As lojas virtuais são negócios que optam por vender online em sites, redes sociais e tem sido uma forma de negócio muito promissora, devido ao grande número de pessoas conectadas e que preferem comprar no conforto de sua casa. Contudo, não adianta ter uma loja virtual organizada, repleta de produtos de qualidade, com promoções, se não houver tráfego, mas a pergunta é: como gerar tráfego para loja virtual?
O tráfego se trata do número de visitantes que chegam ao seu local de vendas, e podem ser captados de diferentes locais, além disso, a oportunidade de realizar vendas está vinculada diretamente com esse tráfego, principalmente quando foram captados em um local ligado ao seus produtos e loja, como anúncios pagos, publicidade com influenciadores, blog, etc. Então, se você quer aprender a gerar tráfego, leia o artigo!
Quais os diferentes tipos de tráfego?
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é o número de visitas adquiridas sem a necessidade de investimento financeiro, nesse sentido, o visitante realiza uma procura em um mecanismo de busca online e acha sua loja virtual.
O tráfego orgânico é muito importante, pois eleva autoridade e visibilidade da marca sem investir financeiramente, e o público passa a confiar ainda mais em seu negócio e produtos vendidos.
Para saber como está seu tráfego orgânico, é possível usar ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console. Essa tráfego tem retorno a longo prazo.
Tráfego pago
O tráfego patrocinado ou pago é o número de visitas adquiridas de forma paga, através de anúncios. Desse modo, o dono da loja virtual investe nesses anúncios com o objetivo de aumentar as visitas e obtém um retorno a curto prazo, uma vez que as exibições de campanhas e peças de divulgação são impulsionados.
No entanto, os anúncios pedem um pagamento anterior a divulgação, ou seja, você investe financeiramente antes de ter resultados.
Meios de desenvolver anúncios e avaliar o tráfego pago é por meio das ferramentas Facebook Ads, que abarca o Facebook, Instagram e Messenger e o Google Ads que permite a realização de anúncios na pesquisa do Google, parceiros, YouTube e rede de display. Mas, o Google Ads funciona pela seguinte lógica: o anunciante paga pelos cliques, ou seja, se ninguém clicar no anúncio, nada será pago.
Dicas de como gerar tráfego para loja virtual
Invista em marketing
O marketing é uma forma de como gerar tráfego para loja virtual, e por meio de anúncios que se trata de uma estratégia de marketing, você terá um retorno rápido.
É um investimento financeiro, mas se você tem produtos de qualidade, sua lojinha está organizada, porém faltam clientes ou você deseja expandir sua loja para outras cidades e até mesmo aumentar as vendas, pense que o marketing será a ponte para alcançar isso. Então priorize isso.
Por exemplo, o Btv Cast Ultra IPTV 4K é um receptor moderno e com diversas funcionalidades interessantes, mas para que eu consiga vender um número maior desses receptores eu preciso divulgar por meio de marketing, falar sobre seus benefícios, funcionalidades e assim aumentar o tráfego e consequentemente as vendas.
Utilize SEO
O SEO significa Search Engine Optimization, e se trata de um conjunto de técnicas para auxiliar a ranquear as páginas no Google, fazer com que mais pessoas vejam seu conteúdo nas redes sociais, e produzem a longo prazo, acessos gratuitos em grande número.
O SEO é uma das formas de como gerar tráfego para loja virtual.
Crie conteúdo de qualidade
Você pode estar no Facebook, Instagram, blog e obviamente você anunciará seus produtos. Mas, as pessoas querem mais. Dicas interessantes auxiliam a cultivar uma audiência maior e mais engajada.
Por exemplo, se você vende o receptor da linha do MeuAZ, como o citado acima, as pessoas querem saber dicas de conteúdos que podem ser assistidos, dicas de conteúdo ou funcionalidades extras que o receptor oferece e elas nem sabem. Explicar também como aumentar sua vida útil, como limpar, o que assistir, dentre outros.
Faça parcerias
As parcerias são uma alternativa de como gerar tráfego para loja virtual. Existem diferentes tipos de parcerias. Você pode contratar influenciadores para mostrar seu produto, benefícios e indicar aos seus seguidores, mas também fazer parcerias com empresas que não são concorrentes, contudo tem um público que te interessa.
Desenvolva oportunidades para obter tráfego de referência
O tráfego de referência são os acessos vindos de outros sites, sendo assim, quando uma pessoa desenvolve vídeos, imagens, textos e outras pessoas citam esse conteúdo também colocam o link para conferir na íntegra, sendo uma forma de gerar tráfego para loja virtual.
Além disso, quando esse conteúdo está presente em um site e outras pessoas citam seu site e suas publicações, o algoritmo do Google compreende que você é uma autoridade, logo, seu conteúdo sobe posições, pois é relevante.
Uma forma de gerar tráfego de referência é por meio da estratégia link building, onde você faz uma parceria com outro site, e vocês trocam guest post, o seu post é publicado nesse site externo e vice-versa.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia que consiste em enviar por meio do email mensagens para clientes e possíveis clientes, informando sobre promoções, cupons de desconto, novidades e se trata de uma forma de como gerar tráfego para loja virtual.
Crie um blog e canal no YouTube
Você deve estar se perguntando porque eu criaria um blog? Pois fique sabendo que o blog se configura como uma das formas de como gerar tráfego para loja virtual, uma vez que você pode publicar conteúdos, falar sobre sua loja, produto, dar dicas. Nesse sentido, você desenvolverá confiança em seus leitores, engajamento, e mais tráfego em sua loja virtual.
Além disso, vamos supor que você tem uma loja virtual em suas redes sociais, ao ter um blog, pessoas que não são tão ativas nas redes, mas utilizam, com mais frequência, o Google irão as redes sociais procurando por seu produto.
Assim como você pode criar um blog, poderá criar um canal no YouTube, que ajudará a levar a sua loja virtual um outro público. Ademais, no YouTube você poderá desenvolver um relacionamento mais próximos com seus inscritos, mostrar seu produto, benefícios e funcionalidades de forma mais detalhada e por vídeo, e assim levá-los a conhecer sua loja virtual.
Gostou das nossas dicas de como gerar tráfego para loja virtual? Então comente abaixo e compartilhe com os amigos. Temos certeza que, se colocar nossas ideias em práticas, irá obter bons frutos.
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