O índice é amplamente utilizado pelas startups para agregar inteligência financeira e sustentar as suas operações
As startups representam um movimento importante para a economia mundial. Associar empreendedorismo, inovação e tecnologia tem trazido soluções transformadoras na vida dos consumidores. Junto às startups é comum encontrar expressões como venture capital, break-even e burn rate.
Neste artigo, vamos aprofundar o estudo sobre a métrica de burn rate, um tema muito comum no dia a dia das startups e que desempenha um papel importante no planejamento financeiro e operacional deste tipo de negócio.
O que é Burn Rate?
Burn rate é uma métrica que permite à startup avaliar a velocidade com que os recursos financeiros são gastos. Burn, que em português, significa “queimar”, e Rate, traduzido como “avaliar”. Por isso, com o burn rate é possível “avaliar” o quanto a empresa “queima” recursos financeiros.
Explicando de uma forma objetiva, trata-se de analisar quanto está sendo gasto durante o mês para manter as atividades em comparação à receita que está sendo obtida.
No caso das startups e de empresas que estão começando suas atividades, é normal que o burn rate seja mais alto, já que ainda estão em fase inicial de estruturação. Porém, com o decorrer do tempo, se essa métrica não baixar é necessário ligar um alerta vermelho. O objetivo é que o burn rate sempre seja o mais baixo possível.
Qual é a importância da métrica?
A métrica traz conhecimento sobre a empresa. Se a startup está com um burn rate muito alto e as vendas, baixas ou paradas, os investidores não vão sentir segurança na sua operação, o que pode ser uma dificuldade no momento de buscar aportes junto ao mercado.
Ao acompanhar o burn rate, o gestor tem condições de prever eventuais problemas no caixa antes que eles aconteçam. Isso traz a oportunidade de tomar medidas para evitar esses problemas ou minimizá-los. Em situações mais complexas, conhecer o burn rate pode até ajudar a evitar uma falência precoce.
Como calcular o burn rate?
Pelos motivos citados acima, é interessante conhecer a métrica e sua importância, além de saber como fazer o seu cálculo. Para aplicar a fórmula é necessário ter em mãos os seguintes dados: gastos fixos, gastos variáveis e receita. Com os dados em mãos, você aplica a fórmula:
Burn rate = (custos fixos + custos variáveis) – receita.
O número obtido a partir da aplicação da fórmula é o burn rate mensal da empresa. É importante ter em mente que o indicador sofre variações, já que podem ocorrer atrasos nas receitas, bem como o surgimento de despesas não previstas. Desta forma, é fundamental realizar o acompanhamento mensal do burn rate.
Como reduzir o Burn Rate?
Existem algumas práticas que podem ajudar na redução do burn rate. A seguir, elencamos as principais dicas e explicamos como colocá-las em prática:
Gaste menos do que você fatura: ou seja, mantenha os gastos abaixo do faturamento. Busque reduzir custos gerais, negocie com fornecedores, entre outros.
Controle o seu fluxo de caixa, principalmente as saídas. Faça um monitoramento rígido.
Tenha um controle adequado das receitas: pagamentos de clientes, situações de inadimplência e negociações.
Calcule corretamente o valor dos seus produtos/serviços. Saber precificar os seus produtos ajuda a manter um burn rate em nível satisfatório.
Lembre-se de fazer uma boa gestão de custos e finanças, além de conhecer a sua operação e entender o que pode ser melhorado. Por mais que seja importante atrair novos clientes, se a gestão e a precificação dos produtos for pouco planejada, a sua empresa terá problemas, mesmo vendendo muito.
Como ter um bom burn rate?
Além de colocar em prática as dicas já mencionadas, o empresário deve estar atento a mudanças do mercado e movimentos da concorrência, além de ter controle do capital, boa política de redução de custos e ótima gestão de cobranças.
Mesmo quando a organização atinge índices baixos de burn rate, isso não significa que deva gastar além das necessidades. O controle financeiro é um processo contínuo e que deve fazer parte da gestão financeira em qualquer circunstância.
Entender o conceito de burn rate e a sua importância na gestão ajudam a atingir o sucesso e promover a sua expansão. As startups são negócios com alto potencial de desenvolvimento, mas que também precisam de uma boa gestão para atingir os melhores resultados.
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