreender suas características, e dentre elas estão:

  • Estar alinhado com o público-alvo;

  • Saber quem é sua persona;

  • Definir bons canais de comunicação;

  • Criar uma tabela de tom de voz;

  • Humanizar a marca.

O tipo de linguagem e o tom de voz empregado nas campanhas de uma empresa de limpeza de sofás devem estar alinhados com o público-alvo.

É com base nas informações que você tem do público que vai criar a persona do seu negócio. Trata-se de um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal da marca.

Todas as estratégias de marketing serão direcionadas a ela, o que permite personalizar ainda mais os conteúdos.

Outra característica do brand voice é que a organização precisa utilizar os canais certos para se comunicar com as pessoas.

A criação de uma tabela de tom de voz orienta o tipo de linguagem que precisamos usar, as palavras que mais representam a corporação e o que pode ou não ser feito durante as campanhas.

Um escritório de assessoria contábil precisa mostrar para o público que a organização tem sentimentos e valores. É assim que as pessoas vão se identificar e reconhecer o seu negócio de maneira positiva.

Por fim, mas não menos importante, o brand voice deve estar presente nas produções de conteúdo, tanto de blog, quanto nas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado pela empresa.

Vantagem do brand voice

Todo esse investimento traz uma série de vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Comunicação mais assertiva

O modo como o seu negócio se comunica com os clientes é extremamente importante para o sucesso das estratégias de marketing.

Além de produzir um conteúdo rico e informativo, um fabricante de mesa corporativa para recepção deve adotar uma linguagem compatível com as características de seu público-alvo.

As campanhas se tornam mais assertivas e eficientes, o que traz resultados mais positivos e ajuda a alcançar aquilo que a empresa almeja.

Aproxima a marca do cliente

As empresas precisam criar campanhas de marketing que falem a mesma língua dos consumidores. 

Por meio do brand voice, encontramos o tom adequado, o que acaba por aumentar, também, a confiança do público em relação à empresa.

É dessa forma que conseguimos nos aproximar dos clientes e construir um relacionamento saudável com eles, consequentemente, fica mais fácil fidelizar esses consumidores.

É importante lembrar que na hora de contratar uma empresa de higienização bancos de carros ou comprar um calçado, o consumidor moderno se sente mais confortável se pode contar com uma empresa que compartilha os mesmos valores que ele.

Destaca a empresa no mercado

Hoje em dia, as organizações podem contar com diferentes ferramentas que ajudam a divulgar seus produtos e serviços na internet.

Essa vasta gama de possibilidades acaba por aumentar a concorrência, por essa razão, também está difícil se destacar e atender às exigências desse mercado tão competitivo.

Várias pesquisas dentro da área de marketing digital mostram que essas práticas ajudam a fortalecer a marca e a aumentar o seu reconhecimento, e estes são os principais objetivos das organizações.

Se uma empresa de motoboy entrega souber aplicar o brand voice, consegue se destacar no ambiente digital e estabelecer uma comunicação própria e exclusiva com a audiência.

Isso acontece porque ela vai adotar um estilo de comunicação muito semelhante à linguagem usada pelo público, consequentemente, aumentará o engajamento dessas pessoas.

O consumidor moderno precisa se identificar com as empresas antes de comprar qualquer produto ou serviço. Se ele acredita que determinada empresa oferece o que ele precisa, mas não compartilha dos mesmos propósitos, ela pode perder a venda.

A melhor maneira de comprovar essa identificação entre o seu negócio e o público é se comunicar com eles, por meio de uma linguagem compatível com suas características.

Conclusão

Portanto, o brand voice é a melhor maneira de potencializar suas ações de Inbound Marketing. Seu negócio vai aumentar o engajamento com o consumidor e usar uma linguagem que se assemelha às características dele e ao seu comportamento.

A tendência é alcançar resultados ainda melhores, principalmente se essa prática estiver alinhada à persona da empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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